26 outubro 2010

CONEXÃO LEITURA DÁ PONTAPÉ INICIAL AO PLANO MUNICIPAL DO LIVRO E LEITURA


Em reunião com a Coordenadora de Livro e Leitura da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Lêda Fonseca, a coordenadora de rede do Pólo Conexão Leitura Ana Fournier e a representante do CEASM, Marilene Nunes ,deram início à articulação sobre o PMLL (Plano Municipal do Livro e Leitura).
Ana explica que o Poder Público pretende atuar em todas as etapas do processo, congregando forças da sociedade civil em torno da questão. A Coordenadora de Livro e Leitura da Secretaria Municipal de Cultura
pretende reunir os interessados na construção da política municipal de leitura literária alinhando as propostas com a esfera federal. Para isso, será convidado um representante do Ministério da Cultura para apresentar a proposta e os eixos do Plano Nacional De Leitura Literária para que todos os participantes possam se apropriar das propostas e, em um 2º momento, seriam dividos grupos de trabalho para a formulação do Plano Municipal do Livro e Leitura.
A Prefeitura deve sediar a primeira reunião em um auditório do Centro Administrativo, mas ainda não há uma data definida para o encontro.
Para este encontro espera-se reunir representantes de todo o universo da leitura literária, tais como: escritores, editoras, gráficas, contadores de histórias, professores, pais de crianças dos projetos envolvidos e outros.

Este encontro entre representantes do Conexão Leitura e da Prefeitura do Rio, além de discutir os primeiros passos para debater o PMLL, serviu como uma janela de interface entre o Poder Público Municipal e a Rede do Conexão. A partir deste contato, a Coordenação de Livro e Leitura da Secretaria Municipal de Cultura
passará a encaminhar doações literárias de qualidade para as instituições componentes da rede e passará a convocar o Conexão para os debates pertinentes as questões de leitura no Rio de Janeiro.

Ana Fournier lembra que "os grupos de trabalho no Plano Estadual de Cultura começarão a se encontrar em janeiro de 2011, e que a partir daí, o Conexão leitura precisará fazer rodízios para as prováveis participações.