02 dezembro 2010

FUNDAÇÃO NACIONAL DO LIVRO INFANTO-JUVENIL (FNLIJ) REALIZA NATAL COM LEITURA


O projeto Esquina do Livro levou 20 crianças ao evento.
Na foto, as coordenadoras Tite de Lamare e Ana Fournier
e as educadoras Luciana e Lucilene de Souza Tavares

O Conexão Leitura esteve na última quarta-feira, 01/12, na Biblioteca Nacional, representado pelos projetos Esquina do Livro e CEASM (Biblioteca Elias José), onde aconteceu o “Natal com Leitura”.
Jovens na Biblioteca Nacional











A escritora Bia Hetzel fez a “Hora do Conto” e após a apresentação, os jovens presentes foram conhecer a exposição “Biblioteca Nacional 200 anos – Uma Defesa do Infinito”, uma mostra diversificada de um acervo rico em marcos da literatura de todos os tempos.


MENINAS E MULHERES DO MORRO CONQUISTAM O OI FUTURO

A Ong Meninas e Mulheres do Morro, componente da rede Conexão Leitura, é parceira da Ong Sonhar Acordado, presente em todo o Brasil. Juntas elas realizaram mês passado no Espaço Oi Futuro, o Dia do Sonho, uma proposta que visa integrar as crianças aos novos voluntários do projeto Amigos para Sempre.
O dia foi agitado e teve apresentação teatral, visita às exposições do museu e atividades de arte educação. A coordenadora do Meninas e Mulheres, Kely Louzada, comenta o entusiasmo dos jovens mangueirenses ao conhecerem este espaço de tecnologia e de arte interativa. "Os meninos ficaram loucos, adoraram tudo. E o pessoal que trabalha lá também foi muito simpático. Até na hora do nosso lanche, eles trouxeram gelo para o refrigerante que não estava tão fresco, porque disseram que as crianças mereciam!"
Kely afirma que os passeios culturais são uma das ações do projeto que sempre estão em pauta, pois mobiliza muito as crianças e jovens. Por isso, o Meninas e Mulheres sempre organiza passeios culturais, e também, passeios de puro entretenimento, para sítios, parques e espaços onde a brincadeira rola o dia todo.
No Oi Futuro, os alunos assistiram à peça "Histórias de Pixinguinha" e os alunos do projeto comentaram com os atores sobre o fato de o elenco da peça ter atores de todas as cores. "Eles não estão acostumados a ir ao teatro, e menos ainda a ver negros no palco. Isso é muito legal, mexeu com a auto-estima deles", observa Kely.

CONEXÃO LEITURA NA 18ª EDIÇÃO DA CAMPANHA PAIXÃO DE LER

Em Ocupação Poética no Parque das Ruínas em Santa Teresa, o pólo Conexão Leitura teve destaque na 18ª edição da Campanha Paixão de Ler, graças ao convite da escritora Cláudia Gomes e da Academia Marginal de Letras.
O Paixão de Ler, iniciativa da Coordenação do Livro e Leitura da Secretaria Municipal de Cultura, é considerado o maior acontecimento de incentivo à leitura no Rio e acontece de 05 a 12 de novembro em vários pontos da cidade com atrações como espetáculos de recitação, bate-papos literários, narrações de histórias e intervenções poéticas. Nesta 18ª edição o homenageado foi o poeta Ferreira Gullar que inaugurou o grande acontecimento cultural em um bate-papo com o escritor Antonio Carlos Secchin no auditório da Biblioteca Nacional.


A programação infantil ocupou o Palcão/Arena  de 10 hs às 14 horas e contou, entre nomes de renome, com crianças e equipes dos projetos GiroLivro, Meninas e Mulheres do Morro, Biblioteca Elias José do Ceasm/Maré, ações estas que integram o pólo Conexão Leitura. A convidada Glaucia Santiago, do projeto Contos Infantis do Catumbi, também se apresentou com pequenos mediadores de leitura.

Momentos de alegria e encantamento para o público ali aglomerado: a apresentação do palhaço Lucas Castello Branco e da própria Claudia Gomes com sua verve na narração de histórias infantis. E o resto foi só poesia...
O pessoal do Conexão Leitura ficou super feliz com a estréia de seus pequenos e grandes contadores de história neste evento de grande importância na disseminação da leitura no Rio de Janeiro.

PROJETO GIROLIVRO REUNE FUNCIONÁRIOS PARA CHÁ LITERÁRIO

A escritora Cláudia Gomes
O Chá Literário do Centro Educacional Cantinho da Natureza, onde funciona o projeto GIROLIVRO, na Ladeira dos Tabajaras em Copacabana, reuniu 40 funcionários no último mês.

Educadores, auxiliares, equipe de limpeza, pessoal da cozinha e da administração, enfim, todos os funcionários, além dos alunos da fundação italiana AVSI, receberam a visita da escritora Cláudia Gomes e do ator Pedro Nercessian.

O ator Pedro Nercessian

Funcionários do projeto

Foram feitas leituras de poesias e crônicas e o ator e a escritora conheceram todas as salas do Centro Educacional Cantinho da natureza. Pedro Nercessian admirou e elogiou muito o projeto GIROLIVRO e conversou com as crianças e os funcionários.

Todos foram presenteados com poesias, livros e outros brindes. O objetivo do evento foi proporcionar um momento literário de descontração e entretenimento