12 dezembro 2011

Tudo muito Flicts em Campinho

"Não tinha a força do Vermelho
não tinha a imensidão do Amarelo
nem a paz que tem o Azul
Era apenas o frágil e feio e aflito Flicts"


Assim começa nossa história de hoje, uma história colorida, uma história antiga. Um poema em cor. Do Ziraldo.



Flicts, que nasceu das mãos do escritor Ziraldo Alves Pinto em 1969, depois de mais de 40 anos continua a encantar crianças, jovens e adultos. Flicts tem a qualidade dos clássicos: aqueles livros que a gente não cansa de virar as páginas, uma, duas, dezenas de vezes, dezenas de anos. Livros passados de geração em geração.

Flicts tem um pouco da história do Patinho Feio, de Hans Christian Andersen porque é uma cor diferente, que não se encaixa nas outras. Depois de muito tentar se enfileirar junto às outras cores, Flicts se desmaterializa no firmamento. Mas, para nossa surpresa e encanto, Ziraldo acaba colocando Flicts na Lua. “A Lua é Flicts”.

Neste final de ano, Flicts visitou o Espaço Esquina do Livro em Campinho em forma de contação de história, pesquisa na internet, artesanato a partir do texto e colagens no mural da biblioteca. Nele, meninos e meninas recortaram palavras expressando idéias, sentimentos, emoções.



A programação é parte da atividade a que chamamos Viagem aos Premiados: a cada mês um título de literatura infanto-juvenil é trabalhado pela equipe do projeto. O objetivo principal é o de apresentar a crianças e adolescentes do Esquina do Livro uma literatura de qualidade, de fácil acesso em sua biblioteca comunitária. Com a pesquisa na internet estamos também trabalhando com a inclusão digital e com as colagens, um incentivo à criatividade e à expressão artística.

TUDO MUITO FLICTS

Tite de Lamare
Instituto Repare - Esquina do Livro

Um comentário:

  1. O interessante foi o sentimento diferenciado de cada um em relação ao livro que conheceram.

    Ana Fournier
    Coordenadora do Projeto

    ResponderExcluir