17 abril 2011

E O LIVRO GIRA ENTRE CRIANÇAS E IDOSOS




Desta vez, são as crianças os contadores de história! O Projeto GiroLivro encontrou a maneira certa de levar literatura ao lar dos idosos, quinzenalmente. Meninos e meninas formados pela educadora Lucia Morais, no Centro Educacional Cantinho da Natureza lêem livros infanto-juvenis, como "O homem que amava Caixas", "Maria vai com as Outras" e a "Arca de Noé", de Vinicius de Moraes para os mais velhos. Prova de que a fantasia e a ficção não têm idade e que contar histórias é um ato amoroso e lúdico, além de ser educativo. Assim, na Ladeira do Tabajaras, em Copacabana, o GiroLivro, um dos parceiros do Conexão Leitura, está ali para facilitar o acesso aos livros e à leitura, abrindo o horizonte de pequenos e grandes.

13 abril 2011

COSTURANDO PALAVRAS NA MANGUEIRA




Comemoramos a notícia publicada no site do Criança Esperança sobre o projeto "Costurando Palavras", realizado pela Associação Meninas e Mulheres do Morro, na Mangueira. Parceiros do Criança Esperança e nossos parceiros! O que prova ser o polo Conexão Leitura uma ação que sustenta políticas de acesso ao livro, à leitura e às artes com valiosas contribuições como esta vitoriosa iniciativa do MMM.

Procurem a notícia no site e verão como a criatividade e o comprometimento são importantes em trabalhos que se esforçam por dar a crianças de nossas comunidades ferramentas possíveis de desenvolver potenciais, auto-estima e educação cidadã.

08 abril 2011


As fotos falam por si. Aqui a satisfação da mediadora de leitura do Esquina do Livro/Conexão Leitura, Glaucia Santiago, uma grande contadora de histórias e participante do "Fuxico nos Trilhos".

FOTOS FUXICO NOS TRILHOS


'FUXICO NOS TRILHOS"

Quando mulher se junta não falta papo e se esta conversa for no círculo de um trabalho prazeroso, o sucesso do grupo é completo. Assim, o Esquina do Livro entre Amigas criou, desde o mês de março passado, durante as aulas de artesanato da Ong Esquina Entre Amigas, um clima de compartilhar histórias. Como os próprios retalhos de pano se costuram, os relatos também se juntam. Costurar histórias e produzir memória, este o objetivo do " FUXICO NOS TRILHOS". Um dos objetivos principais do projeto é a preservação e crescimento da auto-estima de todas as participantes das aulas de patchwork.

07 abril 2011

"Fuxico nos Trilhos" no Esquina Entre Amigas

O projeto Esquina do Livro no espaço da Ong Entre Amigas segue sua parceria com o programa "Fuxico nos Trilhos", uma maneira de agregar mulheres que costuram retalhos e produzem um belo artesanato, em um dos cursos de capacitação que funcionam no anexo do METRO RJ, na Avenida Presidente Vargas, número 2000.

A mediadora Glaucia Santiago, da equipe Esquina do Livro/Conexão Leitura faz parte do grupo de mulheres que, desde março deste ano, entraram no setor de artesanato da Ong e, que, todas as segunda-feiras se reunem em torno do trabalho para aprenderem as técnicas do patchwork. Nas entrelinhas das atividades, surgem histórias e histórias que, esperamos, estejam registradas em um livro.