22 junho 2011

13º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens

No 13º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens realizado de 6 de junho a 17 de junho, ocorreram  lançamentos de livros, bate-papos com autores, performance de ilustradores, leitura de obras premiadas, e como na edição anterior, um Espaço de Leitura e quatro bibliotecas para públicos diferenciados, tais como: crianças, jovens, educadores e bebês, além dos estantes com diversos títulos destinados à criança e jovens das mais conceituadas editoras nacionais. Todas as crianças e jovens receberam de presente um livro na saída do Salão.
Paralelo ao Salão do Livro ocorreu também o 13º Seminário FNLIJ .  Entre os dias 13 e 16 de junho aconteceu o  Seminário FNLIJ de Literatura Infantil e Juvenil. No primeiro dia foi discutida a Língua Portuguesa;  no dia 14, o tema foi a Biblioteca da Escola; no dia 15 a questão sobre a Escola de Leitores, e no último dia foi o Encontro Nacional dos  autores indígenas.



“Bisbilhotices Literárias: crianças de Campinho descobrem novos títulos na 13ª edição da Feira do Livro Infanto-Juvenil”



Bisbilhotar é muitobom, sobretudo quando o tema é literatura. Foi o que fizeram alguns meninos emeninas do projeto Esquina do Livro, no último dia 15 de junho, ao visitar a13ª edição da Feira do Livro, organizadapela Fundação do Livro Infanto-Juvenil”, a FNILIJ.

Pelo sétimo anoconsecutivo o projeto Esquina do Livro se compromete a promover esta visita,tendo como objetivo principal a participação de crianças e jovens naprogramação cultural da cidade e assim contribuindo para a ampliação de idéiasde um público que normalmente não tem acesso a equipamentos culturais do Rio deJaneiro.

Mas, voltando àquestão da bisbilhotice, a coordenadora do projeto, Ana Founier, como é ohábito da equipe que trabalha no projeto nesta ocasião da Feira, convidou ascrianças a escolherem alguns novos títulos para sua biblioteca comunitária. Ede repente, voltou o escritor russo Nicolai Gogol ,à cena com o seu livro “O Nariz”. O pessoal se divertiu ao encontraroutro título, que remete por sua vez à obra do grande escritor russo, chamado,este, de “O Dariz”, uma parodia do clássico da literatura russa em que opersonagem é um nariz com gripe, de autoria de Olivier Douzon, tradução dePaulo Neves.

Este é um exemplo decomo uma leitura puxa outra, que puxa outra e puxa outra... Enquanto isto nossojovem público exercita seu poder de crítica e de reflexão através da leiturapor prazer.


Assim, nariz farejandonovidades, o grupo de Campinho se divertiu para valer em mais um ano decomparecimento à festa do livro infantil e marcando sua presença na programaçãocultural de sua cidade. Parabéns!






01 junho 2011

Primeiro encontro de formação do Polo Conexão Leitura



O Instituto CA e o Centro Cultural Luiz Freire são os principais responsáveis pelos encontros que se realizam duas vezes por ano com o objetivo de avaliar e fortalecer as práticas exercidas pelos projetos inscritos no Programa Prazer em Ler, portanto por eles supervisionados.

Aqui no Rio de Janeiro, a reunião de seus representantes, Volnei Mendonça, Camila Leite e Cida Fernandez com o pessoal do pólo Conexão Leitura, aconteceu em ambiente de plena confraternização, nos dias 26 e 27 de maio, no espaço Esquina Entre Amigas, no prédio da Ong Entre Amigas, anexo ao Metro RJ.

Muita dinâmica de grupo, movimentos corporais, falas, risos e a leitura do livro de Eva Furnari, “Nós”, contribuíram para unir gestos, pensamentos e palavras de todos os 15 participantes da reunião. Sendo que o tema principal, que era “Gestão Compartilhada”, é um assunto recente e um desafio imposto aos cinco projetos que integram o Conexão Leitura. Estes projetos atuam em rede desde 2009 e é sua primeira experiência de trabalho em gestão compartilhada.

Assim, no segundo dia do encontro, houve divisão em grupos de gestores, coordenadores e mediadores para que cada voz fosse ouvida e que reflexões fossem feitas para a otimização dos planos de ação.

Dentro das diretrizes do Programa Prazer em Ler foram desenvolvidos temas como qualificação de mediadores de leitura, avaliação de freqüência e empréstimos nas bibliotecas comunitárias, controle de fichas e registros, catalogação e todas as iniciativas que façam com que as práticas de formação de leitores e mediadores de leitura sejam ampliadas de forma sustentada.

Um momento de integração: uma ocasião de se fazer perguntas, responder a algumas respostas e, sobretudo, de muita vontade de acertar!