26 agosto 2011

BEIJA EU: a oralidade em Benjamim


No dia 12 de agosto o projeto GIROLIVRO esteve participando do evento BEIJA EU: a oralidade em Benjamim, uma homenagem aos contadores de histórias. No qual Francisco Gregório Filho e Benita Prieto foram homenageados.





" Tivemos uma tarde mágica com as crianças mediando leitura, declamando Pedro Bandeira, lendo histórias. Nos deliciamos com as belas histórias dos narradores presentes."

 Lucia Morais
Girolivro





Segue abaixo alguns videos:

25 agosto 2011

Redes Sociais



Estamos iniciando nossa participação nas redes sociais. Nosso objetivo é estar mais próximo daqueles que nos seguem.

Nos sigam no Twitter e Facebook

24 agosto 2011

Visitas de Mediadores (Conexão Leitura)


Projeto Esquina do Livro na Escola Municipal Paraná
Continuando com as Visitas de Mediadores, o espaço visitado foi Projeto Esquina do Livro/Escola Municipal Paraná, tendo como visitante Lúcia Morais.
 
"No começo uma notícia: toda a educação infantil da escola atendida pelo Esquina do Livro fora a um passeio. Ana, a coordenadora do espaço, solicitou então se poderíamos trabalhar com uma outra turma e fomos então para uma turma de primeiro ano, turma essa, que já foi atendida por nós. Cantigas de Roda, Leituras de Livros e Contação de Histórias fizeram parte desse encontro. As crianças também tiveram oportunidade de manusear os livros e trocá-los entre eles. Aprendi muito com a Lúcia e o jeito que ela conduz as crianças. Acho esse rodízio de mediadores muito rico. Aprenderei muito com ele.
Trabalhei o livro: É um livro! Com contaçao e fiz também uma dinâmica com um outro livro de imagens."




 Mônica Felix
Projeto Esquina do Livro



"A atividade na escola Paraná foi rica de alegria. Foi muito bom acrescentar mais essa experiência na minha vida profissional com as crianças dessa escola. Fui muito bem acolhida pela diretora adjunta, pela professora da turma, pela equipe do Esquina e principalmente pelas crianças que irradiavam alegria e curiosidade.
Dei início a minha  apresentação numa grande ciranda de roda, com cantigas folclóricas e em seguida contei história da Dona Baratinha com avental de histórias com os personagens de fantoches. Após, a mediadora Mônica do Esquina do Livro mediou uma leitura e fez atividade com leitura de livros de imagens.
A atividade foi encerrada com manuseio dos livros. Foi muito bom trabalhar esse dia com a Mônica. Ela é tranquila, centrada e  paciente. Gostei muito. "





 Lúcia Morais
Projeto Girolivro

11 agosto 2011

Visitas de Mediadores (Conexão Leitura)

Nossa visita ao Projeto Plantando o Futuro foi muito gostosa, fomos recebidos com carinho pelo Carlos e Queila.

Juntamos Arte Educação com Literatura para enriquecer nosso dia, com isso tivemos uma tarde agradável debaixo de uma árvore com uma sombra acolhedora, desenvolvemos uma atividade colorida com imaginação e história. Onde Winny uma bruxinha amiga faz de tudo para deixar seu amigo gato Wilbur feliz, assim colorindo toda sua história como fazem as crianças.

E quando chegamos ao final percebemos quantos frutos aquela árvore que nos acolheu tinha nos presenteado.


Kely Louzada e Bárbara Furtado

da Associação Meninas e Mulheres do Morro
















Visitas de Mediadores (Conexão Leitura)

A participação de Lucia Morais, no Projeto Plantando o Futuro, contando e mediando histórias para as crianças, foi um momento único, e de certa forma um presente para educadores e educandos. O rodízio de mediadores está proporcionando estreitamento entre as instituições e fortalecimento das mediações de leitura.


Carlos Alberto Maia

Mediador de leitura do Projeto Plantando o Futuro








06 agosto 2011

O escritor como guia

Clique na imagem para ampliar
Você gosta de escrever? Participe do ciclo de encontros promovido pelo SESC Rio

  • 14h - No início do encontro, o escritor é apresentado ao público. O convidado faz uma breve palestra de 20 minutos contando sua trajetória para se tornar escritor.
  • 14h30 - Começa a roda de leitura com o escritor lendo um capítulo ou trecho de um de seus livros.
  • 1h30 às 15h40 - As pessoas fazem perguntas e o escritor responde.
  • 16h - Coffee break.
  • 16h às 16h40 - O escritor faz uma breve palestra sobre a criação literária e propõe um exercício prático. Os alunos têm meia hora para escrever.
  • 16h45 às 17h30 - Os alunos que quiserem podem ler seus textos. O escritor comenta e os participantes comentam.
  • 18h - Encerramento.

03 agosto 2011

GIROLIVRO: Leitura para gente miuda

No projeto GIROLIVRO, coordenado por Lucia Morais, a leitura começa desde cedo.

A contação de histórias é introduzida e através desta prática se desenvolve o afeto, iniciando o bebê na cultura letrada.


Para garantir o contato com as obras são apresentados diversos gêneros às crianças para desenvolver o comportamento de leitor e o gosto pela literatura desde cedo.

É proporcionado diversidade na forma de contar história, a qual é uma estratégia para introduzir o livro. Sempre com material ilustrado que chama a atenção das crianças, para uma maior interação, comprometimento e um maior envolvimento.



O espaço é devidamente organizado de maneira atraente para despertar prazer em manusear os livros e assim proporcionando o êxtase nos pequenos.