27 setembro 2011

A Magia de “Pluft, O Fantasminha” em sessão especial no Tablado

Pluft, O Fantasminha, de Maria Clara Machado, foi levado pela primeira vez pelo Tablado, no Rio de Janeiro, em setembro de 1955 com cenário de Napoleão Muniz Freire e costumes de Kalma Murtinho. Ali nascia um clássico da teatrologia infanto-juvenil brasileira.

Na edição em prosa da peça (Nova Fronteira- 12ª edição) Maria Clara Machado diz na introdução: “Esta é uma história de duas histórias”, referindo-se à história dos marinheiros e, depois, à dos fantasmas.

Pois, nós, do Conexão Leitura, temos uma terceira história a adicionar: sábado, 24 de setembro de 2011, a atriz Louise Cardoso, a diretora do Tablado e atriz Cacá Mourthé e demais atores (alguns do elenco original das primeiras apresentações da peça) fizeram uma leitura especial do Fantasminha para cerca de 200 crianças e adolescentes de nossos projetos, com entrada grátis e direito a alguns livros de Maria Clara Machado doados para os cinco projetos que integram o Conexão.


Carlos e as crianças do Plantando o Futuro

As crianças do Esquina do Livro


Platéia 1


Meninas e Mulheres do Morro


Platéia 2


Esta é uma história sem marketing nem alarde destes profissionais que tiraram uma tarde do fim de semana para oferecer uma apresentação teatral despretensiosa, competente e bem humorada a pessoas que não freqüentam normalmente as salas de teatro.
Elenco 1


Elenco 2

Elenco 3


Louise Cardoso




Elenco 4


Louise Cardoso e elenco


Pluft - Capitão Perna de Pau


Elenco 4
Segue um video da apresentação da peça, pedimos desculpa por não está em boa qualidade!


O resultado foi encantador: uma simbiose de atores com o público que mereceu a qualidade do texto de Maria Clara Machado.
Louise Cardoso disse no dia seguinte:Parecia que a Maria Clara Machado estava lá e muito feliz! Essa onda de boas vibrações no ar e qualidade artística era uma marca da Maria Clara e do Tablado.
Foi assim que nós aprendemos a fazer teatro: com amor!”

Nós, do Conexão Leitura, agradecemos amorosamente também a todos que nos proporcionaram a linda tarde.

Elenco:

Pluft: Louise Cardoso
Mãe Pluft: Silvia Fucs
Tio Gerundio: Chico Anibal
Perna-de-pau: Luiz Octavio Moraes
Sebastião: José Lavigne
Julião: Marco André Nunes
João: Pedro Kosovski
Maribel: Cacá Mourthé
Prima Bolha: Mônica Nunes

Rubricas - Hamilton Vaz Pereira.

12 setembro 2011

Formação de Elaboração de Projetos com Ligia Simões

Reforçando o nosso comprometimento em realizar nossas ações de maneira eficaz, no dia 18/08 tivemos uma formação sobre elaboração de projetos com Lígia Simões, com a participação do pólo Movimento Baixada Literária.










Encontro de Formação do Conexão Leitura

Nos últimos dias 05 e 06 de setembro o Conexão Leitura teve mais uma de suas formações com o pessoal do Instituto C&A e Centro Luiz Freire, de Pernambuco. Cida Fernandez, representante desta última organização e Camila Leite do C&A fizeram as provocações de costume buscando diagnósticos, avaliações e maneiras de solucionar problemas para que os cinco projetos que integram a rede cheguem a bons resultados na aplicação de metodologias e práticas de incentivo à leitura nas bibliotecas comunitárias do Pólo.

Monica, Cida Fernandez (Centro Luiz Freire) e Luciana
 
Camila Leite (Instituto Cea) e Lucia Morais (GiroLivro)






Representantes dos projetos Atelier das Palavras, Biblioteca Elías José, Esquina do Livro, GiroLivro e Plantando o Futuro apresentaram resultados e apontaram dificuldades no dia-a-dia. Sempre de forma lúdica experiências foram escritas em papéis colados às cadeiras de Metrô da sede do Esquina Entre Amigas, onde foi realizada a formação, o que gerou um debate bem humorado e construtivo sobre o caminho a seguir nas ações de suas bibliotecas comunitárias.
 
Kely Louzada (Meninas e Mulheres do Morro)

Marilene Nunes (Biblioteca Elías José)
  


Luzia de Seta (Plantando o Futuro)



No começo da reunião, Camila Leite propôs a leitura de algumas páginas do livro de Italo Calvino, “Um general na biblioteca” cujas fotos vão aqui publicadas.


Fonte: Google Imagens
A sensação geral é a de que o pólo está se fortalecendo em base a uma união que cresceu nestes dois anos de existência e a opinião das duas formadoras é a de que há vários sinais positivos neste trabalho de unir uma rede em prol da leitura e da produção de conhecimento.

Tite  de Lamare
Instituto Repare

08 setembro 2011

Escola Municipal Cicero Pena - 46º aniversário

 

Foi com muita alegria e descontração participar do quadragésimo sexto aniversário da Escola Cicero Penna. A acolhida dos alunos, diretora e professores  foi  muito boa ,  acredito que tudo isso aconteceu por eu ser uma pessoa do Conexão e a escola ser uma parceira em nossos evento literários no Forte de Copacabana.
Marilene Nunes
Biblioteca Elias José



Marilene Nunes (Biblioteca Elias José) e Lucia Morais (Girolivro)
 
Participar do aniversário dos 46 anos da Escola Cícero Penna foi mais uma experiência gostosa. Poder oferecer um pouco de alegria, cultura as crianças.Foi um evento animado, com crianças entretidas, fascinadas, interagindo com as mediações e contações e podendo se expressar através de leituras para os colégas presentes.
 
Lucia Morais
Girolivro

Escritora Claudia Gomes


GIROLIVRO: O que está imagem me diz?


Crianças da Biblioteca Cantinho da Natureza do projeto GIROLIVRO, expressam-se fazendo leitura de imagens, com a atividade intitulada: "O que está imagem me diz?". Foram realizadas rodas de leitura com trecho do romance "A hora da estrela" de Clarice Lispector, intitulada O QUE É FELICIDADE?. Foi entregue uma folha de papel digitada com o título "FELICIDADE PARA MIM É...", e cada um escreveu textos maravilhosos.

Leitura de imagens

Escrevendo sobre o olhar da imagem escolhida

Lendo

A produção
 Lucia Morais
Coordenadora do Projeto Giro Livro