01 fevereiro 2012

O barquinho vai e viaja de uma esquina para o mundo

Era uma vez um menino que, de um jornal, fez um barquinho
de papel. Era uma vez uma lavadeira, meio doida, que, de um
rio fez um pano azul.(Sylvia Orthof- Viagem de um barquinho)


Era uma vez e isto aconteceu há pouco, que Lucia Morais, coordenadora do Projeto Giro Livro, um dos cinco que integram o pólo Conexão Leitura, levou meninos e meninas do Projeto Esquina do Livro em Campinho, a viajarem pela imaginação e sua produção artística através do belo texto de Sylvia Ortoff (1932-1997). O texto  “Viagem de um barquinho”, da autora, ganhou em 1975, o 1.o lugar no Concurso Nacional de Dramaturgia Infantil Guaíra, do Paraná. Sylvia editou mais de 80 títulos e ganhou diversos prêmios, entre eles: O Melhor Para a Criança; Jabuti; certificado de Honra do IBBY; Prêmio Molière de Teatro Infantil. Morreu em 1997, mas seus livros continuam a encantar crianças e adultos.

A história do barquinho é narrada em versos, cheia de imagens divertidas e encantadoras,
A oficina em Campinho faz parte de uma iniciativa de agregar valor à mediação de leitura convidando educadores de outros projetos que fazem parte da rede Conexão Leitura e envolve não só a aproximação com bons textos de nossa literatura como exercita, também, o potencial artístico de crianças e adolescentes, como indicam as fotos que se seguem.









Se o barco segue pelo mundo de Narnia, Nova York ou vai para a floresta, fica em Campinho, o que importa é o viajar pela narrativa literária e expressar o que se sentiu colando, pintando e inventando histórias.

Tite de Lamare
Instituto Repare - Esquina do Livro

2 comentários:

  1. E vanos que vamos...Viajando com a literatura e nessa esquina de tantas descobertas!

    Ana Fournier
    Esquina do Livro

    ResponderExcluir
  2. Foi muito bom partilhar um pouco da minha experiência no Esquina com aquelas crianças curiosas, vivas, alegres, interativas... enfim...

    Lucia Morais

    ResponderExcluir