27 março 2012

Ninfa Parreiras Convida para Lançamento de Livro

Ninfa Parreiras, escritora e parceira do Conexão Leitura e da Biblioteca Esquina do Livro no fomento à leitura literária, convida para o lançamento duplo dos livros : LÁ NO ALTO E O MEGULHO NO ESPELHO.

Apareçam!


11 março 2012

Manhã Literária na Comunidade de Campinho

Esquina do Livro e Conexão Leitura cada vez mais cumprindo o seu papel nas comunidades do entorno!

O projeto “Conexão Leitura nas Praças” surgiu da importância da comunidade em apropriar-se dos projetos literários que desenvolvem um trabalho de Mediação de Leitura de Qualidade, facilitando o acesso aos livros e a democratização da leitura.








Parabéns ao Conexão Leitura e Parabéns ao Esquina do Livro.



Ana Fournier
Instituo Repare – Esquina do Livro

07 março 2012

Ingleses não sabem escrever uma redação


O fenômeno não é só brasileiro. Crianças e adolescentes ingleses entre 11 e 18 anos se demonstram incapazes de escrever uma redação. É o que diz a edição do jornal londrino Daily Telegraph na edição do dia 6 de março.

Os motivos, segundo alguns professores de universidades inglesas, se baseiam, inicialmente em um critério que se impõe de testar conhecimentos através de testes e formulários, uma formatação que não induz ao pensamento, à reflexão e, consequentemente à pobreza de expressão na escrita. Tudo se faz para passar nos exames. Qualquer semelhança, mera coincidência, não?

Um estudo feito na Inglaterra no ano passado revela que metade dos empregadores são obrigados a oferecer aulas de reforço em inglês e matemática para que os jovens possam se integrar melhor no mercado de trabalho. Em outra edição, há dias atrás, uma pesquisa revelou que o conhecimento médio dos ingleses em matemática equivale ao de uma criança hoje, com 11 anos de idade.

Entre a linguagem e os números, a verdade é que há uma robotização de professores e alunos em relação ao desempenho nos testes e nos exames finais em detrimento da educação consistente, capaz de estabelecer os bons fundamentos de um ensino mais aprofundado e de melhor qualidade. Segundo a opinião de um dos professores entrevistados, o jovem não é incentivado a pensar ou mesmo formular com independência suas idéias. E a gente que achava que isto só acontecia na linha debaixo do Equador!

Na foto da mesma página da notícia, Carla Bruni, mulher do presidente francês Nicolas Sarkosy aparece em visita a uma escola para deficientes físicos.

Clique na imagem para ampliar



Tite de Lamare
Instituto Repare – Esquina do Livro

02 março 2012

Leitura com sorvete


A idéia de fazer o evento no pátio do Museu, onde fica a Biblioteca Elias José e dar a ele esse nome: "Leitura com sorvete", foi para tornar a atividade mais fresca, pois o calor está demais aqui na Maré.







No primeiro momento fizemos leitura, cada um escolheu o seu livro, deitaram nas almofadas, ouviram histórias lidas pela mediadora, leram para os colegas, e depois se refrescaram aos diversos sabores do XUPE XUPE.

Marilene Nunes
CEASM – Biblioteca Elias José

01 março 2012

Biblioteca Wagner Vinicio

A biblioteca do Projeto Plantando o Futuro tem um nome escolhido pelos moradores da comunidade de Rio Novo e Rio das Flores! Wagner Vinicio era um jovem morador da quadra 1, filho de uma das mulheres mais atuantes na construção da comunidade Rio Novo e Rio das Flores. Ela era bastante presente e participativa com os projetos da comunidade entre o periodo de 1998 a 2001.

Wagner , seu filho mais velho, era um excelente escultor de motos e personagens em massa de modelar, nosso DJ nas festas comunitárias , participava de todas as atividades do Projeto, com bastante interesse, menos pelo futebol... E amava ler...lia,lia,lia até que sua mãe reclamou com ele por juntar tantos livros dentro daquela pequena casa. Então, um dia ele pegou um carrinho de obra , preencheu com livros e carregou até a sala do Projeto e perguntou-nos se não queríamos montar uma biblioteca... Wagner foi nosso primeiro doador de livros! Primeiro a estimular a leitura e o empréstimo!

Não lembro agora em que ano foi, mas como todo jovem de Rio das Pedras , ao voltar do baile , estava dentro da kombi, transporte alternativo, e bem pertinho de chegar na curva para entrar na comunidade , a kombi bateu. Ele estava na frente ao lado do motorista... Naquele dia ele deve ter ido pra algum lugar contar histórias pra alguém...

Não lembro bem se em 2005/2006 precisávamos dar nome a biblioteca, e resolvemos fazer, como nos bons tempos de mobilização comunitária, uma eleição! Vários nomes foram lançados, tipo: a biblioteca do futuro, plantando livros e alguém disse o nome do Wagner.

Foram construídas 5 urnas e os votos com os nomes/cores (pra quem não sabia ler). O nome dele recebeu uma quantidade imensa de votos, que também não lembro mais quantos foram, algo próximo a 100, e então no primeiro dinheirinho que a gente conseguiu, mandou fazer uma placa com o nome da biblioteca Wagner Vinicio, a biblioteca do Projeto Plantando o Futuro!


Luzia De Seta
ISER - Plantando o Futuro

Viajando pelas poesias de Manuel Bandeira


O mediador de leitura Carlos Alberto Honorato do Projeto Plantando o Futuro caprichou na idéia e construiu, com as crianças e adolescentes da biblioteca, uma linda cortina de livros de Manuel Bandeira!!!




As poesias encantaram o nosso público!!!

Luzia De Seta
ISER - Plantando o Futuro