22 junho 2012

Visita à Biblioteca Parque de Manguinhos - BEJ


Essa foto parece um livro gigante?

É apenas uma gaveta de madeira com desenhos de páginas.

Conforme o combinado em nossa formação no Meninas e Mulheres com Camila Leite, ficou de compromisso para a Biblioteca Elias José - Maré visitar a Biblioteca Parque de ManguinhosLiguei, agendei e no dia 25 de maio chegamos lá.



Fomos super bem recebidos e a pessoa que nos guiou (não lembro o nome agora) nos levou a vários espaços. Achei os mesmos bem organizados e com visibilidade para encontrar o que ler. No final da visita nos foi apresentado o espaço mais lúdico e foi nele que vi a gaveta em formato de livro gigante.


Marilene Nunes
CEASM - Biblioteca Elias José

15 junho 2012

Leitura, futuro e sustentabilidade

“Na sociedade do conhecimento, a ausência de competências leitoras pode ser um fator a mais de exclusão, evidenciando em quase toda a América Latina o analfabetismo funcional, informacional e tecnológico. Para fazer frente a esta realidade, se deve contar com uma ação decidida do Estado, das organizações públicas e privadas e da sociedade civil para executar planos, programas, campanhas e ações sistemáticas de promoção, avaliação de aprendizagens e estímulo da leitura e da escrita. Dada à importância da leitura na formação das pessoas e, portanto, do conjunto da sociedade, a aquisição e consolidação de hábitos de leitura deve ser um objetivo prioritário para a ação do Estado e se faz necessário estimulá-los desde o começo da vida, inclusive no próprio ventre materno reconhecendo, assim, a leitura como um fator de identidade, de desenvolvimento humano sustentável, de inclusão social e qualidade de vida”. (Enrique Ramos Curd- XIV Conferencia Internacional de Bibliotecología “Información y ciudadanía: desafíos públicos y privados”) 


A pequena leitora do Projeto Esquina do Livro manuseia, aos 2 anos de idade, um livro recém-chegado a Campinho nesta manhã de sol e do início da Conferência Rio+20.





Falar de leitura é falar também de futuro e sustentabilidade. Um universo sustentável necessita de pessoas que saibam refletir e resolver os problemas que o ameaçam.


Tite de Lamare
 Instituto Repare - Esquina do Livro