27 setembro 2012

De primavera e de livro


Nesta fria despedida de um inverno que só se manifesta em seu final, as chuvas da primavera se anunciaram no início da semana. E já que vamos ter Primavera dos Livros no Museu da República, vai aqui um exemplo de como livros e natureza podem e devem ter um diálogo criativo.

A mensagem das educadoras do projeto Esquina do Livro demonstra que, tanto quanto do meio-ambiente, devemos tratar da sustentabilidade do espírito:

“Hoje fizemos a oficina:” A tinta que vem da natureza”, mostramos para as crianças sementes de urucum.... E fizemos tintas de colorau,café, curry e terra. As crianças fizeram pinturas com estes materiais. Também contamos a lenda do curupira que foi tirada do livro: ”Curupiras, sacis e outras criaturas fantásticas das florestas”, de Fábio Sombra.
Beijos
Juliana, Mônica, Ivaneide






Tite de Lamare
 Instituto Repare - Esquina do Livro


Primavera dos Livros 2012

Discussão sobre Plano Municipal do Livro e da Leitura do Rio de Janeiro

Ao reproduzir abaixo a chamada para a 12ª edição do evento literário que anima o fim de semana carioca, nós, do Conexão Leitura, chamamos a atenção que estaremos representando a sociedade civil e projetos de incentivo à leitura, na discussão que acontecerá paralelamente à ocasião, no Fórum que dará sequência aos Grupos de Trabalho constituído pela Secretaria Municipal de Cultura na elaboração do Plano Municipal do Livro e da Leitura da cidade do Rio de Janeiro. Segue o texto:

Imagem: Libre


“Maior evento de editoras independentes da América Latina chega à 12ª. edição, celebra o Rio de Janeiro como patrimônio e plataforma cultural do país e recebe um dos mais reconhecidos historiadores da atualidade: o francês Roger Chartier. A Feira literária apresenta a produção de 100 editoras com mais 10 mil títulos com descontos de até 50%. 



Ruy Castro, Mirian Goldenberg, Luiz Eduardo Soares, Nelson Sargento, Leoni, entre outros, debaterão - e saudarão - temas ligados à cultura e ao estilo de vida carioca. 

Organizada pela LIBRE (Liga Brasileira de Editores), a Primavera dos Livros 2012 reunirá nos jardins do Museu da República, entre os dias 27 e 30 de setembro, a produção de mais de 100 editoras independentes de diferentes Estados do país, responsáveis por um acervo de dez mil títulos em catálogo e 2,4 milhões de exemplares impressos por ano. 

Paralelamente à feira literária, a Primavera dos Livros 2012 vai proporcionar no Museu da República três dias de programação inteiramente gratuita que inclui shows, atividades para crianças, encontros com escritores, debates e mesas redondas com protagonistas da cultura carioca, além de atrações literárias interativas sob medida para o público de todas as idades. 

A Primavera dos Livros 2012 - sob o tema "Rio: Patrimônio e Plataforma Cultural do País", homenageará o economista Carlos Lessa, que, além de ser um apaixonado pela cidade, é bibliófilo de carteirinha, responsável por uma das maiores bibliotecas privadas do Brasil. No ano em que o Rio de Janeiro foi considerado Patrimônio Cultural da Humanidade, Suzana Vargas, curadora do evento, reúne em 18 mesas redondas nomes como Ruy Castro, Mirian Goldenberg, Luiz Eduardo Soares, Maria Juçá, Leoni, Heloisa Buarque de Hollanda, Marcia Bulcão, Afonso Romano de Sant'Anna, Nelson Sargento, Monarco, Rildo Hora, entre muitos outros, que debaterão e saudarão temas ligados à cultura e ao estilo de vida carioca.”


Tite de Lamare
 Instituto Repare - Esquina do Livro