23 abril 2013

O Dia Internacional do Livro

Os livros provocam conhecimento, despertam os sonhos, instigam a imaginação e tocam a alma. Em cada fase da vida, um livro nos deixa uma marca, às vezes nos enchem de questionamentos e, em outros momentos nos conduzem a encontrar brechas de luminosidade em meio à escuridão.

Pela importância do livro e dos autores, como para estimular o prazer pela leitura a Organização das Nações Unidas para a Educação, à Ciência e a Cultura (UNESCO) instituiu a data de 23 de abril como o Dia Internacional do Livro, em 1995. A escolha da data para homenagear o livro não foi ao acaso. Nesta mesma época, em 1616 morreram os escritores Cervantes e Shakespeare, destaques da literatura universal.



Menino descobre o mundo dos livros



A leitura promove educação e mudanças sociais


Jovens e o prazer da leitura literária


Conexão Leitura participa do Movimento Integrado de Leitura

A leitura  promove a educação e formar cidadãos capazes de transformar o mundo. Com base neste princípio, representantes da sociedade civil que se dedicam ao fomento à leitura criaram o Movimento Integrado de Leitura (MIL).

Participam o movimento o  Conexão Leitura, a Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ) e o Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude (CBTIJ).

De acordo com Kely Louzada, do Conexão Leitura, os representantes de entidades não-governamentais têm que se organizar em coletivos, já que só em rede se garante visibilidade. Ela destaca que o foco do grupo é o incentivo à leitura  e a continuidade das bibliotecas comunitárias. “Afinal é direito do povo o acesso ao livro e à leitura”, acrescenta.




Representantes do Conexão Leitura na reunião do MIL


Conexão Leitura participando da reunião do MIL



Participantes do Movimento Integrado de Leitura (MIL)