27 maio 2013

Festa Literária de Santa Tereza conta com a participação do Conexão Leitura




Um fim de semana entre livros, debates e bate-papos literários. Assim aconteceu a 5ª edição da Festa Literária de Santa Teresa (FLIST), no Rio de Janeiro, no início do mês de maio. Este ano a FLIST homenageou a escritora carioca Ana Maria Machado, nascida em Santa Tereza e presidente da Academia Brasileira de Letras. A autora tem 40 anos de carreira e mais de 100 livros publicados no Brasil e em outros países. O evento contou com a participação do Conexão Leitura no debate “O papel das bibliotecas comunitárias na construção de um Brasil de leitores”, mediado por Volnei Canonica, Coordenador do Programa Prazer em Ler do Instituto C&A.



Participantes do Conexão Leitura no debate
Integraram a mesa Luzia De Seta, do Projeto Plantando o Futuro e Lucia Moraes, da biblioteca Girolivro, ambas integrantes do Conexão Leitura; Vanessa Vieira, da biblioteca Paulo Freire (Movimento Baixada Literária) e Antonio Carlos Oliveira, da Rede de Bibliotecas Comunitárias de Duque de Caxias. Durante a conversa, os participantes da mesa destacaram a importância do trabalho das bibliotecas comunitárias e a necessidade de implantação do Plano do Livro e da Leitura no Rio de Janeiro.



Conexão Leitura, Baixada Literária
e Volnei Canonica, do Instituto C&A,  reunidos na FLIST

Conexão Leitura participa de entrevista na Rádio MEC


O Conexão Leitura participou do Programa Estação Cultura, da Rádio MEC (800 AM), no final de abril. Apresentado por Alessandra Eckstein, o programa é voltado para cultura e intercala música popular brasileira e entrevistas. O Estação Cultura é transmitido de segunda a sexta, de 12h05min  às 14h.

Representando o Conexão Leitura, Luzia De Seta, coordenadora do Projeto Plantando o Futuro, destacou durante a entrevista as bibliotecas participantes do grupo Conexão e a missão das bibliotecas comunitárias.

Luzia também falou sobre a participação do Conexão no Movimento Integrado de Leitura (MIL), lançado este ano no mês de abril, que tem como principal objetivo a construção do Plano do Livro e da Leitura no Rio de Janeiro.

11 maio 2013

Novos rumos para uma antiga Esquina


Todo momento de renovação implica em deixar algo para trás, transformar o que se pode transformar e seguir novos caminhos.

O projeto Esquina do Livro inaugurou no dia 18 de abril último um novo espaço de leitura no AIACOM- Armazém de Ideias de Ações Comunitárias- Colégio e Projeto Social, localizado na Rua Barão do Bom Retiro nº 920.

Nossa parceria com esta instituição-fundada e mantida desde 1992 pelos padres Agostinianos de Belo Horizonte, e que faz um trabalho sócio-educativo expressivo junto a comunidades de seu entorno, no Engenho Novo, se fez pela necessidade da criação de um espaço de leitura dentro do Colégio e do projeto. Seu lema nos inspira porque vem do grande mestre Paulo Freire: “O amanhã é o hoje que eu transformo”.
Graças ao patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, através dos editais Bibliotecas Comunitárias e Pontinhos de Cultura conseguimos reformar algumas salas do Aiacom, inclusive sua Brinquedoteca. Novos títulos, novos brinquedos educativos, aparelhos de TV, CDS e DVDs já estão sendo usados por crianças, adolescentes, jovens e adultos. Um público de cerca de 700 pessoas beneficiadas pelo projeto de incentivo à leitura. 

O projeto Esquina do Livro continua, no entanto, sua ação em Campinho com as educadoras Juliana Santana e Ivaneide da Silva Pereira sob a coordenação da Pastoral do Menor.
A parceria com o Projeto Prazer em Ler, Polo Conexão Leitura, está nas mãos da coordenadora da Biblioteca Esquina do Livro no AIACOM, Eulina Cardoso Silva.

Abaixo algumas fotos deste primeiro mês do Espaço de Leitura Comunitário Esquina do Livro Aiacom.


Acervo infanto-juvenil


Faixada e Placa


Organizando a sala dos computadores


Sala de leitura dos adultos


Escolha dos títulos de Maio


Canto da sala de leitura com almofadões e tatame


Tite de Lamare
 Instituto Repare - Esquina do Livro