27 junho 2013

Corações pulsando pela leitura

Era uma vez um passeio em um sítio, para que crianças e jovens brincassem, curtissem o sol e a alegria de poder romper a rotina de estudos. Mas, o que era para ser um programa de descontração, mostrou o quanto crianças e adolescentes são apaixonados por livros.

O passeio não foi um faz de conta e a demonstração espontânea do gosto pela leitura aconteceu em um sítio em Mauá, no primeiro final de semana de julho. A viagem foi organizada pela Kely Louzada e Bibiana Louzada de Queiroz, da biblioteca Atelier das Palavras, da Associação Meninas e Mulheres do Morro.

Participaram do passeio 15 crianças e adolescentes que frequentam a biblioteca. Eles foram para o passeio principalmente para brincar e ter momento de lazer. Porém, as crianças por iniciativa própria realizaram uma roda de leitura após um dia de brincadeiras. Com esse amor à leitura pulsando no peito, as crianças organizaram a leitura e a gravação do vídeo, na qual elas leem passagens dos seus livros favoritos.




Salão do Livro promove encontros e debates sobre literatura





Encontros e debates literários. Assim foi a 15° edição do Salão FNLIJ para crianças e jovens, organizado pela Fundação Nacional do Livro Infantil Juvenil (FNLIJ). O evento aconteceu nas duas primeiras semanas de julho, no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro. O Salão FNLIJ promoveu encontros com escritores, palestras com ilustradores, autores e especialistas, além de lançamentos de livros. 



Nesta edição, o escritor homenageado foi o Bartolomeu Campos, autor de mais de 40 títulos, que recebeu diversos prêmios, entre eles, o Jabuti, maior condecoração literária do país e o prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil. O Salão também exalta a cada ano um país, este ano o escolhido foi à Colômbia, que contou com um estande destacando o perfil de escritores colombianos. 

Conexão Leitura presente na FNLIJ e Volnei Canonica (blazer preto), do Instituto C&A