31 julho 2013

De olhos abertos na tecnologia

Oficina sobre podcast capacita integrantes de bibliotecas comunitárias



O Conexão Leitura e o Movimento Baixada Literária participaram de uma oficina de capacitação sobre podcast (áudio digital), com o intuito de ampliar as possibilidades no incentivo à leitura literária. O curso aconteceu na FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), campus Botafogo, na terceira semana de julho. A faculdade foi um dos parceiros na realização do evento, que foi promovido pela Baixada Literária, em parceria com o Grupo Papo de Mídia e a Rádio MyWay.

Em duas horas de oficina, os palestrantes Rafael Malhado, do Grupo Papo de Mídia, Leonardo Lobo e Pedro Amorim, ambos da Rádio MyWay, conseguiram encantar e despertar ideias nos jovens e representantes das bibliotecas na utilização do podcast. Para Leonardo Lobo foi gratificante ministrar a oficina, tanto pelo interesse dos presentes, como pela possibilidade de transmitir conhecimento.

Foi um experiência muito legal ver diferentes faixas etárias reunidas em uma sala, em prol de um tema muito importante que é a leitura”, afirmou Pedro Amorim, outro palestrante sobre a oficina. Já para Rafael Malhado, ser um dos palestrantes foi de encontro aos valores e conceitos da Rádio e do Papo de Mídia. “Procuramos valorizar o áudio como ferramenta para promover o conhecimento”, afirmou Malhado.



Da esquerda para a direita: Pedro Amorim, Rafael Malhado
e Leonardo Lobo, os palestrantes da oficina

Baixada Literária e Conexão Leitura juntos com Jackeline Nascimento ao fundo
de camisa branca e ao seu lado Laísa (camisa azul), ambas representantes da FACHA

Conexão Leitura e Baixada Literária reunidos na oficina de podcast literário



08 julho 2013

Poesias e passeata literária movimentam Paraty




Poesias ao pé do ouvido em Paraty

Nas ruas históricas de Paraty, poesias foram sussurradas ao pé do ouvido e gritos por políticas públicas de leitura e livros foram erguidos em meio à multidão, que estava na cidade durante o primeiro final de semana de julho. Conexão Leitura, Movimento Baixada Literária e Rede de Bibliotecas Comunitárias de Duque de Caxias juntos realizaram atividades com poesias e literatura, durante a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), na Casa de Cultura, nas praças e ruas da cidade.

 
Conexão Leitura, Baixada literária e Volnei Canonica (camisa azul)
do Instituto C&A,  reunidos na Casa de Cultura de Paraty

Além das atividades literárias, livros e material impresso sobre o trabalhos das instituições foram distribuídos a moradores e turistas. Ocorreu ainda a passeata literária pelas ruas do Centro Histórico de Paraty, reivindicando políticas públicas para bibliotecas comunitárias, como a criação do Plano Municipal e Estadual do Livro e da Leitura no Rio de Janeiro. A passeata foi pacífica e contagiou as pessoas pela alegria e os gritos por mais livros e bibliotecas. Essa manifestação foi a atividade que encerrou a participação do Conexão durante a FLIP deste ano.


Passeata Literária em Paraty por políticas públicas
 para as bibliotecas , a leitura e o livro no Rio de Janeiro
                         


A leitura modifica o cidadão e o cidadão modifica o mundo




Todos em um só grito pela leitura, livros e bibliotecas no RJ













05 julho 2013

Conexão Leitura promoverá atividades literárias em Paraty nesse final de semana

Brincadeiras literárias, saraus e declamação de poesias vão encantar todos que estiverem em Paraty, dos dias 05 até 07 de Junho. As bibliotecas comunitárias do Rio e Baixada Fluminense que integram o Conexão Leitura, o Movimento Baixada Literária e a Rede de Bibliotecas Comunitárias de Duque de Caxias se uniram para promover ações literárias durante a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP).  

 
Atividades literárias vão alegrar Paraty dos dias 5 até 7 de Junho

As atividades acontecerão em praças e locais públicos de Paraty. Na programação há desde leituras de poesias ao pé do ouvido, trava línguas com frases de Graciliano Ramos, batalha naval literária e até sarau de poesia à noite. Haverá também no sábado (6) uma  passeata literária pela Criação do Plano Estadual e Municipal do Livro e Leitura no Rio de Janeiro, no sábado a partir das 16h que percorrerá as principais ruas de ParatyTodas as atividades que serão realizadas têm o intuito de proporcionar alegria e instigar o prazer pela literatura aos moradores e turistas da cidade, como divulgar os trabalhos realizados pelas bibliotecas comunitárias.


Poesias e travas línguas vão animar turistas e moradores de Paraty