27 agosto 2013

Mentes em ebulição para organizar ações e eventos


Os polos Conexão Leitura e Movimento Baixada Literária se reuniram para definir os próximos projetos e ações, que  vão organizar em conjunto. A reunião dos polos ocorreu na terceira semana de agosto, em São João de Meriti, na biblioteca comunitária Nossa Casa, que integra a Baixada Literária.


Mentes em ebulição na reunião dos  polos 



Durante a reunião, desafios foram lançados aos colaboradores do Conexão Leitura e Baixada Literária, como a organização de eventos com foco em políticas públicas para o livro e a leitura, além de encontros de formação, para as equipes dos polos. Apesar dos grandes desafios instituídos, os grupos estão prontos para tirar as pedras do caminho e prosseguir para a concretização das ações e eventos. 


Conexão Leitura e Baixada Literária juntos
 para  organizar grandes eventos


09 agosto 2013

Um ambiente lúdico e atraente seduz leitores


Uma boa biblioteca não se estabelece apenas com um grande acervo de livros. É primordial a constituição de um ambiente de leitura atraente, alegre e com uma boa decoração, para que crianças e jovens já sejam atraídos desde os primeiros passos em uma biblioteca. Com essa visão da importância do espaço, a biblioteca Atelier das Palavras, coordenada pela Associação Meninas e Mulheres do Morro, na Mangueira, transformou-se em um ambiente vivo e alegre, com a reforma no espaço que começou no ano passado.

Após a reforma a biblioteca se tranformou em um espaço atraente e vivo 


Coordenadores e funcionários da biblioteca, em conjunto com as crianças e jovens, organizaram a mudança no ambiente, que ao final da reforma ganhou novas cores, decoração e a transformação da brinquedoteca. Para Laryssa Inês Venâncio, de 8 anos, que frequenta a biblioteca há um bom tempo, as mudanças e a ampliação do espaço foram excelentes. “Agora tem mais espaço para ler, brincar e estar com os amigos na biblioteca”, afirmou Laryssa.
  
 
  Laryssa aproveitando o novo espaço do Atelier das Palavras






Atividades literárias são necessárias para promover a leitura

No reino da leitura é preciso estratégias para prender olhos dispersos. Não basta às bibliotecas terem estantes cheias de livros. É preciso à formulação de atividades literárias para instigar em crianças e jovens o gosto pela leitura. O projeto Plantando O Futuro, que coordena a biblioteca comunitária Wagner Vinício, em Rio das Pedras, utiliza atividades de leitura compartilhada, saraus e rodas de leitura para cativar o prazer em ler.


   Crianças concentradas em roda de leitura da biblioteca


Para Carlos Honorato, mediador de leitura da biblioteca, as atividades usadas no projeto facilitam o envolvimento das crianças com a literatura. Honorato destaca ainda que é fundamental o mediador de leitura para desenvolver essas atividades literárias nas bibliotecas. “Uma biblioteca sem um profissional qualificado para realizar o trabalho de fomento à leitura, torna-se um espaço sem proatividade” analisou Carlos.


Mediação de um livro no Plantando O Futuro 


Oficina em assessoria de imprensa capacita colaboradores do Conexão Leitura

Para aperfeiçoar um trabalho social é preciso ampliar o conhecimento dos agentes sociais. Por isso, o Conexão Leitura participou da oficina de capacitação em assessoria de imprensa, realizada na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), campus Nova Iguaçu, no final de julho. A oficina foi ministrada pela assessora de imprensa Márcia Silveira. O evento foi promovido pela Baixada Literária em parceria com a UFRRJ.


A palestrante da oficina Márcia Silveira

  

Na oficina foi debatida a forma mais adequada para divulgar eventos organizados por bibliotecas comunitárias, como a importância da inserção das instituições sociais na imprensa. O evento proporcionou aos colaboradores da Baixada Literária e Conexão consolidar e ampliar os conhecimentos em assessoria de imprensa.

Conexão Leitura e Baixada Literária reunidos na oficina