30 outubro 2013

Conexão Leitura participará de debate sobre espaços de leitura no Rio de Janeiro


Nessa quinta (31), o Conexão Leitura participará do debate sobre espaços sensíveis de leitura na cidade, no II Seminário Internacional CAC “Comunicação, Arte e Cidade: experiências sensíveis e produção de sentido”. O Conexão será representado no debate pela Luzia De Seta, do Projeto Plantando O Futuro e Kely Louzada, da Associação Meninas e Mulheres do Morro. A mesa também terá a participação da Benita Pietro, do Movimento Integrado de Leitura (MIL), Quésia Cunha e Lucia Helena Palhao, ambas da Baixada Literária.


Políticas públicas para o livro e a leitura serão discutidas durante o evento 

 
Os integrantes da mesa vão debater políticas públicas para o livro, a leitura e bibliotecas comunitárias, como a importância do enraizamento social e da mediação de leitura para as instituições que promovem a leitura.  O debate será das 10h às 13h, na Fundação Casa Rui Barbosa, na Rua São Clemente n° 134, em Botafogo, no Rio de Janeiro. O evento é gratuito, basta apenas se inscrever pelo blog: http://labcac.blogspot.com.br/.
 






19 outubro 2013

O carioca que dominava as palavras

Ele nasceu para brincar com as palavras e fazer delas o que sua imaginação permitisse. O mundo das palavras foi o seu mundo. Escreveu canções, poesias, peça de teatro. Vivenciou sem medo as dores e as alegrias de amar. Teve parceiros como Tom Jobim, Toquinho, João Gilberto, Baden Powell. O carioca das palavras, do amor e da boêmia, Vinicius de Moraes, completaria 100 anos neste sábado (19).




Vinicius nasceu no Rio de Janeiro em 1913. Aos 9 anos escreveu os primeiros versos e poemas no colégio. Em 1929, lançou seu primeiro livro de poemas “O caminho para distância”. Formou-se em Letras e Direito. Vinicius também estudou e experimentou fazer cinema, foi diplomata, escreveu crônicas e criticas de cinema para jornais. É autor de clássicos da poesia brasileira e canções como “Garota de Ipanema”, “Chega de Saudade”, “Tarde em Itapuã”,  “Arca de Noé”. 

Festejos pelo dia das crianças

Brincadeiras e literatura  para alegrar a criançada

Para comemorar o dia das crianças nada melhor do que brincadeiras literárias. Por isso, o Projeto Girolivro, no Tabajaras, em Copacabana, realizou na primeira semana de outubro atividades literárias, para festejar o dia das crianças, na creche Cantinho da Natureza, no Tabajaras.

Arlene Costa, do Giro Livro, vestiu-se de palhaça
para animar a festa


O evento contou com a participação da atriz e contadora de história Claudia Gomes, além da presença de Benita Pietro, contando histórias e uma conversa descontraída com a escritora Sol Mendonça. Ocorreu também à distribuição de doces, exposição e distribuição de livros.

Lucia Morais, do Giro Livro (blusa branca) e Benita Pietro
 divertindo as crianças 



Conexão Leitura planeja ações de políticas públicas para o livro e a leitura




O polo Conexão Leitura  reuniu os seus colaboradores junto com a Camila Leite, do Instituto C&A, para articular as ações de políticas públicas, que serão realizadas até o final deste ano. No encontro, o polo decidiu que começará a coleta de assinaturas para mobilizar a sociedade civil, para a criação do Plano Municipal do Livro, da Leitura e da Biblioteca (PMLLB), no Rio de Janeiro.


Além da coleta de assinaturas, o Conexão irá realizar ações em parceria com o Movimento Integrado de Leitura (MIL), do qual participam escritores, agentes culturais e contadores de histórias, que lutam pelo acesso da população ao livro e à leitura. Na reunião também foi definido eventos e ações em políticas públicas para 2014, para dar continuidade ao trabalho de incidência política desse ano.