26 novembro 2013

Conexão Leitura participa da Festa Literária das Periferias


Na sua segunda edição, a Festa Literária das Periferias (FLUPP) promoveu oficinas, debates e encontros literários, no Centro Cultural Waly Salomão, em Vigário Geral, na sede do AfroReggae. O evento contou com a participação de escritores brasileiros e internacionais, no período de 20 a 24 de novembro. Além dos bates-papos literários, o evento também discutiu políticas públicas no Rio de Janeiro para o livro e a leitura. A Festa Literária das Periferias também se dedicou aos pequenos, com um espaço destinado ao público infanto-juvenil, denominado FLUPP Parque, para instigar nas crianças e adolescentes o gosto pelos livros e o conhecimento. 



FLUPP Parque promoveu debates literários para crianças e jovens

Nesse espaço ações foram desenvolvidas para envolver não apenas o púbico infantil, como seus pais e responsáveis. As crianças e jovens participaram de bate-papos com escritores e grupos que promovem o incentivo à leitura literária. O Conexão Leitura esteve presente na FLUPP Parque contando a sua experiência com o incentivo à leitura, como na mediação dos debates literários. 

Conexão Leitura com a escritora Ninfa Parreiras (camisa branca) 






08 novembro 2013

Agente de Leitura

A Secretária Estadual de Cultura abrir inscrições para o "Agente de Leitura" sigam as informações contidas no folder.


07 novembro 2013

Conexão Leitura debate os espaços de leitura do Rio de Janeiro



Debater ideias é propagar conhecimento. Com esse intuito, o Conexão Leitura participou do II Seminário Internacional Comunicacão, Arte e Cidade (CAC) , no debate sobre os espaços sensíveis de leitura no Rio de Janeiro,na última semana de outubro, na Fundação Casa de Rui Barbosa. Compondo a mesa desse debate estavam Luzia De Seta, do Projeto Plantando O Futuro, representando o polo Conexão Leitura, Kely Louzada, da Associação Meninas e Mulheres do Morro, Benita Pietro, do Movimento Integrado de Leitura (MIL), Quésia Cunha e Lucia Helena Palhão, ambas da Baixada Literária.  Mediando o debate estava a professora da UERJ, Cíntia SanMartín Fernandes.

A mesa do debate discutindo temas relacionados à leitura e o livro


Temas como enraizamento comunitário, a criação de leis para o livro e a leitura no Rio de Janeiro, além da importância do mediador de leitura foram debatidos durante o evento. De acordo com Kely Louzada projetos de leitura só são abraçados pela comunidade quando estão próximos daqueles que são assistidos. “É preciso conhecer quem é o público do projeto e saber quais são as reais necessidades do local onde atuamos”, disse Louzada, que ainda destacou a criação do Plano Municipal do Livro, Leitura e Biblioteca no Rio de Janeiro (PMLLB). A questão do PMLLB no Rio também foi levantada por Luzia De Seta, que relatou a necessidade da mobilização da sociedade civil, para que o governo municipal desperte para a importância do plano. “Escritores, mediadores de leitura, bibliotecas, agentes culturais e a sociedade civil têm que se unir pelo Plano,  já que só com o PMLLB vamos garantir o acesso ao livro e à leitura para todos os cariocas”, concluiu Luzia.


Conexão Leitura,  Benita Pietro e Baixada Literária reunidos no evento