26 março 2014

Livros à disposição de crianças e jovens no Complexo da Maré

Na biblioteca comunitária Elias José, no Complexo da maré, que funciona no Museu da Maré, as manhãs do mês de março foram dedicadas à catalogação do acervo do espaço, que é constituído por livros de diversos gêneros da literatura. A equipe da biblioteca carimbavam os livros e colavam fichas dentro das obras para identificar a classificação literária, como registraram as obras na “Biblioteca Fácil”, um banco de dados que registra a localização e informações dos livros catalogados.


Sandra Martins, mediadora de leitura, registrando os livros na Biblioteca Fácil

Para Marilene Nunes, coordenadora da biblioteca, o trabalho de catalogação foi importante para a equipe da biblioteca  e os frequentadores do espaço. “A organização dos livros permitiu que o leitor encontrasse com facilidade um livro, como concedeu autonomia aos visitantes para passear pelo acervo da biblioteca. A catalogação também facilitou o trabalho dos colaboradores na localização dos livros. Não basta ter um bom acervo é fundamental que ele esteja organizado e acessível aos frequentadores da biblioteca", afirmou Marilene. 


Texto: Mônica Macabú
Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao.leitura@gmail.com
Colaboração: Marinele Nunes e Terezinha Lanzelloti, da Biblioteca Elias José 




AV. Guilherme Maxwell, nº 26 - Timbau -Maré
Rio de Janeiro - RJ CEP: 2104-212.
Telefone: (21) 3868-6748

24 março 2014

Uma biblioteca para toda a comunidade



A biblioteca comunitária Esquina do Livro-Aiacom, que funciona na Escola Aiacom (Armazém de Ideias de Ações Comunitárias), no bairro do Engenho Novo, promove a leitura literária não apenas entre os alunos da escola, mas também alcança as crianças, adolescentes e adultos dos arredores da biblioteca, que inclui os moradores do Morro São João.

Segundo Eulina Silva, coordenadora da biblioteca, um espaço destinado ao incentivo à leitura, tem ser que utilizado por todos que moram próximos a ela. “É importante que a biblioteca conquiste os moradores da localidade na qual está inserida, porque só assim suas ações vão impactar aquela comunidade. Por isso, a Esquina do Livro está apta a servir a qualquer morador próximo ao projeto, seja criança, jovem ou adulto”, disse Eulina.


Crianças que estudam na Escola Aiacom e são moradoras do Morro São João 




Texto: Mônica Macabú
Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao.leitura@gmail.com
Colaboração: Eulina Silva, da Biblioteca Esquina do Livro


Rua Barão do Bom Retiro, nº 920 Engenho Novo - 
Rio de Janeiro- CEP 20715-003 
E-mail: contato@aiacom.org.br
Tel.: (21) 2581-9919 / 3591-9918
 www.esquinadolivro.org.br



Varal poético em Rio das Pedras

                                       
                                   
                                  

Um varal não de roupas, mas de poesias para encantar a alma. Na biblioteca comunitária Wagner Vinicio, em Rio das Pedras, coordenada pelo Projeto Plantando O Futuro, o tradicional varal de roupas transforma-se no varal das poesias. Esse varal poético é montado entre as estantes da biblioteca, com o auxílio das crianças e adolescentes do projeto, que selecionam os livros de poesia que mais apreciam e lá vão pendurando. Após a organização do varal, as poesias são lidas ora individualmente, ora coletivamente.




Em todas as etapas dessa atividade, as crianças e jovens são orientadas por Carlos Alberto Maia Honorato, mediador de leitura da biblioteca. Ele vê nessa atividade a possibilidade de explorar o universo diversificado e mágico das poesias. “Com essa ação posso proporcionar um momento de comunhão entre leitor, livro e poesia, além de ser uma maneira atraente para apresentar os diversos autores de livros poéticos e valorizar a leitura como fonte inesgotável de prazer, conhecimento e entretenimento” afirmou Honorato.


Texto: Mônica Macabú
Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao.leitura@gmail.com
Colaboração: Luzia De Seta e Carlos Honorato, do Projeto Plantando O Futuro

ISER
Rua do Russel 76, 5º andar - Glória, 
Rio de Janeiro 
Tel.:(21) 2555-3782

Biblioteca Wagner Vinício do Projeto Plantando O Futuro
Estrada de Jacarepaguá, 5411, Quadra 1, casa 55
Rio das Pedras - Rio de Janeiro
Telefone: 22753-047
www.iser.org.br
Skype: plantandoofuturo10

GIROLIVRO reforça vínculos com a comunidade

Um projeto enraizado com a localidade que atende. Com esse conceito, a biblioteca comunitária GIROLIVRO, na comunidade da Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, realizou em fevereiro, atividades de enraizamento do projeto com os moradores da localidade. Leituras de poesias e contos foram realizadas na quadra da escola de samba da comunidade, Unidos da Villa Rica. “Por meio da mediação de leitura, conseguimos envolver no universo da literatura o público frequentador da escola de samba, como as senhoras da terceira idade, que lá realizam aula de ginástica e alunos de gastronomia do projeto Eco Buffet”, disse Lucia Morais, coordenadora da biblioteca.

Livros de poesias e contos para os moradores 


A biblioteca, em parceria com o Projeto Livro de Rua, também realizou a ação “O livro bate à sua porta”, para se aproximar dos moradores do Tabajaras. Durante a ação, livros foram distribuídos gratuitamente para os frequentadores de estabelecimentos comerciais da comunidade. O único compromisso de quem ganhava o livro era passá-lo adiante após a leitura.

Tairini Santos, do GIROLIVRO, distribuindo livros no comércio local 



Texto: Mônica Macabú

Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao.leitura@gmail.com
Colaboração: Lucia Morais, do Projeto GIROLIVRO


Projeto GIROLIVRO
Rua Euclides da Rocha, 376 - Copacabana
Rio de Janeiro - RJ CEP: 22031-100
Tel: (21) 2236-5563

Incentivo à diversidade literária

Quem disse que as crianças têm medo do bicho papão? Na biblioteca comunitária Atelier das Palavras, da Associação Meninas e Mulheres do Morro, no Morro da Mangueira, narrações de terror são contadas de forma engraçada e lúdica, para que as crianças e jovens possam também apreciar histórias de terror, sem angústias e medo.  As histórias de terror são contadas em uma roda de leitura coordenada por um mediador de leitura. Na biblioteca Atelier das Palavras, vários gêneros literários são estimulados por meio de contação de histórias, rodas de leitura e brincadeiras literárias. Para Kely Louzada, coordenadora da biblioteca, é importante que os frequentadores do espaço tenham acesso a diversos gêneros da literatura, para que não tenham medo de experimentar novas leituras. “Respeitamos o gosto individual de cada criança e jovem. Não obrigamos que eles gostem de todos os gêneros literários, mas apresentamos outras faces da literatura, para os que querem desbravar outros olhares literários”, analisou Louzada. 


Kely Louzada contando a história de terror da  Maria Angula na biblioteca


Texto: Mônica Macabú,assessora de Comunicação/ e-mail: comunicacao.leitura@gmail.com

Colaboração: Beethoven Lima e Kely Louzada, da Biblioteca Atelier das Palavras





Ações de leitura chegam a praça e praia do Rio

Durante os meses de fevereiro e março, o Livro de Rua espalhou poesia, histórias e conversas literárias pela  cidade do Rio de Janeiro.  Em uma das atividades, o Livro de Rua realizou a distribuição de livros durante a ação “Leitura na Praça Granito”, que reúne crianças do bairro de Anchieta.  Nessa atividade, a estudante Mariene Lino, que aos 11 anos já teve dois livros infantis publicados, fez mediação de leitura para outras crianças. A ação na Praça Granito começou  em 2012, quando moradores do bairro se juntaram no intuito de motivar crianças e adultos a aproveitar as manhãs de sábado para brincar com livros.

A orla de Copacabana ganhou, há um ano, a “Biblioteca na Praia”, uma ação do Livro de Rua, que é montada aos domingos, ao lado da estátua do poeta Carlos Drummond de Andrade.  Numa das ações, em março, em poucas horas foram distribuídos cerca de mil livros de vários gêneros literários. O público participou de cirandas e contação de histórias, além de um recital de poemas, ao lado do coordenador do Livro de Rua, Pedro Gerolimich. Prestigiaram o evento as escritoras Ruth Leite, Luciene Prado e Edmea Campbell.





A escritora, Edmea Campbell, prestigiando o evento em Copacabana