10 abril 2014

Sábados para ouvir e ler histórias




Crianças e adultos reunidos pela leitura literária

No último sábado de março, a equipe da biblioteca Esquina do Livro, cativou o bairro do Engenho Novo com diversas atividades literárias. Foram duas horas de contação de história e mediação de leitura para crianças, de 4 a 12 anos, com seus pais ou responsáveis. “Com  essa ação conseguimos diversificar o gosto literário dos que já leem, além de instigar novos leitores no bairro” disse Eulina Silva, que coordena a biblioteca.  


Contação de histórias e mediação de leitura no Engenho Novo




 Essas atividades literárias acontecem todos os últimos sábados do mês, das 9h às 11h, no pátio da instituição. Basta chegar, sentar ou deitar, para viajar nas páginas de um livro.








Texto: Mônica Macabú
Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao.leitura@gmail.com
Colaboração: Eulina Silva, da Biblioteca Esquina do Livro


 


Rua Barão do Bom Retiro, nº 920 Engenho Novo 
Rio de Janeiro- CEP 20715-003 
E-mail: contato@aiacom.org.br
www.esquinadolivro.org.br
Tel.: (21) 2581-9919 / 3591-9918


Meninas entre sapatilhas e livros









Aqui na biblioteca comunitária Elias José, no Complexo da Maré, localizado no Museu da Maré, há dias que recebemos a visita de meninas, que fazem aulas de ballet no Museu. Elas chegam e começam a se arrumar na porta da biblioteca. Algumas entram para calçar as sapatilhas e acabam manuseando  os livros. Elas estão quase sempre de coque preso com uma rede. Mas na primeira quinta de abril, entrou um grupo  de sete meninas, que  tinha três meninas negras sem rede. Uma menina estava de trança, outra de rabo de cavalo e uma com o cabelo todo para trás. Então, decidi ler o livro “menina bonita do laço de fita”, da escritora Ana Maria Machado. Quando viram o livro, duas falaram que conheciam a história. Li esse livro para mostrar a elas que com ou sem rede, todas ficam bonitas.  Afinal, a beleza habita na autenticidade de sermos nós mesmos. 



Esse é um relato de Marilene Nunes, coordenadora da biblioteca Elias José, que contou a história do livro para meninas.






Texto: Mônica Macabú
Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao.leitura@gmail.com
Colaboração: Marinele Nunes, da Biblioteca Elias José



 


AV. Guilherme Maxwell, nº 26 - Timbau -Maré
Rio de Janeiro - RJ CEP: 2104-212.
Telefone: (21) 3868-6748


Projeto GIROLIVRO é acolhido pela comunidade dos Tabajaras




Atos geram resultados. Após as ações do “O livro bate à sua porta”, na qual a biblioteca GIROLIVRO, visita as residências dos moradores da Ladeira dos Tabajaras, o projeto sempre ganha novos frequentadores e tem o aumento no número de empréstimos. Durante a visita, a equipe do projeto estimula o morador a frequentar assiduamente a biblioteca e a levar consigo um conhecido ou parente para conhecer o projeto. “Ao nos deslocarmos até a casa do morador conseguimos ficar mais próximos daqueles que lá residem. Assim, a comunidade começa a ver nosso trabalho de outra forma, se aproxima mais da biblioteca e faz dela uma extensão da sua casa”, afirmou Lucia Morais, coordenadora do projeto GIROLIVRO. 

 
Lucia Moraes, coordenadora da biblioteca,
  recebeu doações  de livros dos moradores da comunidade


A professora ,Clarinete Targino, leu poesias ao receber a equipe da biblioteca



Texto: Mônica Macabú
Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao.leitura@gmail.com
Colaboração: Lucia Morais, do Projeto GIROLIVRO




Projeto GIROLIVRO
Rua Euclides da Rocha, 376 - Copacabana
Rio de Janeiro - RJ CEP: 22031-100
Tel: (21) 2236-5563

Uma biblioteca acolhedora e receptiva




 
 Espaço de leitura que acolhe seu público


Ler se torna mágico quando somos abraçados pela biblioteca que frequentamos. Com o intuito de deixar o espaço mais aconchegante ao público, a biblioteca comunitária Wagner Vinicio, em Rio das Pedras, do Projeto Plantando O Futuro, foi organizada no primeiro sábado de abril. “Arrumamos a biblioteca para atender melhor nosso público. Priorizamos o fácil acesso aos livros infantis, para que qualquer criança pudesse acessá-los com facilidade. Após a arrumação, o espaço tornou-se acolhedor e mais atraente”, afirmou Luzia De Seta, coordenadora do Projeto Plantando o Futuro, que organizou o espaço com apoio da Solange Maria da Costa, colaboradora da biblioteca, que reside na comunidade. 


Equipe do Plantando desfrutando da biblioteca com seus leitores





Texto: Mônica Macabú
Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao.leitura@gmail.com
Colaboração: Luzia De Seta, do Projeto Plantando O Futuro



 


ISER
Rua do Russel 76, 5º andar - Glória, 
Rio de Janeiro 
Tel.:(21) 2555-3782
www.iser.org.br 

Biblioteca Wagner Vinicio, do Projeto Plantando O Futuro
Estrada de Jacarepaguá, 5411, Quadra 1, casa 55
Rio das Pedras - Rio de Janeiro 
Telefone: 22753-047
Skype: plantandoofuturo10.

Conhecendo outros olhares da literatura



Às vezes, belas histórias nos esperam em gêneros literários que não experimentamos. Para estimular a leitura de outros gêneros da literatura, a biblioteca Atelier das Palavras, da Associação Meninas e Mulheres do Morro, no Morro da Mangueira, reuniu adolescentes em um bate-papo, para conversarem sobre a diversidade literária.  A conversa teve o intuito de fazer os jovens refletirem sobre a diversidade literária, para descobrir o gosto por outras faces da literatura. Após o bate- papo, os jovens foram desafiados a confeccionarem livrinhos de cordel. "Com a produção dos livros, os adolescentes experimentaram em grupo e de forma divertida a cultura do cordel" afirmou Kely Louzada, coordenadora da biblioteca.



Jovens conhecendo a cultura de cordel


Texto: Mônica Macabú,
Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao.leitura@gmail.com
Colaboração: Beethoven Lima e Kely Louzada, da Biblioteca Atelier das Palavras