27 maio 2014

Conexão Leitura participa de Encontro Regional do Instituto C&A


O Instituto C&A realizou, em maio, o Encontro Regional do Programa Prazer em Ler, que reuniu integrantes de instituições que compõem os polos de leitura de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, em Itaipava, região serrana do Rio de Janeiro.O evento proporcionou a troca de experiência e conhecimento entre os participantes dos polos, a possibilidade de reconhecer quais são os entraves e os avanços de cada instituição, além de um debate sobre políticas públicas de incentivo à leitura nas regiões Sul e Sudeste. Aconteceram também oficinas sobre gestão compartilhada, mobilização de recursos e planejamento, práticas de mediação de leitura e catalogação do acervo.

Polos de Leitura da Região Sudeste e Sul 
reunidos no Encontro Regional 

Durante o encontro, a literatura foi celebrada com um bate papo com o escritor e historiador Joel Ruffino dos Santos, que falou sobre sua obra. Os participantes ainda tiveram a oportunidade de visitar o sítio Boa Liga, da Fundação Cultural Casa Lygia Bojunga, quando foram aconchegados pela leitura de um conto da escritora, realizada pela coordenadora do espaço, Francisca Valle. Foi uma excelente oportunidade para os participantes do polo Conexão Leitura, que voltaram mais envolvidos com a literatura e engajados para garantir o acesso ao livro e à cultura literária aos cariocas.  O Conexão Leitura foi representando no encontro por Carlos Honorato, do Projeto Plantando O Futuro, por Beethoven Lima e Bárbara Furtado, da Associação Meninas e Mulheres do Morro, Sandra Viana, da biblioteca Elias José, Lucia Morais, do Projeto GIROLIVRO, a escitora Sol Mendonça e Daiana, da biblioteca Esquina do Livro.

Integrantes do Conexão Leitura reunidos
com  o escritorJoel Ruffino dos Santos (camisa azul)







15 maio 2014

Rio vai celebrar a literatura em Santa Teresa


Nesse final de semana, o bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, vai promover a Festa Literária de Santa Teresa (FLIST). O evento é organizado e idealizado pela Biblioteca Anísio Teixeira. Neste ano a FLIST comemora sua sexta edição, homenageando os autores Marina Colasanti e Ziraldo, haverá também um tributo ao cantor e compositor Dorival Caymmi. A programação da festa inclui encontros dos leitores com escritores e profissionais da literatura, além de debates sobre a leitura na cidade.

O polo Conexão Leitura vai participar da FLIST, representado por Kely Louzada, coordenadora da Associação Meninas e Mulheres do Morro, na mesa que discutirá a importância da biblioteca comunitária, no sábado (17/5), às 16h. “Participar desse evento literário fortalece e amplia a credibilidade do polo no Rio de Janeiro, além de permitir discutir junto aos cariocas a importância das bibliotecas comunitárias nessa cidade, afinal nem todos têm acesso ao livro e à literatura” afirmou Kely.

Já no debate sobre o Plano Municipal do Livro, da Leitura e das Bibliotecas (PMLLB), no domingo (18/5), às 14h, o polo vai ser representado por Luzia De Seta, da Instituição ISER - Instituto de Estudos da Religião e membro da equipe do Projeto Plantando O Futuro. “Com a participação nessa mesa, esperamos ampliar o debate sobre a construção do Plano Municipal do Livro , da Leitura e das Bibliotecas (PMLLB), e envolver as pessoas ligadas a esta área. É importante a participação de toda a população nessa elaboração, porque o Plano deve atender a cidade do Rio de Janeiro e não apenas uma parcela da sociedade” analisou Luzia.


Festa Literária de Santa Teresa (FLIST)
Dias 17 e 18 de maio
Horário: 8h às 18h
Os debates vão acontecer no Parque das Ruinas,
Rua Murtinho Nobre 169, em Santa Teresa.
Para saber mais da programação da FLIST,


Acesse: http://www.flist.org.br/

03 maio 2014

Construção do Plano Municipal do Livro, Leitura e Bibliotecas



         Conexão planejando ações para mobilizar o Rio
                para construir o Plano Municipal do Livro, Leitura e Bibliotecas

A sociedade carioca precisa se unir na construção de políticas públicas para o livro, a leitura e as bibliotecas. Quando o político elabora uma lei, muitas vezes, ela não se adequa ao que a população necessita. Por isso, o polo Conexão Leitura quer mobilizar a sociedade carioca para participar da criação do Plano Municipal do Livro, Leitura e Bibliotecas no Rio de Janeiro (PMLLB), para que o plano atenda às necessidades da população, de acesso ao livro e à cultura literária. “O polo precisa ampliar o debate do PMLLB no Rio, porque o Conexão não pode ser o protagonista na criação do plano. Os cariocas têm que expressar suas opiniões e ideias sobre o livro e a leitura.  Precisamos do apoio e da participação da população carioca. O Plano deve ser da cidade do Rio de Janeiro e não apenas de uma parcela da sociedade”, analisou Luzia De Seta, que participa do polo Conexão Leitura com o Projeto Plantando O Futuro. Dentre suas ações, o polo realizará, em agosto, um seminário para traçar o panorama de como está a construção do PMLLB.   


Conexão participou de reuniões com a Secretaria Estadual de Cultura 
para incluir demandas das bibliotecas comunitárias 
no plano setorial do livro e da literatura fluminense




Bibliotecas do Conexão Leitura buscam o enraizamento comunitário



Estabelecendo laços de cumplicidade com a comunidade. As bibliotecas comunitárias que integram o polo Conexão Leitura realizaram ações de aproximação com as comunidades atendidas. O objetivo dessas ações é potencializar o relacionamento das bibliotecas com os moradores, para que eles possam frequentar o espaço com liberdade para interagir, participar e dar sugestões ao projeto. Com a participação ativa dos moradores, as bibliotecas podem compreender quais são as ações pertinentes àquela região.

O comércio de Rio das Pedras participou das
 ações de incentivo à leitura do Projeto Plantando O Futuro




Buscando essa integração com o seu público, a biblioteca comunitária Wagner Vinicio, do Projeto Plantando O Futuro, em Rio das Pedras, realizou um sarau literário, mediação de leitura em estabelecimentos da localidade e contação de histórias nas residências dos moradores.  Já a biblioteca Esquina doLivro, no Engenho Novo, também promoveu ações para enraizar a comunidade ao projeto, com a distribuição de livros, leitura de livros no comércio local e nas casas dos moradores do bairro.  As atividades em Rio das Pedras e no Engenho Novo foram coordenadas por Lucia Morais, do Projeto GIROLIVRO, que integra o Conexão Leitura. 




Equipe do Esquina do Livro com Lucia Morais
 promovendo ações no Engenho Novo 

A biblioteca Esquina do Livro entregou 
 livros literários aos moradores do bairro



Texto: Mônica Macabú
Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao.leitura@gmail.com

02 maio 2014

Encontrando novos caminhos



Para trilhar novas estradas é preciso rever os passos já dados. Na segunda semana de abril, o Conexão Leitura teve um encontro de formação, coordenado por Beto Silva, assessor do Programa Prazer em Ler (Instituto C&A), que apoia o grupo. O encontro teve o intuito de capacitar os coordenadores e colaboradores do polo, como aperfeiçoar as ações do coletivo.   

Troca de conhecimento e ideias entre o assessor e o polo 


Por isso, o polo e o assessor dialogaram sobre a mediação de leitura, a catalogação dos acervos das bibliotecas, o enraizamento das comunidades atendidas com os projetos, o papel de cada biblioteca no polo, além dos avanços e os entraves que permeiam o grupo. Durante o encontro, novos caminhos foram estabelecidos para transformar cada biblioteca do polo em um espaço cultural, que garanta a leitura literária como prática social e a democratização do acesso ao livro literário.



Os colaboradores do Conexão 
reunidos nos dois dias de formação