25 julho 2014

Um espaço de portas abertas para o público

Às vezes, a conquista de um novo leitor acontece pela liberdade que a biblioteca dá ao usuário, de poder folhear os livros do acervo, conversar com os mediadores ou passar no espaço só para beber uma água, sem ter o compromisso de levar ou não um livro. Assim acontece na biblioteca comunitária Elias José, no Complexo da Maré, que permite visitantes e frequentadores desfrutarem das dependências do projeto livremente. “Muitas crianças do Colégio Bahia, que é próximo da Elias José, passam aqui apenas para beber uma água ou descansar um pouco antes de seguir para casa. Porém com a vinda frequente à biblioteca, muitas crianças acabam tendo o interesse em pegar um livro”, afirmou Marilene Nunes, coordenadora da biblioteca.  Para Marilene, as bibliotecas não podem empurrar um livro logo que uma pessoa entra no espaço, mas têm que conquistá-lo, a cada visita, para o prazer da leitura. 


As crianças que muitas vezes passavam apenas para beber água,
se tornaram assíduos no projeto 


 
 Texto: Mônica Macabú
Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao.leitura@gmail.com
Colaboração: Marilene Nunes, da Biblioteca Elias José



Biblioteca Elias José
Avenida Guilherme Maxwell, nº 26 
Timbau -Maré-Rio de Janeiro - RJ 
CEP: 2104-212.
Telefone: (21) 3868-6748



08 julho 2014

O menino que compartilha o gosto pela leitura

É um menino que tem na literatura asas para voar pelo mundo. Esse é Daniel Silva, de 10 anos, que há três anos frequenta a biblioteca comunitária Elias José, no Complexo da Maré. Ele participa assiduamente das atividades de leitura do projeto. Todas as terças e quartas, Daniel é visto pela equipe da biblioteca entre as estantes do espaço, desbravando o acervo. Além da paixão pelos livros, ele gosta de ser mediador de leitura. No início desse mês, o menino mediou o livro “Alfabeto escalafobético”, de Claudio Fragata, para a mais nova frequentadora da biblioteca, Malu, de apenas 5 anos. Após a mediação de leitura, a mãe da Malu percebeu que a menina já havia aprendido mais duas letras, o 'w' e o 'y'.
Para Terezinha Lanzelotti, mediadora de leitura da biblioteca, ter crianças e jovens que gostem de ler e fazer mediação de leitura fortalece o projeto. “Temos crianças que naturalmente são envolvidas não só pela leitura, mas por nossa missão de disseminar a leitura literária. Daniel já foi conquistado pelo prazer da leitura e de compartilhar o gosto pelos livros”, disse Terezinha.

Daniel, mediando um livro para Malu


Daniel e Malu, compartilhando o prazer pela leitura




Texto: Mônica Macabú
Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao.leitura@gmail.com
Colaboração: Terezinha Lanzelotti, da Biblioteca Elias José



Biblioteca Elias José
Avenida Guilherme Maxwell, nº 26 
Timbau -Maré-Rio de Janeiro - RJ 
CEP: 2104-212.
Telefone: (21) 3868-6748