08 agosto 2014

Conexão Leitura realizará evento literário no Forte de Copacabana

Nos dias 15, 16 e 17 de agosto o Rio de Janeiro será envolvido pela literatura com o evento  "Conexão Leitura na Alameda Literária", no Forte de CopacabanaNo dia 15/8, às 14h, será abertura do evento com o seminário "Livro, leitura e biblioteca: uma questão de Política Pública", que discutirá a importância das bibliotecas comunitárias e a política pública para o livro, a leitura e biblioteca no Rio de Janeiro. Faça a sua inscrição para o seminário pelo link: bit.ly/seminarioalamedaliterariaJá nos dias 16 e 17 de agosto haverá contação de histórias, encontros dos leitores com escritores, oficinas de artes visuais, das 10h às 17h.


Confira a programação do evento: 




“Conexão Leitura na Alameda Literária”
Local: Forte de Copacabana - Praça Coronel Eugênio Franco, nº 1
Posto 6 - Copacabana
Dia 15/8 das 14h às 17h30
Dias 16 e 17/8 das 10h às 17h
Informações sobre o evento ou o Conexão Leitura:
Tel.: (21) 2567-5361
E-mail: conexao_leitura@hotmail.com
Assessoria de imprensa: comunicacao.leitura@gmail.com 

03 agosto 2014

Conexão Leitura promove debate sobre políticas públicas para o livro, leitura e bibliotecas


O Conexão Leitura é um polo de bibliotecas comunitárias no Rio de Janeiro, que nasceu há quase cinco anos, quando bibliotecas e espaços de leitura comunitários se uniram para trocar experiências e conhecimento. O polo promove ações voltadas à formação de leitores e a promoção da leitura literária. Anualmente, o polo realiza um evento literário no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro. Neste ano, o evento passa a se chamar “Conexão Leitura na Alameda Literária”, que tem como objetivo discutir as políticas públicas para o livro e a leitura na cidade. 

“Nessa quinta edição do evento, o Conexão Leitura está consciente da necessidade de debater a política pública para o livro, a leitura e as bibliotecas na cidade do Rio de Janeiro. Percebemos que o debate sobre politicas públicas precisa estar sempre vivo para provocar a participação da sociedade civil na construção do Plano Municipal do Livro, Leitura e Bibliotecas (PMLLB) do Rio de Janeiro. Afinal, política pública só se constrói com participação social, este é o tempo, esta é a hora”, analisou Luzia De Seta, integrante do polo, que atua no ISER (Instituto de Estudos da Religião) e na biblioteca comunitária Wagner Vinicio.




Conexão Leitura na Alameda Literária
Local: Forte de Copacabana, na Avenida Atlântica, nº 1 
Posto 6 - Copacabana - Rio de Janeiro
Dia 15, das 14 às 17h
Dias 16 e 17 das 10h às 17h

No dia 15/8, abertura do evento com o seminário "Livro, leitura e biblioteca: uma questão de Política Pública", inscreva-se no link: http://goo.gl/jlnRIw



Texto: Mônica Macabú
Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao.leitura@gmail.com
Colaboração: Luzia De Seta, da Biblioteca Wagner Vinicio

Pequenas bailarinas apaixonadas por literatura

Nas pontas dos pés e com livros nas mãos.  As meninas que frequentam a oficina de ballet, no Museu da Maré, no Complexo da Maré, são frequentadoras assíduas da biblioteca comunitária Elias José, que também fica no Museu. Entre o intervalo da oficina, as meninas aproveitam o tempo para relaxar e viajar pelo acervo literário do projeto. “Com essas meninas a equipe do projeto se diverte e aprende. Muitas delas ainda estão na alfabetização. Porém, elas não se intimidam em pegar um livro, ler individualmente ou pegar para ler para quem está mediando o livro. É encantador ver essas meninas sem medo de pegar um livro, mesmo não dominando a leitura. Elas são tão pequenas e já estão entregues para o mundo da literatura”, afirmou Marilene Nunes, coordenadora da biblioteca.


Terezinha Lanzelloti, mediadora de leitura da biblioteca,
se divertindo com as meninas do ballet 


 Texto: Mônica Macabú
 Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao.leitura@gmail.com
Colaboração: Marilene Nunes, da Biblioteca Elias José




Biblioteca Elias José
Avenida Guilherme Maxwell, nº 26 
Timbau -Maré-Rio de Janeiro - RJ 
CEP: 2104-212.
Telefone: (21) 3868-6748