30 novembro 2014

Exaltação à cultura africana

A biblioteca Esquina do Livro, no Engenho Novo, dedicou o mês de novembro para exaltar a cultura africana, em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Atividades literárias com obras que retratam a cultura africana, além de exibição de filmes sobre o tema foram realizadas no projeto. “É importante resgatar e valorizar a cultura africana. Uma cultura que faz parte da formação do povo brasileiro, que durante muitos anos foi massacrada e esquecida por todos nós”, afirmou Eulina Silva, coordenadora da biblioteca.




Texto: Mônica Macabú
Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao.leitura@gmail.com
Colaboração: Eulina Silva, coordenadora da biblioteca Esquina do Livro





Rua Barão do Bom Retiro, nº 920 Engenho Novo 
Rio de Janeiro- CEP 20715-003 
E-mail: contato@aiacom.org.br
www.esquinadolivro.org.br
Tel.: (21) 2581-9919 / 3591-9918

Uma biblioteca envolvida com a comunidade

“Às vezes, quando chego para abrir a biblioteca, já encontro crianças aguardando para entrar. Tanto os pequenos quanto os adultos têm com a biblioteca uma relação de zelo, envolvimento e carinho. É gratificante ver que estamos alcançando cada vez mais pessoas e que a comunidade está acolhendo o projeto. Tão importante quanto formar leitores e sensibilizar novos frequentadores é perceber que a biblioteca é um projeto vivo na comunidade, que gera resultados” afirma Marilene Nunes, da biblioteca comunitária Elias José, no Complexo da Maré.  





Texto: Mônica Macabú
Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao.leitura@gmail.com
Colaboração: Marilene Nunes, Coordenadora da biblioteca Elias José



Biblioteca Elias José
Avenida Guilherme Maxwell, nº 26 
Timbau -Maré-Rio de Janeiro - RJ 
CEP: 2104-212.
Telefone: (21) 3868-6748

05 novembro 2014

Conexão Leitura planeja mapeamento de bibliotecas comunitárias do Rio




Com o intuito de identificar quais são os trabalhos desenvolvidos de incentivo à leitura literária e a formação de leitores no Rio Janeiro, o Polo Conexão Leitura fará o mapeamento de bibliotecas comunitárias e grupos que promovem a leitura na cidade. “Esse trabalho permitirá ao polo conhecer e acolher novos grupos, gerar e trocar conhecimento com outras bibliotecas. Além de fortalecer e ampliar as ações de incentivo à leitura no Rio de Janeiro, gerando também novas possibilidades de interações entre os grupos mapeados”, afirmou Simone Araújo, integrante do Conexão Leitura e do Projeto Plantando O Futuro/ Biblioteca  Wagner VinicioPara fortalecer a rede coletivamente de projetos de leitura, o Conexão Leitura convida as bibliotecas comunitárias, os contadores de histórias, os mediadores de leitura, os grupos itinerantes e associações que desenvolvem ações de leitura literária para participar desse mapeamento. Faça contato com o polo, para dúvidas, sugestões e informações pelo e-mail:conexao_leitura@hotmail.com.



Texto: Mônica Macabú
Assessora de Comunicação do Conexão Leitura
comunicao.leitura@gmail.com
Colaboração: Simone Araújo, do Projeto Plantando O Futuro/Wagner Vinicio 

Adolescentes realizam atividades literárias


Sementes plantadas com dedicação e amor geram bons frutos. Na festa do dia das crianças, organizada pela biblioteca Atelier das Palavras, da Associação Meninas e Mulheres do Morro, com os amigos da Candelária, na Mangueira, a associação colheu resultados da formação de leitores. “Foi maravilhoso ver a semente que plantamos nos jovens dando frutos. Os adolescentes organizaram sozinhos uma pequena biblioteca para o evento, que foi apelidada de “Atelierzinho das Palavras”. Eles também realizaram oficinas, contação de histórias e leitura compartilhada para as crianças. Os adolescentes que formamos leitores, agora  também formam novos leitores. Esse resultado não apenas nos enche de alegria, como fortalece o projeto e a sua missão de democratização do acesso ao livro e à cultura literária”, afirmou Kely Louzada, coordenadora da biblioteca.


Richard fez a leitura de um livro para crianças e jovens



Texto: Mônica Macabú,
Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao.leitura@gmail.com
Colaboração: Kely Louzada, Coordenadora da biblioteca Atelier das Palavras


Uma biblioteca dedicada a comunidade

Interação entre projeto e comunidade. Na biblioteca Elias José, no Complexo da Maré, ações de enraizamento comunitário são realizadas, para o fortalecimento do vínculo do projeto com os moradores da Maré. “Uma biblioteca comunitária tem que ofertar aos frequentadores um espaço aconchegante, acervo de qualidade, equipe qualificada e atividades atrativas. É primordial também que a biblioteca conquiste os moradores do entorno do projeto. Por isso, é preciso sair da biblioteca e olhar aquele que ainda não frequenta o nosso projeto, com criatividade e carinho conduzi-lo a ocupar o seu espaço dentro da biblioteca”, afirmou Marilene Nunes, coordenadora da Elias José.


Marilene Nunes convidando moradora para conhecer o projeto 





T
exto: Mônica Macabú

Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao.leitura@gmail.com
Colaboração: Marilene Nunes, Coordenadora da biblioteca Elias José



Biblioteca Elias José
Avenida Guilherme Maxwell, nº 26 
Timbau -Maré-Rio de Janeiro - RJ 
CEP: 2104-212.
Telefone: (21) 3868-6748

Conexão Leitura participa de encontro de formação com assessor do Instituto C&A


As bibliotecas comunitárias do Polo Conexão Leitura participaram de um encontro de formação, organizado por Beto Silva, assessor do Programa Prazer em Ler, do Instituto C&A, que apoia o polo. No primeiro dia do encontro, que aconteceu no ISER (Instituto de Estudos da Religião), na Glória, foi discutido a trajetória do trabalho do Conexão Leitura, com reflexões sobre os avançamos e os entraves do polo, como as demandas  de trabalho até o final desse ano.  Já no segundo dia de formação, na biblioteca Esquina do Livro – AIACOM, no Engenho Novo, as ações e as metas do polo, como a elaboração do plano de trabalho de 2015, foram os principais temas abordados. No terceiro dia de formação, no Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM), no Complexo da Maré, foi dedicado para o fechamento dos assuntos discutidos durante o encontro. “A formação foi um momento de troca, aprendizado, avaliação das ações do polo, aperfeiçoamento das atividades envolvendo gestão compartilhada, incidência política, mediação de leitura e compra de acervo. O encontro enriqueceu e fortaleceu os integrantes do Conexão Leitura, para a construção de um Brasil de leitores e a  criação e implementação do Plano Municipal do Livro, Leitura e Biblioteca do Rio de Janeiro (PMLLB)” afirmou Eulina Silva, integrante do polo e coordenadora da biblioteca Esquina do Livro. 








Texto: Mônica Macabú
Assessora de Comunicação do Conexão Leitura
comunicao.leitura@gmail.com
Colaboração: Eulina Silva, Coordenadora da biblioteca Esquina do Livro