22 janeiro 2015

Conexão Leitura participa de sarau no Parque das Ruínas

Um dia dedicado a poesias para acalentar a alma e o corpo. O Parque das Ruínas, em Santa Tereza, no Rio de Janeiro realiza uma vez por mês o sarau “Poesia no Parque”, evento que promove a leitura de poesias por leitores e autores. No início de janeiro, a ação teve como tema as poesias de autores que vivem em periferias de várias regiões do país. O roteiro do evento foi elaborado por Beto Silva, assessor técnico do Programa Prazer em Ler, do Instituto C&A, que convidou integrantes do Conexão Leitura para participar da ação.

“Acredito que as leituras realizadas pelos integrantes do polo proporcionaram um ar especial ao evento. Foi gratificante participar da ação, tanto pela troca com os autores e o público presente, quanto pela leitura de poesias que retratam as periferias do Brasil”, afirmou Luzia De Seta, integrante do ISER (Instituto de Estudos da Religião) e do Projeto Plantando O Futuro, do Polo Conexão Leitura.


Beto Silva e Volnei Canonica, ambos do Instituto C&A

Beethoven Lima, da Associação Meninas e Mulheres do Morro 

Carlos Honorato, mediador de leitura do Projeto Plantando O Futuro 

Luzia De Seta, coordenadora do Projeto Plantando O Futuro 

Reunidos em prol da poesia de periferia 



Texto: Mônica Macabú
Assessora de Comunicação do Conexão Leitura
comunicao.leitura@gmail.com
Colaboração: Luzia De Seta, do Projeto Plantando O Futuro/Wagner Vinicio 


Conexão Leitura faz mapeamento de bibliotecas comunitárias no Rio

.

O Polo Conexão Leitura se reuniu na biblioteca Atelier das Palavras, no Morro da Mangueira, para debater o mapeamento das bibliotecas comunitárias do Rio de Janeiro, realizado pelo polo com a coordenação da assistente social Simone de Paula, que integra o Projeto Plantando O Futuro e o Conexão Leitura. A pesquisa, feita no segundo semestre de 2014, apontou que há uma quantidade expressiva de bibliotecas na cidade que desenvolvem trabalhos de mediação de leitura. Dos projetos mapeados, dez já foram visitados pela assistente social, que constatou nas bibliotecas a existência de acervo literário e a frequência pelos moradores atendidos.
 “Ter informações sobre a existência e funcionamento desses projetos é importante para estabelecer parcerias, fortalecer o setor de bibliotecas comunitárias e trilhar junto com esses outros atores a construção do Plano Municipal do Livro, da Leitura e Biblioteca (PMLLB) do Rio de Janeiro”, afirmou Eulina Silva, coordenadora da biblioteca Esquina do Livro, que integra o polo Conexão Leitura.

Texto: Mônica Macabú

Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao.leitura@gmail.com
Colaboração: Eulina Silva, coordenadora da biblioteca Esquina do Livro