20 maio 2015

Conexão Leitura participa de mesa redonda na FLIST

O Polo Conexão Leitura participou de mais uma edição da Festa Literária de Santa Teresa (FLIST), que aconteceu nos dias 16 e 17 de maio, no Parque das Ruínas, no bairro boêmio  e cultural de Santa Teresa. Este ano, a FLIST homenageou os escritores Ferreira Gullar e Roger Mello. No primeiro dia do evento, o Polo esteve presente na homenagem ao escritor e ilustrador Roger Mello, como na comemoração pelos 450 anos do Rio, que contou com a presença do Marcelo Calero, Secretário Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. Após a sua apresentação, a equipe do Conexão Leitura  teve um encontro com o secretário, que mostrou-se receptivo com o Polo para o agendamento de uma conversa sobre as bibliotecas comunitárias e o Plano Municipal do Livro, Leitura e Biblioteca do Rio de Janeiro (PMLLB).


O escritor e ilustrador, Roger Mello, também apoia o
 Plano Municipal do Livro, da Leitura  e das Bibliotecas
na cidade do Rio de Janeiro




Marcelo Calero, Secretário Municipal de Cultura do Rio,
com  integrantes do Conexão Leitura 


O tema de políticas públicas para o livro e as bibliotecas foi pautado na FLIST, na mesa redonda “Os Polos de Leitura do Programa Prazer (Instituto C&A)”, que discutiu o papel e o lugar das bibliotecas comunitárias do Estado do Rio: os avanços e os desafios. Integraram a mesa: Luzia De Seta, do Polo Conexão Leitura, Vanessa Machado, do Polo Baixada Literária e Shirley Garrido, do Polo Tecendo uma Rede de Leitura. O mediador do debate foi Beto Silva, assessor técnico, do Programa Prazer em Ler.  Luzia De Seta contou como está o processo da construção do PMLLB no município do Rio de Janeiro e destacou o mapeamento das bibliotecas comunitárias no Rio realizado pelo Conexão Leitura. “Esse levantamento é importante para conhecermos outros espaços de leitura e termos mais representantes de bibliotecas na elaboração do PMLLB e na procura de vereadores que abracem essa causa” destacou Luzia. Após o debate, o Polo  Conexão Leitura realizou uma intervenção literária com o livro Meninos do Mangue, do Roger Mello. Após a mediação, as crianças realizaram pinturas, algumas na companhia de seus pais. Essa atividade foi bem aceita pelo público infantil, que participou com muita energia e alegria para construir belos desenhos para o autor.


Luzia De Seta (camisa branca) representando o  Conexão Leitura 

Beto Silva, com Luzia De Seta, 
Shirley Garrido e Vanessa Machado

Equipe do Conexão Leitura na
atividade literária com as crianças

Mãe e filha apreciando o livro do Roger Mello


Equipe do Conexão Leitura com os desenhos,
 que as crianças criaram para o Roger Mello

Polo Conexão Leitura,  Polo Baixada Literária e o
Polo Tecendo uma Rede de Leitura na FLIST 


Mais fotos do evento no flick do Conexão Leitura:

https://www.flickr.com/photos/conexao_leitura






Texto: Mônica Macabú
Assessora de Comunicação
comunicacao.leitura@gmail.com
Colaboração: Luzia De Seta, Gestora do Projeto Plantando O Futuro 

14 maio 2015

Festa Literária de Santa Teresa terá debate sobre bibliotecas comunitárias






Dias dedicados a poesias, literatura, debates e encontros literários. Nesse final de semana acontece a Festa Literária de Santa Teresa (FLIST), no Parque das Ruínas, em Santa Teresa. Na sétima edição, a FLIST homenageia os autores Ferreira Gullar e Roger Mello, além de celebrar os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro. O evento é organizado e idealizado pela Biblioteca Anísio Teixeira, do Centro Educacional Anísio Teixeira (CEAT). A Festa contará com 130 convidados e 86 atrações, como saruas de poesias, contação de histórias, concertos, apresentação de teatro, cinema, debates e bate-papos. O Conexão Leitura vai participar da FLIST, no domingo (17), às 11h, na mesa redonda “Polos de Leitura do Programa Prazer em Ler (Instituto C&A)”, que discutirá o lugar e o papel das bibliotecas comunitárias do Estado do Rio de Janeiro: avanços e desafios. A mesa será composta por Luzia De Seta, representando o Conexão Leitura, Shirley Garrido, do Polo Tecendo uma Rede de Leitura, Vanessa Machado, do Polo Baixada Literária. O debate será mediado por Beto Silva, assessor técnico, do Programa Prazer em Ler.  

“Nesse debate vamos ter a oportunidade de dialogar, trocar ideias e expor os avanços das bibliotecas comunitárias do Rio, afirmou Luzia De Seta, integrante do Instituto de Estudos da Religião (ISER) e gestora do Projeto Plantando O Futuro. Para  Luzia a mesa também será um momento para ampliar a discussão das políticas públicas para o livro, a leitura e bibliotecas no Rio. “Os Polos de Leitura do Rio e a sociedade civil são os atores primordiais para o desenvolvimento de políticas públicas para o livro, a leitura e as bibliotecas. Sem a participação da sociedade civil e das bibliotecas comunitárias, dos projetos de leitura, corremos o risco de receber um pacote pronto, com leis que não correspondem às necessidades da nossa população. Por isso, convido a todos para participar desse importante debate, no domingo, às 11h, no café literário, do Parque das Ruínas”, afirmou Luzia.


O  Conexão Leitura já particpou de outras edições da FLIST 


FLIST
Dias 16 e 17 de maio
Horário: 8h às 18h
Local: Parque das Ruinas
Rua Murtinho Nobre 169, em Santa Teresa

Para saber mais da programação da FLIST: 


Texto: Mônica Macabú
Assessora de Imprensa
comunicacao.leitura@gmail.com
Colaboração: Luzia De Seta, Gestora do Projeto Plantando O Futuro