22 junho 2015

Parceria com universidade amplia visibilidade do Polo


O curso de Comunicação Social da Universidade Veiga de Almeida, do campus Tijuca, por meio da professora Renata Feital, firmou uma parceria para atender as demandas de comunicação do Polo Conexão Leitura e das suas bibliotecas. Com a parceria, os estudantes da disciplina de oficina de texto, ministrada pela docente ficaram responsáveis de produzir material gráfico e textos para o polo até o final desse primeiro semestre letivo. Os alunos produziram vídeos institucionais, a arte de materiais gráficos, a reformulação das páginas do Facebook do Conexão Leitura e das bibliotecas. Além desses produtos, os alunos se envolveram em campanhas de arrecadação de livros para o Polo, como de materiais para as oficinas de artes da biblioteca comunitária Atelier das Palavras, da Associação Meninas e Mulheres do Morro, na Mangueira.

"Os livros arrecadados pelos alunos vão ajudar o polo em ampliar e diversificar o acervo das  bibliotecas. Sem contar que vamos ter  também um material de comunicação, que proporcionará a visibilidade que tanto almejávamos para o Conexão Leitura. Há algum tempo não conseguíamos concretizar esses materiais tanto por falta de verba, quanto de tempo e de profissionais” analisou Beethoven Lima, da biblioteca Atelier das Palavras. 
Para Kely Louzada, coordenadora da biblioteca Atelier das Palavras, a convivência com os alunos foi estimulante e bem proveitosa: “Foi gratificante ver o envolvimento e o empenho dos alunos para construir um bom material. Eles estavam com muita energia e disposição em nos ajudar com nossa missão de formar leitores e promover a leitura literária”.

Não foram apenas os integrantes do Polo que aproveitaram essa convivência com os universitários. Na biblioteca comunitária Elias José, na Maré, as crianças e adolescentes ficaram entusiasmadas com a presença constante dos estudantes e a movimentação para gravação dos vídeos. Na visitação, alunos conheceram a equipe, o espaço e a história da biblioteca. "Tanto os alunos, quanto a equipe aproveitaram essa troca de conhecimento. Essa parceria  também trouxe um frescor e uma nova força para o Conexão Leitura alcançar novas metas e aumentar a visibilidade do trabalho desenvolvido pelo Polo e suas bibliotecas", declarou Marilene Nunes, coordenadora da Elias José.


Texto: Mônica Macabú
Assessora de Imprensa
comunicacao.leitura@gmail.com
Colaboração: Beethoven Lima e Kely Louzada, da Associação Meninas e Mulheres do Morro, Marilene Nunes, da biblioteca Elias José 


O dia a dia das crianças e adolescentes da comunidade do Cerro Corá, do bairro do Cosme Velho, Zona Sul do Rio, tem um toque a mais de felicidade, desde que a Biblioteca Comunitária  Cerro Corá, foi inaugurada em 2013, com o propósito de formar leitores e proporcionar que os moradores tenham acesso ao livro e à cultura literária. A biblioteca tem um acervo literário de 3 mil livros destinados ao público infantil e juvenil, com clássicos da literatura nacional e estrangeira. Aos finais de semana, os livros são os atores principais nos eventos e atividades organizados no espaço.“Temos sempre um bom público nas ações realizadas na biblioteca, principalmente nos finais de semana, que conseguimos alcançar  um público de 40 a 50 crianças e adolescentes, entre 4 e 14 anos, até alguns adultos participam dos eventos. Nessas ocasiões, podemos ver algumas crianças, que ainda estão aprendendo a ler, se encantando com o mundo dos sonhos e da imaginação, quando conseguem ler um trecho ou uma frase de um livro. Isso nos motiva a prosseguir e desenvolver mais atividades e brincadeiras literárias para nossas crianças”, afirmou Ricardo Rodrigues, integrante da biblioteca. Envolvidos pelo desejo de compartilhar a leitura literária para crianças e jovens, que a ideia de ter uma biblioteca  na comunidade surgiu no grupo Cerro Corá Moradores em Movimento, formado por moradores da comunidade. Para a concretização desse sonho o grupo trabalhou quase dois anos, arrecadando doações de livros, higienizando e catalogando o acervo.

Processo de catalogação do acervo da biblioteca 











A biblioteca  atende mais de 40 crianças nos finais de semana



Texto: Mônica Macabú
comunicacao.leitura@gmail.com
Colaboração: Ricardo Rodrigues, biblioteca comunitária  Cerro Corá


21 junho 2015

Um dia de sonhos e magia com personagens da Disney

As crianças e adolescentes da Associação Meninas Mulheres do Morro, da Mangueira, tiveram a oportunidade de assistir o espetáculo Disney On Ice, no HSBC Arena, na Barra da Tijuca, no Rio, por iniciativa do Projeto Amigos para Sempre, que tem o intuito de formar cidadãos com a transmissão de valores, por meio de atividades formativas, recreativas, culturais e esportivas.

Nessa ação dos Amigos para Sempre junto com a Associação, participaram 47 crianças da Mangueira, 20 voluntários do projeto, além das integrantes da associação, Bibiana Louza e Luana Cristina. “Foi uma noite mágica, nos qual as crianças estiveram mais pertos de personagens dos clássicos infantis diante dos seus olhos. A criançada ficou encantada com as apresentações no gelo, comandadas pelos personagens do Mickey, Minnie, Pato Donald e Pateta, que retrataram os principais filmes da Walt Disney. As histórias da Branca de Neve e os Sete Anões, Aladdin, O Rei Leão e muitas outras fizeram parte desse passeio encantador” afirmou Luana Cristina, da Associação Meninas e Mulheres do Morro.   


As crianças encantadas com o espetáculo 





Texto: Mônica Macabú
Assessora de Imprensa
comunicacao.leitura@gmail.com
Colaboração: Luana Cristina, da Associação Meninas e Mulheres do Morro 



16 junho 2015

Conexão Leitura participa de debate do Salão FNLIJ






O Salão da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) para Crianças e Jovens, no Centro de Convenções SulAmérica, tem agitado o Rio de Janeiro com lançamentos de livros, contação de histórias, conversa com escritores e debates. 

O Polo Conexão Leitura participa do Salão FNLIJ nessa sexta-feira (19/6), às 13h, na mesa “A Leitura na Primeira Infância nas Bibliotecas Comunitárias do Programa Prazer em Ler (Instituto C&A)”, na Sala dos Encontros Paralelos. Participam também do debate, o Polo Baixada Literária (Baixada Fluminense) e o Polo Tecendo uma Rede de Leitura (Duque de Caxias). Não há inscrição para participar da mesa, basta chegar com antecedência para garantir sua vaga no debate.




Serviço


Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens

Local: Centro de Convenções SulAmérica - Av. Paulo de Frontin, 1, Cidade Nova

Ingressos: R$ 5

Gratuidade para maiores de 60 anos, portadores de deficiência, professores da rede municipal do RJ

09 junho 2015

Uma rotina transformada pelos livros

Pela manhã,  Micaeli Roberta ,de 9 anos , moradora do Complexo da Maré pega a sua mochila para mais um dia de aula e aprendizados, na Escola Municipal escritor Lêdo Ivo. Ao final das aulas, a menina fica sentada na barraca de pastel, onde sua avó , Francisca Maria dos Santos  trabalha, para não ficar em casa sozinha. Mas, essa rotina após a escola foi rompida.  A  avó dela descobriu que a barraca dela fica em frente ao Museu da Maré, que conta também com a biblioteca comunitária Elias José, quando precisou usar o banheiro do Museu, que fica na Maré. "Francisca foi convidada a conhecer a biblioteca e gostou do trabalho desenvolvido aqui. Após essa conversa,  ela fez a inscrição da neta que participa todas às terças e quintas das atividades da Elias José. Micaela agora tem as tardes recheadas com livros, vilões, mocinhos e muitas aventuras", afirmou Marilene Nunes, coordenadora da biblioteca. 



Terezinha Lanzelloti, mediadora de leitura da Elias José
convidou Micaeli para frequentar a biblioteca 









Texto: Mônica Macabú
Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao.leitura@gmail.com
Colaboração: Marilene Nunes, coordenadora da Biblioteca Elias José










Biblioteca Elias José
Avenida Guilherme Maxwell, nº 26 Timbau - 
Complexo da Maré- Rio de Janeiro - RJ 
CEP: 2104-212
Telefone: (21) 3868-6748

03 junho 2015

Bibliotecas se unem para construir um Rio de leitores

Bibliotecas comunitárias do Rio estão unidas para democratizar o acesso ao livro e à cultura literária na cidade. Envolvidos com esse desejo, em abril desse ano novas bibliotecas comunitárias chegaram para compor a Rede de Bibliotecas Comunitárias do Rio de Janeiro.“Somos bibliotecas comunitárias situadas em diversas regiões da cidade com diferentes públicos. Mas, quando atuamos em  Rede trabalhamos de forma coletiva para fortalecer nosso grupo, nossas ações e superarmos novos desafios”, afirmou Luzia De Seta, gestora da biblioteca Wagner Vinicio e integrante do ISER (Instituto de Estudos da Religião). Para consolidar a Rede, o  Polo Conexão Leitura realizou, no dia 1º desse mês, um encontro de formação sobre fortalecimento de grupo, com Cesar Marques, da ONG Se Essa Rua Fosse Minha. “O encontro teve como finalidade estreitar nossas relações de grupo, nos fortalecer enquanto coletivo, além de garantir que as diferenças sejam trabalhadas como potencial e não como dificuldades”, disse Luzia. 







Encontro de formação  fortalece a Rede de Bibliotecas do Rio 






Texto: Mônica Macabú
Assessora de Imprensa do Conexão Leitura
comunicacao.leitura@gmail.com
Colaboração: Luzia De Seta, gestora da biblioteca comunitária Wagner Vinicio