28 setembro 2015

Brincadeiras estimulam o desenvolvimento infantil

Com os amigos, os livros e muitas brincadeiras. Na biblioteca Atelier das Palavras, da Associação Meninase Mulheres do Morro, na Mangueira, atividades literárias e brincadeiras animam os dias da garotada. No mês de setembro, as crianças participaram de uma gincana divertida, com atividades de dança das cadeiras, bolinha na colher, morto-vivo. “Resgatamos neles o ato de brincar, de aprender a competir e saber lidar com a vitória e a derrota. Além desses estímulos, essas brincadeiras também promovem a atenção, a coordenação motora, a agilidade, o condicionamento físico, a concentração e a expressão corporal. Nada é mais agradável do que aprender brincando”, afirmou Luana Cristina, mediadora de leitura da biblioteca.


Brincando e aprendendo






25 setembro 2015

Crianças que compartilham o gosto pela leitura



A biblioteca Atelier das Palavras, da Associação Meninas e Mulheres doMorro, na Mangueira, formar leitores por meio de diversas ações, como a leitura compartilhada. Nessa atividade, após a leitura do livro em grupo, as crianças comentam e compartilham os sentimentos e as ideias despertados pela história. Além disso, lendo em grupo, os participantes se ajudam caso haja alguma dificuldade no ato de ler. “Essa atividade promove o encontro, a partilha de ideias e a colaboração entre as crianças e permite que cada um amplie o imaginário sobre a história” afirmou Luana Cristina, mediadora de leitura da biblioteca.












17 setembro 2015

Debate sobre bibliotecas comunitárias na UNIRIO

O Polo Conexão Leitura vai estar presente na 7° Semana de Integração Acadêmica dos Estudantes de Biblioteconomia (VII SIEB), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), no dia 29 de setembro, às 19h, para compor a mesa:  “Conexão Leitura: a implementação de bibliotecas comunitárias em locais de vulnerabilidade social”. Representam o Conexão Leitura no debate: Luzia De Seta, gestora da biblioteca comunitária Wagner Vinicio e o mediador de leitura da biblioteca, Carlos Honorato. O evento é destinado aos alunos da UNIRIO e vai acontecer entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro, nos auditórios da universidade.


Luzia De Seta e Carlos Honorato representam o Polo no evento

Conexão Leitura visita a Bienal do Livro no Rio

Polo Conexão Leitura prestigiou a 17° Bienal Internacional do Livro Rio, no Riocentro, que aconteceu de 3 a 13 de setembro. Os integrantes do Polo assistiram alguns debates e mesas da Bienal, que tinha uma programação extensa. O Conexão Leitura esteve em peso na mesa “Feito de Homens e Livros: A Formação de Leitores no Brasil”, com Ignácio de Loyola Brandão, Tânia Rosing, Julio Ludemir, Marisa Lajolo e Volnei Canonica, com mediação de Dolores Prades. O debate discutiu os novos rumos da promoção do hábito da leitura no Brasil. “Os relatos dos componentes da mesa sobre a importância da leitura literária e a formação dos leitores no país, nos fortaleceu ainda mais para prosseguirmos com mais ações de incentivo à leitura para a atual e futuras gerações, na formação de  um Brasil de leitores”, afirmou Luzia De Seta, integrante do Conexão Leitura e do Instituto de Estudos da Religião (ISER) e gestora do Projeto Plantando O Futuro.


    Debate: “Feito de Homens e Livros: A Formação de Leitores no Brasil”

Conexão Leitura com Volnei Canonica,
 Diretor do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca
, do Ministério da Cultura 

07 setembro 2015

Ações de incentivo à leitura no Engenho Novo

A biblioteca Esquina do Livro, no Engenho Novo, realizou o Projeto Carroça Literária, para estimular a leitura literária no Colégio AIACOM, onde a biblioteca está instalada. Durante o primeiro semestre letivo, os professores liam alguns livros nas aulas. Já na biblioteca, as ações de incentivo à leitura eram feitas pelo o mediador de leitura e os professores, quando levavam as turmas a biblioteca. Os pais dos estudantes também foram envolvidos no projeto. Em um dia da semana, os pais iam à escola e visitavam a biblioteca para ler para seu filho, depois os pais escolhiam um livro para levar para casa e poder ler junto com a criança. No encerramento do projeto, as turmas se reuniram no pátio da escola, para falar dos livros lidos. Os alunos também receberam gratuitamente um kit com revistas em quadrinhos e assistiram a contação de histórias da Trupe Pequena Alegria.



Os alunos participaram de uma contação de histórias no projeto Carroça Literária 









Rua Barão do Bom Retiro, nº 920 Engenho Novo 
Rio de Janeiro- CEP 20715-003 
E-mail: contato@aiacom.org.br
www.esquinadolivro.org.br
Tel.: (21) 2581-9919 / 3591-9918

O livro é um companheiro de aventuras e sonhos para crianças da Mangueira


Um momento para se envolver com a leitura literária. Na biblioteca Atelier das Palavras, da Associação Meninas e Mulheres do Morro, da Mangueira, o primeiro momento das crianças e adolescentes no espaço é de estar envolvidos com os livros. Ao chegar à biblioteca, o frequentador é estimulado a escolher um livro para ler. Depois, eles podem participar de outras atividades. No dia 02 de setembro, após a leitura, as crianças tiveram uma tarde muito divertida com uma sessão de karaokê. “As crianças gostam bastante das atividades que acontecem depois da leitura. Mas, o primeiro momento é também muito especial, já que é importante criar esse hábito, da criança chegar ao espaço e procurar o livro como sua primeira companhia para aventuras, questionamentos, conhecimento, ideias e sonhos”, afirmou Luana Cristina.


Uma tarde alegre
com muita música no Karaokê



A leitura é o primeiro momento das crianças
na biblioteca Atelier das Palavras






06 setembro 2015

Encontro de Polos de Leitura do Rio e de São Paulo


Paulistas e cariocas se reuniram para compartilhar e respirar literatura. Entre os dias 28 e 30 de agosto, aconteceu o II Interpolos, encontro de Polos de Leitura do estado do Rio de Janeiro (Conexão Leitura, Baixada Literária e Tecendo uma Rede de Leitura) e de São Paulo (LiteraSampa). A iniciativa surgiu para que os Polos de Leitura trocassem experiências e ampliassem o conhecimento sobre a literatura em territórios de conflitos. O encontro começou com uma acolhida literária na biblioteca comunitária Elias José, no Complexo da Maré, no Rio, organizada por Marilene Nunes, coordenadora da biblioteca, que envolveu os participantes em uma roda de leitura com livros do escritor Elias José. Depois dessa atividade, os Polos de Leitura visitaram a exposição permanente do Museu da Maré, no qual a biblioteca está localizada. No primeiro dia do evento, ainda aconteceu a palestra da escritora Nilma Lacerda, sobre a literatura em territórios de conflitos e ao final da tarde um passeio pela Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio. O segundo dia do Interpolos aconteceu na Baixada Fluminense.  Na parte da manhã, em Duque de Caxias, no bairro de Saracuruna, os participantes leram para crianças em tendas instaladas em ruas do bairro. À tarde, os Polos se reuniram no pátio da biblioteca comunitária Paulo Freire, no Rancho Fundo, em Nova Iguaçu, para um sarau com poetas da Baixada Fluminense. O encontro terminou com a visita dos Polos  de Leitura pelo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Centro Cultural dos Correios e o Museu de Arte Moderna do Rio (MAR).


Visite os blogs dos Polos de Leitura: 




Visite a nossa página do Facebook: Conexão Leitura 



Abertura do II Interpolos na biblioteca  Elias José, do Polo Conexão Leitura 


Polo Conexão Leitura com a escritora Nilma Lacerda 

Os Polos de Leitura  visitaram a exposição permanente do Museu da Maré 

Os Polos participaram de um palestra com a escritora Nilma Lacerda



A escritora falou sobre a literatura em territórios de conflitos 
Os participantes visitaram a Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio 
No segundo dia do evento, leitura para crianças em Duque de Caxias, no bairro de Saracuruna 


Olhos atentos a história sendo contada  
Em Nova Iguaçu, na biblioteca Paulo Freire, sarau com músicas e poesias 



Poetas da Baixada Fluminense participaram do sarau em Nova Iguaçu 



Os participantes trocaram experiências, compartilharam ideias e vivenciaram bons momentos 


O Interpolos foi encerrado com a visitação a espaços culturais pelo Rio