24 outubro 2015

Roda de leitura na Maré

A biblioteca comunitária Elias José, no Complexo da Maré, realizou uma atividade de leitura no Museu da Maré, onde a biblioteca está localizada. “As crianças pediram para fazer uma mediação em um espaço diferente. Elas sugeriram a exposição permanente "Tempo de Criança" do Museu, já que nesse espaço há brinquedos antigos, como peteca, pião, carrinho de rolimã, pé de lata e boneca de pano. Com a mediadora de leitura da biblioteca, Terezinha Lanzelloti, as crianças fizeram uma roda de leitura muito divertida e alegre. As crianças precisam de um tempo para  estudar, para o lazer, para brincar, estar entre amigos e também para ler” afirmou Marilene Nunes, coordenadora da Elias José. 


Criança também  precisa de tempo para ler 




Biblioteca Elias José
Avenida Guilherme Maxwell, nº 26 
Timbau - Complexo da Maré
Rio de Janeiro - RJ 
CEP: 2104-212
Telefone: (21) 3868-6748



11 outubro 2015

Biblioteca do Conexão Leitura recebe uma visita inesperada

As portas da biblioteca comunitária Lajão Cultural, da Associação Futuro Legal (AFL), na comunidade da Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, sempre estão abertas para receber frequentadores ou visitantes. Não há momento inadequado para entrar na biblioteca e se aventurar no mundo da literatura. Às vezes, a equipe da biblioteca  se programa para organizar o acervo ou ter alguma reunião, mas se alguém vem até a nosso espaço, as ações param e os livros se tornam os atores principais. “Teve um dia em que estávamos organizando a biblioteca e as atividades da Associação, quando turistas estrangeiros, que visitavam a comunidade com o guia local, chegaram inesperadamente no espaço. Paramos tudo para dar a atenção aos visitantes. Não poderíamos negar a eles a oportunidade de conhecer a biblioteca, os projetos da Associação e os sonhos que temos para nossa comunidade. Sempre temos que abrir as portas do nosso espaço e acolher quem nele bate. Assim, como o livro acolhe o leitor, a biblioteca tem que receber todos que chegam ao seu espaço”, afirmou Alex Azevedo, coordenador Associação Futuro Legal.  


Os turistas ficaram encantados pelos projetos da Associação 

09 outubro 2015

Conexão Leitura marca presença em debate na UNIRIO

O Polo Conexão Leitura participou da 7° Semana de Integração Acadêmica dos Estudantes de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), na mesa “Conexão Leitura: a implementação de bibliotecas comunitárias em locais de vulnerabilidade social”. Representaram o Polo na mesa: Luzia De Seta, gestora da biblioteca Wagner Vinicio e Carlos Honorato, mediador de leitura da biblioteca. No debate foram expostas as ações realizadas pelas bibliotecas do Polo, para garantir sua sustentabilidade junto à comunidade, além das ações de enraizamento comunitário e a promoção da leitura literária como um direito. Foi levantada também a necessidade de unir as universidades e os estudantes de biblioteconomia nos debates sobre o Plano Municipal do Livro, da Leitura e da Biblioteca (PMLLB) do Rio de Janeiro.




Luzia De Seta e Carlos Honorato
apresentaram ações e atividades das bibliotecas do Polo



08 outubro 2015

Atividades de leitura em escolas da Maré

Para expandir suas ações de incentivo à leitura literária, a biblioteca comunitária Elias José, no Complexo da Maré, firmou parceria com escolas próximas a biblioteca, para contribuir com a formação de leitores na primeira infância. O caminho até a concretização das parcerias foi árduo, a equipe do Elias José bateu nas portas das escolas, conversou com os diretores sobre o trabalho desenvolvido na biblioteca. Com essas ações, a equipe conseguiu fechar a parceria com dois Espaços de Desenvolvimento Infantis (EDIs), que mesclam creche e pré-escola, da prefeitura do Rio, localizados na Maré. “ É  importante abrir a janela e olhar para o redor da biblioteca e estar presente de alguma forma nos outros espaços que compõem o bairro, para ampliar nosso campo de atuação e formar novos leitores”, afirmou Marilene Nunes, coordenadora da biblioteca.



Terezinha Lanzelloti, mediadora da biblioteca,
fez uma contação de histórias no EDI Solange Conceição

Com essa parceira, a biblioteca formar leitores
na primeira infância





Biblioteca Elias José
Avenida Guilherme Maxwell, nº 26 
Timbau -Maré
Rio de Janeiro - RJ 
CEP: 2104-212
Telefone: (21) 3868-6748