25 novembro 2015

Seminário no Rio discute políticas para o livro, a leitura e bibliotecas


Nesta quinta-feira (26) o Rio debate políticas para o livro e a leitura, com o seminário “Por que queremos um Plano Municipal do Livro, da Leitura e da Biblioteca na Cidade do Rio de Janeiro”, na Câmara Municipal do Rio. O seminário é promovido pelo  Polo Conexão Leitura com o intuito de envolver escritores, ilustradores, bibliotecas, editoras e sociedade civil na construção de uma política pública no Rio, para garantir o acesso ao livro, formar leitores e mediadores de leitura, ampliar e manter bibliotecas e fortalecer a cadeia produtiva do livro. Desde 2006 o Brasil conta com o Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL), que estabelece diretrizes de uma politica para o setor e promove a criação de planos nos estados e municípios. O Rio é um dos municípios que ainda não construiu seu Plano Municipal do Livro, da Leitura e da Biblioteca (PMLLB). Para ampliar a discussão sobre a elaboração e a implementação do plano na cidade, o seminário tem em sua programação debates com a participação da escritora e contadora de histórias Benita Prieto, do escritor Binho Cultura, da professora da Escola de Biblioteconomia (UNIRIO) Elisa Machado, do vereador Reimont e dos representantes do Conexão Leitura, Cristiane Rodrigues e Beethoven Lima.


Para fazer a  sua inscrição no evento, clique aqui


Seminário "Por que queremos um Plano Municipal do Livro, da Leitura e da Biblioteca na Cidade do Rio Janeiro?” 
26 de novembro
Local: Auditório da Câmara de Vereadores, na Cinelândia, no Centro do Rio 
Horário: 14h às 18h


PROGRAMAÇÃO

13h às 14h - Credenciamento
14h - Abertura - Cristiane Rodrigues - Bibliotecária do Polo de Bibliotecas Comunitárias Conexão Leitura - A trajetória do Polo Conexão Leitura
14h20 às 14h40 - Vereador Reimont - A importância da Frente Parlamentar do Livro, da Leitura e da Biblioteca para a Cidade do Rio de Janeiro.
14h40 às 15h - Elisa Machado - Professora da Faculdade de Biblioteconomia /UNIRIO - A construção coletiva de um Plano Municipal do Livro, da Leitura e da Biblioteca.
15h às 15h20 -Binho Cultura - A participação de autores e escritores de literatura infanto juvenil na construção do Plano Municipal do Livro, da Leitura e da Biblioteca.
15h20 às 15h40h - Benita Prieto - escritora e contadora de histórias - A participação da sociedade na construção do PMLLB
15h40 às 16h - Coffee break
16h - Debate - Mediação Beethoven Lima e Cristiane Rodrigues - Polo Conexão Leitura
17h 30 - Encerramento 






17 novembro 2015

Conexão Leitura promove seminário sobre políticas públicas para o livro, a leitura e biblioteca



A leitura é um caminho que possibilita ao indivíduo percorrer as estradas do conhecimento, da educação, da cidadania, do desenvolvimento e da transformação social. Por isso, são primordiais políticas públicas que garantam o acesso ao livro e à cultura literária. Desde 2006 o Brasil tem o seu Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL), que estabelece diretrizes de uma politica para o setor e promove a criação de planos nos estados e municípios. O Rio de Janeiro deve elaborar e implementar o seu Plano Municipal do Livro, da Leitura e da Biblioteca (PMLLB), para garantir o acesso ao livro, ampliar e manter bibliotecas e espaços de leitura na cidade, promover a formação de leitores  e mediadores de leitura e fortalecer a cadeia produtiva do livro. É importante que sociedade civil, bibliotecas comunitárias e públicas, bibliotecas escolares, professores, bibliotecários, escritores, autores, ilustradores, editoras, mediadores de leitura, contadores de histórias, universidades, agentes culturais e literários estejam envolvidos na elaboração do PMLLB no Rio. Com o intuito de colaborar e ampliar a discussão sobre o Plano, a rede de bibliotecas comunitárias Conexão Leitura promove o seminário: “Por que queremos um Plano Municipal do Livro, da Leitura e da Biblioteca na Cidade do Rio de Janeiro?”, no dia 26 de novembro, das 13h às 18h, no auditório da Câmara Municipal do Rio, na Cinelândia, no Centro do Rio. Venha construir um Rio de Leitores! 

Faça a sua inscrição para o II Seminário do Conexão Leitura: http://migre.me/s9j97










Telefone: (21) 2567-5361
E-mail: conexao_leitura@hotmail.com
Assessoria de Imprensa: comunicacao.leitura@gmail.com






02 novembro 2015

Uma festa animada para crianças da Mangueira



Um dia para celebrar a dádiva de ser criança. Na Associação Meninas e Mulheres do Morro, na Mangueira, na Zona Norte do Rio, todo ano no mês de outubro acontece uma festa para comemorar o dia das crianças, com lanches, brincadeiras e atividades de música. Neste ano, muitas brincadeiras foram realizadas, como dança da cadeira, karaokê, pintura e vivo ou morto. “A festa foi organizada com muito carinho pela equipe da associação, outros com a colaboração dos adolescentes que frequentam o espaço. Todos se dedicaram para organizar o espaço e as brincadeiras. Mas, valeu a pena o trabalho, já que a alegria estampava o rostinho das crianças, que aproveitaram a celebração do início ao fim” afirmou Luana Cristina, mediadora de leitura da associação




Rostos alegres com a pintura e a festa
Uma  tarde de brincadeiras , música e alegrias







Integrante do Conexão Leitura participa de programa da Rede Globo

Jovens participaram do programa Papus da Rede Globo, para compartilhar a sua formação de leitor e o trabalho com a promoção do livro e da leitura. Os depoimentos foram colhidos na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), de 2015, na Biblioteca Comunitária Casa Azul em Paraty. Ao total 20 jovens gravaram o programa, sendo que 6 jovens integram Polos de Leitura, do Programa Prazer em Ler (Instituto C&A), dentre eles, Carlos Honorato, mediador de leitura, da bibliotecacomunitária Wagner Vinicio (integrante do Polo Conexão Leitura), em Rio das Pedras. Para Carlos é fundamental difundir as ações de leitura realizadas nas comunidades. “É importante disseminar o trabalho que é desenvolvido dentro da comunidade em prol do livro, leitura e literatura e se faz mais relevante quando os envolvidos são atores sociais moradores da comunidade. Contar minha história faz com que haja legitimação das bibliotecas comunitárias e que educação e cultura são eixos fundamentais para transformação social e cultural” afirmou Carlos.


Para assistir o vídeo, clique AQUI 

Carlos é morador de Rio das Pedras
 e atua na biblioteca



Jovens que são envolvidos com a leitura e a literatura
  particparam do programa Papus