19 junho 2016

Biblioteca faz mediação de leitura para adolescentes em Rio das Pedras

Envolvidos pelo pensamento do poeta Mário Quintana, de que “livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas", a equipe da Biblioteca Comunitária Wagner Vinicio vem se mobilizando e articulando para que mais pessoas possam se envolver com a literatura e transformar suas trajetórias de vida.

Em 2015, a biblioteca comunitária teve a ideia de realizar uma ação no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cidadania em Rio das Pedras, em razão do CRAS ter um público de adolescentes e jovens oriundos da rede pública de ensino, com alguma aproximação pela leitura literária.

“Planejamos uma ação de formação para os educadores sociais que atuam diretamente com os adolescentes e jovens. Ocorreram alguns encontros de formação no CRAS e depois uma visita à nossa biblioteca. Era nítido o entusiasmo e alegria tanto da equipe dos educadores e dos adolescentes pelas ações de mediação de leitura realizadas naquele período,” afirmou Luzia De Seta, gestora da biblioteca.


Esse ano a  biblioteca retornou com as  atividades de mediação de leitura no CRAS. Novamente as ações tiveram uma maciça participação, com entusiasmo, interesse e um desejo de quero mais. "Essas ações da biblioteca com o CRAS e esses jovens representa o potencial da integração de políticas públicas de Assistência Social, da Educação e  da Cultura com a do Livro, Leitura e Bibliotecas para mudarmos  as histórias das pessoas e das cidades” afirmou Luzia.



Carlos Honorato, mediador de leitura da biblioteca,
fez uma ação de leitura 
em parceria com o CRAS 
no CIEP Roberto da Silveira






Nenhum comentário:

Postar um comentário