27 maio 2016

Uma cadeira e várias histórias


A biblioteca comunitária Atelier das Palavras, da Associação Meninas e Mulheres do Morro, no Morro da Mangueira, realizou a atividade cadeira literária, que estimula a criança a narrar suas impressões sobre um livro, sentado em uma cadeira, de frente para outros colegas. As crianças sentam espontaneamente  e falam de forma livre sobre a história, mas sem contar o final do livro. "Com essa ação, o grupo é desafiado a vencer a timidez e a dificuldade de falar em público. Além disso, os relatos sobre outros livros estimulam as outras crianças a querer desvendar novas histórias" afirmou Luana Cristina, mediadora de leitura da biblioteca. Os livros “Querido Diário Otário” de Jim Benton, “Fala Sério Professor” de Thalita Rebouças e  “Winnie Volta a Voar ” de Valerie Thomas foram alguns dos escolhidos pelas crianças para essa ação de leitura. 




Uma forma divertida para conversar sobre livros








24 maio 2016

Dias de luta e de reflexões na Festa Literária de Santa Teresa

A Rede Conexão Leitura esteve presente na Festa Literária de Santa Teresa (FLIST), nos dias 14 e 15 de maio, em Santa Teresa, no Rio. Este ano, a FLIST homenageou o compositor e escritor Nei Lopes e o ilustrador e escritor André Neves.  O evento também fez um tributo ao Ariano Suassuna, dramaturgo, poeta e ensaísta brasileiro, que faleceu em 2014.

Dentre as atividades do evento aconteceu a Plenária do Plano Municipal do Livro, Leitura e Bibliotecas do Rio (PMLLB), com a presença de Volnei Canonica, Diretor da Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), da Rede Conexão Leitura, professores, escritores, bibliotecários, de representantes da secretaria municipal de cultura e educação do Rio, mediadores de leitura, representantes do Grupo de Trabalho do PMLLB, estudantes de Biblioteconomia da UNIRIO. Foram discutidas ideias e ações para sensibilizar a população para a construção do plano municipal e exaltada a importância da leitura como direito humano.

Em sua fala durante a plenária, Vera Schroeder, da Superintendência da Leitura e do Conhecimento, da Secretaria Estadual de Cultura, anunciou que foi instituído no Diário Oficial do Estado do Rio, a criação do Grupo de Trabalho para a elaboração do Plano Estadual do Livro e da Leitura.  Na plenária, os participantes também se mobilizaram para a campanha “Fica Minc” em repúdio a possibilidade de extinção do Ministério da Cultura, que foi recriado por medida provisória, nessa segunda feira (23/5).


As Redes de Bibliotecas Comunitárias - Conexão Leitura, Baixada Literária e Tecendo Uma Rede de Leitura-  participaram da  FLIST também na mesa redonda "Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RBNC): construções coletivas - uma experiência inovadora!" sobre a construção de ações na área do livro e da leitura em âmbito nacional.  Os componentes da mesa puderam compartilhar como está sendo o processo de construção e organização da rede nacional. Atualmente, a RNBC é formada por 89 bibliotecas comunitárias, situadas nas regiões norte, nordeste, sudeste e sul do país. Além da  participação nesse debate, o Conexão Leitura  montou um cartaz com dedicatórias de crianças, adolescentes e adultos presentes no evento, para o escritor  André Neves.

v
Kely Louzada, Volnei Canonica
 (da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura),
Beethoven Lima e Luzia De Seta

Conexão Leitura entregando
o cartaz para André Neves

13 maio 2016

As guerras da infância: Perspectivas tomadas pela literatura

A literatura deve estar presente no dia a dia das crianças. Negar o acesso a estes livros é empobrecer o reportório pessoal deste público, além de atrofiar o amadurecimento cidadão de cada um deles. A literatura tem que ser viabilizada no cotidiano  das pessoas, para construirmos um país mais humano, com pessoas mais atentas com o  outro. Os livros literários são pontes que nos conduzem ao amor, a compaixão, a serenidade e ao fortalecimento da cidadania. A leitura já é considerada uma ferramenta para aquisição de conhecimento e compreensão de signos linguísticos para a aprendizagem, mas ela também deve ser entendida como um caminho para provocar no indivíduo a capacidade dele compreender o mundo e poder transitar entre as singularidades e pluralidades alheias deste mundo, para escrever  a sua história como pessoa e cidadão.


Texto de  Carlos Alberto Maia Honorato, mediador de leitura da Biblioteca Wagner Vinicio 



Carlos Honorato em uma ação de mediação 








10 maio 2016

FLIST movimenta o Rio neste fim de semana


A literatura é personagem principal do boêmio bairro de Santa Teresa, nesse final de semana, na Festa Literária de Santa Teresa (FLIST). Pela primeira vez, a FLIST acontece em duas sedes: Parque das Ruínas e Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo. O evento é gratuito e promovido pelo Centro Educacional Anísio Teixeira (CEAT), para o incentivo à leitura e a reflexão sobre a formação do leitor e as práticas leitoras na atualidade.

As mesas de debate tratam de temas como a plenária do Plano Municipal do Livro, Leitura e Bibliotecas (PMLLB) do Rio, que acontece no sábado (14) às 15h. Já no domingo (15), no Café Literário do Parque, às 12h, o debate é sobre a experiência de construções coletivas na área do livro e da leitura, da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias, com a presença da Rede Conexão Leitura (Rio), Baixada Literária (Nova Iguaçu) e Tecendo uma Rede de Leitura (Duque de Caxias). 

Em sua oitava edição, a FLIST tem em sua programação mais de 85 atrações, 162 convidados e 16 exposições permanentes. Este ano, o evento  presta um tributo  a Ariano Suassuna, dramaturgo e escritor, membro da Academia Brasileira de Letras, que faleceu em 2014. Os homenageados dessa edição são: o ilustrador pernambucano André Neves e o escritor e compositor carioca Nei Lopes. 




Serviço: 

Festa Literária de Santa Teresa – Flist 2016

Data: 14 e 15 de maio (sábado e domingo)

Local: Parque das Ruínas (Rua Murtinho Nobre, 169) 
Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo (Rua Monte Alegre, 306)
Informações: http://www.ceat.org.br/flist/






Assessora do Programa Prazer em Ler visita bibliotecas do Conexão Leitura

Nos dias 4 e 5 de maio, a Rede Conexão Leitura recebeu a visita de Érica Verçosa, assessora técnica, do Programa Prazer em Ler (Instituto C&A), que apoia a Rede. O encontro da assessora e do Conexão Leitura teve a proposta de reformular o plano de ação desse ano, repensar e ampliar o conceito do trabalho em redes, refletir sobre o processo de construção do Plano Municipal do Livro, Leitura e Bibliotecas (PMLLB) na cidade do Rio de Janeiro. Érica também apresentou as metas do Programa Prazer em Ler, para o ciclo de 2016 até 2018. 

Participaram dos encontros mediadores de leitura, gestores das bibliotecas,  assessoria de imprensa e bibliotecária da rede. O primeiro dia de reunião aconteceu na biblioteca comunitária  Atelier das Palavras, na Mangueira. Já o segundo dia foi na biblioteca comunitária  Walter de Araújo, na comunidade da Casa Branca, Tijuca, ambas na Zona Norte do Rio e integrantes do Conexão Leitura. 


Na biblioteca Atelier das Palavras: momento
para repensar a rede, suas conquistas e metas

Na biblioteca Walter de Araújo 
foi ajustado o plano de ação