28 junho 2016

Biblioteca faz ação com leitura e massinha de modelar


A Biblioteca Comunitária Atelier das Palavras, no Morro da Mangueira, fez uma ação de leitura livre para as  crianças escolherem um livro de acordo com seu gosto e de qualquer gênero literário. As crianças leram e depois dividiram  com os outros colegas em uma roda, o que entenderam da história, qual a parte do livro mais tinha se identificado e o que motivou cada um na escolha do livro. Depois foi realizado uma atividade com massinha de modelar para que as crianças desenvolvessem a criatividade, sua motricidade fina, para também que o grupo  representasse e expressasse suas vivências cotidianas. Com esta brincadeira trabalhamos formas, evidenciamos sentimentos combinações e movimentos permitindo que a criança seja desafiada a cada orientação do mediador.




Desenhando e representando sentimentos e experiências 










27 junho 2016

A biblioteca é um espaço democrático e para a construção de sentidos


A biblioteca é um ambiente que oferta o real e metafórico, onde o indivíduo se sente  protegido para ir e vir livremente de acordo com a sua vontade. É também um espaço democrático que proporciona a pessoa se apropriar e provar de objetos culturais. Por isso, se faz primordial a inserção de indivíduos em ambientes que ofertem a literatura para a construção de suas identidades. A leitura literária é uma arma perturbadora que permite as pessoas entenderem as formas de organização social. A literatura se perpetua como resistência, fazendo com que indivíduos imaginem outras possibilidades e sonhos, enxergando com mais clareza os processos de exclusão no qual estão inseridos. Além disso, a leitura ocasiona que a pessoa tenha as rédeas de suas próprias vidas, protagonizando assim mudanças internas e pessoais, para também inferir nas mudanças do seu entorno e da sociedade. 



Crianças  na biblioteca 
Wagner Vinicio




Texto de  Carlos Alberto Maia Honorato, mediador de leitura da Biblioteca Comunitária Wagner Vinicio 


Conheça a história de Carlos Honorato: Um menino que ganhou asas com a literatura 


19 junho 2016

Biblioteca faz mediação de leitura para adolescentes em Rio das Pedras

Envolvidos pelo pensamento do poeta Mário Quintana, de que “livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas", a equipe da Biblioteca Comunitária Wagner Vinicio vem se mobilizando e articulando para que mais pessoas possam se envolver com a literatura e transformar suas trajetórias de vida.

Em 2015, a biblioteca comunitária teve a ideia de realizar uma ação no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cidadania em Rio das Pedras, em razão do CRAS ter um público de adolescentes e jovens oriundos da rede pública de ensino, com alguma aproximação pela leitura literária.

“Planejamos uma ação de formação para os educadores sociais que atuam diretamente com os adolescentes e jovens. Ocorreram alguns encontros de formação no CRAS e depois uma visita à nossa biblioteca. Era nítido o entusiasmo e alegria tanto da equipe dos educadores e dos adolescentes pelas ações de mediação de leitura realizadas naquele período,” afirmou Luzia De Seta, gestora da biblioteca.


Esse ano a  biblioteca retornou com as  atividades de mediação de leitura no CRAS. Novamente as ações tiveram uma maciça participação, com entusiasmo, interesse e um desejo de quero mais. "Essas ações da biblioteca com o CRAS e esses jovens representa o potencial da integração de políticas públicas de Assistência Social, da Educação e  da Cultura com a do Livro, Leitura e Bibliotecas para mudarmos  as histórias das pessoas e das cidades” afirmou Luzia.



Carlos Honorato, mediador de leitura da biblioteca,
fez uma ação de leitura 
em parceria com o CRAS 
no CIEP Roberto da Silveira






09 junho 2016

Biblioteca comunitária faz mediação de leitura e bate papo literário

A biblioteca comunitária Atelier das Palavras, da Associação Meninas e Mulheres do Morro, no Morro da Mangueira, no início do mês de junho promoveu a atividade de leitura do livro "Para que serve um livro?", da autora Chloé Legea. Três meninas mediaram o livro para um grupo de  32 crianças, de 4 a 12 anos, no período da tarde. Essa ação possibilitou um momento de contação de histórias, o manuseio do livro, além de estimular o interesse por diversos gêneros literários. Depois da mediação ainda rolou um bate papo entre a crianças e  as mediadoras de leitura da biblioteca,Bibiana Louzada e Luana Cristina, para  trocar opiniões e ideias sobre o gosto de cada um por diferentes gêneros literários. 









06 junho 2016

Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias realiza encontro no Rio de Janeiro

A Rede Nacional de Bibliotecas comunitárias (RNBC) tem como um dos objetivos lutar pela democratização do livro, da leitura, da literatura e bibliotecas, além de incidir em políticas públicas no âmbito nacional. A Rede Nacional  tem o apoio técnico e financeiro do Instituto C&A. É formada por bibliotecas comunitárias de várias regiões do país, dentre elas, o  Conexão Leitura.

O primeiro encontro presencial da Rede Nacional aconteceu no Rio de Janeiro, nos dias 30 e 31 de maio, com representantes regionais das redes de bibliotecas comunitárias da RNBC e de assessores técnicos do Instituto C&A. Foram discutidos pelo grupo: a proposta política da Rede Nacional, ajustes no plano de ação, as articulações necessárias e a gestão da rede, a organização interna, além dos desafios relacionados à comunicação e divulgação. 








Pré-vestibular é inaugurado no Cerro Corá



Um projeto para impulsionar sonhos. A favela do Cerro Corá, no Rio, já conta com um cursinho pré-vestibular comunitário, que surgiu da parceria entre o grupo Cerro Corá Moradores em Movimento, o Levante Popular da Juventude e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), para democratizar o acesso à educação. O projeto que começou esse ano tem ainda o apoio de vários professores voluntários. 

As aulas acontecem durante a semana, exceto às quartas-feiras. Já aos sábados sempre há um aulão. Com o pré-vestibular em sua região, os moradores não vão gastar dinheiro e nem se deslocar para estudar e se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), já que o projeto oferta as aulas de todas as disciplinas do exame.

O Pré-vestibular é uma das muitas ações que o Grupo “Cerro Corá Moradores em Movimento” vem realizado na localidade. Em 2013, o Grupo inaugurou a Biblioteca Comunitária Cerro Corá, com o propósito de formar leitores e proporcionar que os moradores tenham acesso ao livro e à cultura literária. A biblioteca tem um acervo literário de três mil livros destinados ao público infantil e juvenil, com clássicos da literatura nacional e estrangeira.  

O Pré-vestibular é a ação mais recente do Grupo e que  necessita de doações de livros e aparelhos eletrônicos. As contribuições e contatos com o cursinho podem ser feitos pelo e-mail prevestcerro@gmail.com. 


Inauguração do Pré-vestibular 

Uma menina cheia de histórias para contar

 A biblioteca comunitária Elias José, no Complexo da Maré, realizou no mês de maio atividades sobre o livro "Obax", do escritor e ilustrador pernambucano André Neves. Com mediação de leitura, bate-papo, desenhos e criação de texto, as crianças se aproximaram mais do livro, que fala sobre uma menina de uma savana africana, que sempre voltava para casa cheia de histórias. “Usamos também nessas ações, a boneca OBAX, que logo cativou as crianças e estava sempre presente nas rodas de leitura desse livro encantador” afirmou Marilene Nunes, coordenadora da biblioteca.