QUEM SOMOS

A Rede Conexão Leitura foi formada em 2009, baseado no conceito de que só em rede se garante visibilidade e sustentabilidade a uma ideia. Congrega bibliotecas comunitárias que desenvolvem ações voltadas à formação de leitores e a promoção da leitura literária. 

Tem como missão garantir o direito da população do Rio de Janeiro à cultura literária e o acesso ao livro. 

A Rede Conexão Leitura disponibiliza mais de 20 mil livros de literatura aos cariocas, com a sua presença na Mangueira, no Complexo da Maré, em Rio das Pedras, na Casa Branca, , no Riachuelo e no Salgueiro.

A rede tem como objetivo garantir ações políticas voltadas para o fortalecimento e a implementação do Plano Nacional de Leitura e Escrita - PNLE.

A Rede Conexão Leitura é co-fundadora da RNBC -Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias,  da  REBCRIO- Rede de Bibliotecas Comunitárias do Estado do Rio de Janeiro e do MIL - Movimento Integrado de Leitura.

A rede Conexão Leitura atua também com agentes culturais, literários, contadores de histórias, escritores, ilustradores, bibliotecas, bibliotecários e mediadores de leitura -  para a construção  e implementação do Plano Municipal do Livro, Leitura e Biblioteca (PMLLB) na Cidade do Rio de Janeiro. Realiza seminários, encontros com grupos focais, eventos e debates para incindir em políticas públicas do livro e leitura.

Nessa caminhada pelo PMLLB, a rede Conexão Leitura conseguiu criar a Frente Parlamentar do Livro Leitura e Bibliotecas na Câmara Municipal do Rio, para ser um espaço de discussão sobre o plano entre a sociedade civil, os vereadores e o governo municipal.




Membros da Rede Conexão Leitura


Beethoven Lima
Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, pela Universidade Estácio de Sá. Tem formação em gerenciamento e avaliação de projetos pela Fundação Itaú Social.
É um leitor dedicado à democratização da leitura e do acesso ao livro e às bibliotecas.   Atua na Biblioteca Atelier das Palavras, da Associação Meninas e Mulheres do Morro, no Morro da Mangueira, zona Norte do Rio. É co-fundador da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC), desde a sua formação, em 2015 . 

Carlos Alberto Honorato
Pedagogo com Pós Graduação Lato Sensu em Literatura Infanto-Juvenil na Universidade Federal Fluminense.  Integrou a comissão de avaliação da campanha leia para uma criança da Fundação Itau /2018, Finalista do premio IPL/Retratos da leitura no Brasil /2018. Co- fundador  da REBCRIO - Rede Estadual de Bibliotecas Comunitárias do Estado do Rio de Janeiro e da Rede Conexão Leitura.
 Co - autor do livro Expedição Leitura - Tesouro das Bibliotecas Comunitárias .Mediador de Leitura e Coordenador Pedagógico da Biblioteca Comunitária Wagner Vinício desde 2008, localizada na comunidade de Rio das Pedras em Jacarepaguá.


Luzia De Seta
Assistente Social, graduada pela Universidade Federal Fluminense, cursou  Empreendedorismo e Inovação pela Universidade Federal Fluminense e Tutoria em EAD também pela UFF. Atua com Projetos Sociais desde  1997 e na comunidade de Rio das Pedras desde agosto de 1999. Coordenadora de projetos pelo ISER - Instituto de Estudos da Religião. Articuladora institucional e estratégica da Biblioteca Comunitária Wagner Vinício desde janeiro de 2006 , co-fundadora da RNBC - Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias , da REBCRIO - Rede Estadual de Bibliotecas Comunitárias do Estado do Rio de Janeiro e da Rede Conexão Leitura.


Marilene Nunes
Coordenadora da Biblioteca Elias José desde 2008, atriz sindicalizada pelo SATED, trabalhou na Biblioteca Pública Jorge Amado na Lona Cultural Herbert Vianna na Maré com oficina de contação de histórias e mediação de leitura para crianças, integra o grupo de contadores de histórias do Museu da Maré, trabalho desenvolvido com o Livro de Contos e Lendas da Maré / Narrativas Locais, Articuladora Local , co-fundadora da RNBC - Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias , da REBCRIO - Rede Estadual de Bibliotecas Comunitárias do Estado do Rio de Janeiro e da Rede Conexão Leitura.




Kely Louzada
Coordenadora Geral da Associação Meninas e Mulheres do Morro, gestora da Biblioteca Comunitária Atelier das Palavras, Mediadora de leitura, Arte Educadora, com experiência em Arte Educação, Artes Integradas e Brinquedos e Brincadeiras. Estudou Gestão de Projetos, Captação de Recursos e Gerenciamento de Recursos. Co-fundadora da RNBC - Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias , da REBCRIO - Rede Estadual de Bibliotecas Comunitárias do Estado do Rio de Janeiro e da Rede Conexão Leitura.


Luana Cristina Barreto de Souza
Mediadora de Leitura da Biblioteca Atelier das Palavras desde 2013.



Simone de Paula
Assistente Social formada pela PUC Rio. Pós-Graduação Lato Sensu em Direitos Humanos pela. Universidade Católica de Brasília. Atuou como coordenadora do Projeto Conexão Esporte, Artes e Leitura na Biblioteca Comunitária Wagner Vinício. Realizou a Pesquisa do Mapeamento das Bibliotecas Comunitárias e Grupos Análogos para a Rede Conexão Leitura. Atualmente é Mediadora


Sandra Martins de Oliveira Viana
Mediadora de leitura na Biblioteca Elias José situada no Museu da Maré. Atuando nesta biblioteca desde 2010, trabalhando com catalogação de livros, classificação, organização do espaço e acervo. co-fundadora da RNBC - Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias , da REBCRIO - Rede Estadual de Bibliotecas Comunitárias do Estado do Rio de Janeiro e da Rede Conexão Leitura.





Ilca Bandeira
Bibliotecária, graduada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Ênfase de trabalho em bibliotecas públicas e comunitárias. Militante para o aumento do número de bibliotecas públicas no Brasil. Atualmente integra a o Grupo de Trabalho da Criação do Plano Municipal de Livro, Leitura e Bibliotecas do município do Rio de Janeiro e colabora com os trabalhos da rede Conexão Leitura .






Giseli Rodrigues
Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Candido Mendes – UCAM. Coordenadora e Mediadora de Leitura da Biblioteca Comunitária Palavras Compartilhadas, localizada no bairro do Riachuelo, lugar este que permite acolher um público misto, oriundo de várias favelas do entorno. Giseli, acredita que facilitar o acesso a leitura literária ajuda a combater ou minimizar muitos problemas vivenciados pelos frequentadores da Biblioteca.

Denise Francisca de O. Santos


Educadora social, idealizadora do Quintas Poéticas e do Evento Encontro do Charme, membro do grupo cultural Caxambu do Salgueiro e da Radio Se Liga Salgueiro( onde acontece o programa infantil de contação de histórias Escuta que te conto), fundadora da Biblioteca Comunitária Jurema Gomes Baptista.e do grupo Salgueiro Black Music. 









Bibliotecas Comunitárias da Rede Conexão Leitura



Atelier das Palavras
Associação Meninas e Mulheres do Morro
Mangueira
Registro no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas nº 5390



Biblioteca Elias José
Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré
Complexo da Maré
Registro no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas nº 5411




Biblioteca Wagner Vinício
ISER - Instituto de Estudos da Religião
Rio das Pedras
Registro no Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas nº 5412







Biblioteca Walter de Araújo
Associação de Moradores do Morro Casa Branca
Casa Branca - Tijuca



Biblioteca Jurema Gomes Baptista
Salgueiro - Tijuca



Biblioteca Comunitária Palavras Compartilhadas

Riachuelo


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos combinar! Em agosto tem evento literário no Forte de Copacabana!!!

      Excluir