18 novembro 2010

PROGRAMA "OUVIR LEITURA" DO ESQUINA DO LIVRO APROXIMA DOS LIVROS 180 ALUNOS DE ESCOLA MUNICIPAL EM MADUREIRA

Desde 2007, a equipe do Projeto Esquina do Livro apostou em fazer mediação de leitura em sua biblioteca comunitária e estender esta ação a uma escola do entorno. Não houve burocracia que impedisse o acordo entre uma das professoras da Escola Municipal Paraná, em Madureira, hoje diretora do estabelecimento e a equipe do projeto.
Eulina e Ana desde o primeiro ano de atividades passaram a atender duas vezes por semana turmas de educação infantil entre escola e biblioteca comunitária, alternadamente, manhã e tarde. Hoje, Ana, Luciana e Lucilene, educadoras, mais as adolescentes monitoras do projeto passeiam com seus aventais carregados de livros ou fantoches, uma vez por semana, no colégio, entre crianças de 4 a 6 anos às quais elas oferecem atividades lúdicas onde as histórias tomam corpo e ajudam na aquisição da autonomia da criança em relação aos livros, dando-lhe melhores condições para ingressar no processo de alfabetização do ensino fundamental.

O que distingue um trabalho de mediação de leitura são a qualidade de seus profissionais, o conhecimento e o engajamento.
O programa “Ouvir Leitura” na Escola Paraná, depois de três anos, tem seus resultados no desempenho dos 180 alunos de educação infantil que pedem para manusear livros com as “tias” do Esquina do Livro. Todos se mobilizam diante do mundo fascinante da leitura “uma rede delicada cuja beleza poderá gerar fios que se entrelaçam infinitivamente”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário