22 junho 2011

“Bisbilhotices Literárias: crianças de Campinho descobrem novos títulos na 13ª edição da Feira do Livro Infanto-Juvenil”



Bisbilhotar é muitobom, sobretudo quando o tema é literatura. Foi o que fizeram alguns meninos emeninas do projeto Esquina do Livro, no último dia 15 de junho, ao visitar a13ª edição da Feira do Livro, organizadapela Fundação do Livro Infanto-Juvenil”, a FNILIJ.

Pelo sétimo anoconsecutivo o projeto Esquina do Livro se compromete a promover esta visita,tendo como objetivo principal a participação de crianças e jovens naprogramação cultural da cidade e assim contribuindo para a ampliação de idéiasde um público que normalmente não tem acesso a equipamentos culturais do Rio deJaneiro.

Mas, voltando àquestão da bisbilhotice, a coordenadora do projeto, Ana Founier, como é ohábito da equipe que trabalha no projeto nesta ocasião da Feira, convidou ascrianças a escolherem alguns novos títulos para sua biblioteca comunitária. Ede repente, voltou o escritor russo Nicolai Gogol ,à cena com o seu livro “O Nariz”. O pessoal se divertiu ao encontraroutro título, que remete por sua vez à obra do grande escritor russo, chamado,este, de “O Dariz”, uma parodia do clássico da literatura russa em que opersonagem é um nariz com gripe, de autoria de Olivier Douzon, tradução dePaulo Neves.

Este é um exemplo decomo uma leitura puxa outra, que puxa outra e puxa outra... Enquanto isto nossojovem público exercita seu poder de crítica e de reflexão através da leiturapor prazer.


Assim, nariz farejandonovidades, o grupo de Campinho se divertiu para valer em mais um ano decomparecimento à festa do livro infantil e marcando sua presença na programaçãocultural de sua cidade. Parabéns!






Um comentário:

  1. Foi fascinante ver as crianças tecendo comentários sobre o livro russo trabalhado na Biblioteca Esquina do Livro.

    Ana Fournier
    Conexão Leitura - Biblioteca Esquina do Livro

    ResponderExcluir