23 julho 2012

Catalogar em conjunto, uma conexão de verdade


A catalogação de livros é uma atividade que quase sempre passa despercebida na vida de uma biblioteca comunitária. Sua importância, no entanto, é enorme porque sem ela estantes e prateleiras com livros tornam-se meramente objetos decorativos. Como pessoas possuem nomes e identidades próprias e registradas em cartórios, os livros também precisam de registro. Antigamente havia sistemas mais complicados de catalogação. Hoje, com a informatização, títulos e usuários de uma biblioteca estão na telinha do computador com nomes e fotos! Mas, o trabalho de catalogar exige tempo e paciência e o mais comum é ver equipes de educadores e bibliotecários arrancando os cabelos para manter os livros que chegam catalogados a tempo e a gosto.

O pólo Conexão Leitura, graças a uma iniciativa de seu gestor atual, projeto Associação Meninas e Mulheres do Morro, está resolvendo o problema dos atrasos na catalogação dos demais projetos que integram a rede, enviando um grupo de adolescentes que aprenderam a catalogar e que se divertem com isto, fazendo um trabalho voluntário.

Nesta semana passada, no dia 18 de julho estiveram no espaço de leitura Esquina do Livro em Campinho, na Zona Norte e no dia seguinte no projeto Plantando o Futuro, em Rio das Pedras. Foi muito estimulante para as educadoras Juliana Santana e Monica Félix participar deste trabalho coletivo e verem no final do dia cerca de 100 novos livros catalogados. Fica fácil assim quando se consegue atingir um objetivo, que é o de organizar melhor uma biblioteca, e quando esta ação faz parte de um projeto coletivo. Uma verdadeira conexão, feita de livros e leitura. Obrigada Bárbara, Beethoven, Luana, Lucas, Thomas e Marcelo!


Esquina do Livro

Thomas e Marcelo

MMM e Esquina do Livro

Lucas e Luana

Bárbara, Juliana e Monica

Plantando o Futuro

Luana no catalogo

Bárbara

Carlos Coordenador/Mediador do Plantando o Futuro


Acessem nossos perfis nas redes sociais:

Quer ver mais fotos das nossas ações, acessem o nosso Flickr


Tite de Lamare
 Instituto Repare - Esquina do Livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário