23 março 2015

Encontro Nacional reúne Polos de Leitura de todo o Brasil



Engajados a transformar o Brasil em um país de leitores. Com esse desejo, Polos de Leitura de vários estados do país, participaram em Salvador, na Bahia, do Encontro Nacional do Programa Prazer em Ler, do Instituto C&A, no mês de março. No encontro aconteceram oficinas e capacitações para aperfeiçoar as ações e os trabalhos desenvolvidos pelos Polos de Leitura, que são apoiados pelo Instituto. Foram debatidos no encontro: gestão compartilhada, práticas de mediação de leitura, classificação dos livros e acervo, enraizamento comunitário, comunicação e registro, políticas públicas  e mobilização de recursos. 

 Aconteceu também um bate-papo literário sobre poesia marginal
 com Rodrigo Ciríaco e Sérgio Vaz, mediado por Beto Silva 

O Polo Conexão Leitura esteve presente em todas as formações, representado por Kely Louzada, Beethoven Lima, Terezinha Lanzelloti e Simone Araújo, integrantes das bibliotecas comunitárias do Polo Conexão Leitura. Para Beethoven Lima, da Associação Meninas e Mulheres do Morro, que participou da oficina de comunicação apresentou um novo olhar sobre o tema: “Pude perceber o quanto as atividades de comunicação podem potencializar ações desenvolvidas na área de cultura em territórios, que não tem divulgação de atividades culturais”. Já para Simone Araújo, integrante da biblioteca Wagner Vinicio,do Projeto Plantando O Futuro, o encontro foi um grande aprendizado. “O Encontro Nacional permitiu a interação e a troca de conhecimento com outras bibliotecas comunitárias de várias partes do país. O encontro foi também um momento em que direcionamos o olhar para as atividades e ações do Polo Conexão Leitura, buscando uma autorreflexão dos limites e das possibilidades do Polo” afirmou Simone.  

Integrantes do Conexão Leitura junto de outros participantes do encontro
por políticas públicas para  livro,  leitura e bibliotecas no Rio de Janeiro 






Texto: Mônica Macabú
Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao.leitura@gmail.com
Colaboração: Beethoven Lima, Terezinha Lanzelloti e Simone Araújo

Um comentário:

  1. o encontro nacional de formação é sempre muito interessante pela troca de experiências e pela troca de " fazimentos" , como dizia Darcy Ribeiro.

    ResponderExcluir