22 junho 2015

Parceria com universidade amplia visibilidade do Polo


O curso de Comunicação Social da Universidade Veiga de Almeida, do campus Tijuca, por meio da professora Renata Feital, firmou uma parceria para atender as demandas de comunicação do Polo Conexão Leitura e das suas bibliotecas. Com a parceria, os estudantes da disciplina de oficina de texto, ministrada pela docente ficaram responsáveis de produzir material gráfico e textos para o polo até o final desse primeiro semestre letivo. Os alunos produziram vídeos institucionais, a arte de materiais gráficos, a reformulação das páginas do Facebook do Conexão Leitura e das bibliotecas. Além desses produtos, os alunos se envolveram em campanhas de arrecadação de livros para o Polo, como de materiais para as oficinas de artes da biblioteca comunitária Atelier das Palavras, da Associação Meninas e Mulheres do Morro, na Mangueira.

"Os livros arrecadados pelos alunos vão ajudar o polo em ampliar e diversificar o acervo das  bibliotecas. Sem contar que vamos ter  também um material de comunicação, que proporcionará a visibilidade que tanto almejávamos para o Conexão Leitura. Há algum tempo não conseguíamos concretizar esses materiais tanto por falta de verba, quanto de tempo e de profissionais” analisou Beethoven Lima, da biblioteca Atelier das Palavras. 
Para Kely Louzada, coordenadora da biblioteca Atelier das Palavras, a convivência com os alunos foi estimulante e bem proveitosa: “Foi gratificante ver o envolvimento e o empenho dos alunos para construir um bom material. Eles estavam com muita energia e disposição em nos ajudar com nossa missão de formar leitores e promover a leitura literária”.

Não foram apenas os integrantes do Polo que aproveitaram essa convivência com os universitários. Na biblioteca comunitária Elias José, na Maré, as crianças e adolescentes ficaram entusiasmadas com a presença constante dos estudantes e a movimentação para gravação dos vídeos. Na visitação, alunos conheceram a equipe, o espaço e a história da biblioteca. "Tanto os alunos, quanto a equipe aproveitaram essa troca de conhecimento. Essa parceria  também trouxe um frescor e uma nova força para o Conexão Leitura alcançar novas metas e aumentar a visibilidade do trabalho desenvolvido pelo Polo e suas bibliotecas", declarou Marilene Nunes, coordenadora da Elias José.


Texto: Mônica Macabú
Assessora de Imprensa
comunicacao.leitura@gmail.com
Colaboração: Beethoven Lima e Kely Louzada, da Associação Meninas e Mulheres do Morro, Marilene Nunes, da biblioteca Elias José 

Nenhum comentário:

Postar um comentário