10 julho 2015

Dias intensos de aprendizagem na Flip




Na 13ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), o público respirou o melhor da literatura nacional e estrangeira. Durante cinco dias, a FLIP promoveu mais de 200 atrações, entre apresentações, oficinas, mesas literárias e exposições. Nesse ano, Mário de Andrade foi o escritor homenageado. O Polo Conexão Leitura marcou presença mais uma vez na Festa. Integrantes do Polo assistiram a mesa “Eventos Literários: como contribuir para a construção de uma sociedade leitora”, que debateu o papel dos eventos literários para agregar e fortalecer os promotores da leitura no território nacional e a incidência em políticas públicas locais. Essa mesa aconteceu no Paço Municipal de Paraty - Salão Nobre da Câmara de Vereadores. 

Outra participação foi no debate “Brochadas: confissões sexuais e invenções literárias”, que discutiu as intercessões entre literatura e erotismo. Os representantes do Polo inspirados por esse debate produziram um sarau erótico com leitura de textos que abordavam o tema, na casa na qual ficaram hospedados. O Polo também aproveitou a conversa que rolou no SESC sobre “A imagem que conta”, com o escritor e ilustrador Roger Mello, Lourenço Mutarelli e Joana Cesar, que dialogaram sobre a arte sequencial e os muitos modos de transmitir uma mensagem por meio da imagem. 

O Polo Conexão Leitura e outros Polos de Leitura, do Programa Prazer em Ler (Instituto C&A) participaram da Flip por incentivo do Instituto C&A, que leva todos os anos os representantes das bibliotecas comunitárias para Paraty, como parte da formação que o Programa Prazer em Ler proporciona a esses grupos. 

"Estar na FLIP é ter a oportunidade de conviver com o que há de melhor na literatura. São dias intensos de aprendizados, trocas e experiências. Nesses dias, nada nos cansa, o ar fica leve e o frio acolhe os leitores entorno de debates literários, que nos instigam e provocam a repensar a literatura" afirmou Luzia De Seta, integrante do Conexão Leitura.



Nessa edição, a Flip promoveu mais de 200 atrações 



Conexão Leitura assistindo a mesa 
" Eventos Literários: como contribuir para a construção de uma sociedade leitora”


Debate “Brochadas: confissões sexuais e invenções literárias”, com Jacques Fux, autor do livro Brochadas, 

“A imagem que conta",
com o escritor e ilustrador Roger Mello

Integrantes do Conexão Leitura e o escritor Jacques Fux

Ninfa Parreiras do Instituto C&A com o Conexão Leitura 

Integrantes do Conexão Leitua com Beto SIlva, do Instituto C&A 

Nenhum comentário:

Postar um comentário