01 dezembro 2015

II Seminário do Conexão Leitura discute políticas do livro, leitura e bibliotecas

O Polo Conexão Leitura, promoveu o seminário “Por que queremos um Plano Municipal do Livro, da Leitura e da Biblioteca na Cidade do Rio de Janeiro?”, no dia 26 de novembro, no auditório da Câmara Municipal do Rio,para ampliar a discussão sobre políticas públicas do livro e leitura no RioDesde 2006 o Brasil tem o Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL), que estabelece diretrizes de uma politica para o setor e promove a criação de planos nos estados e municípios. O Rio de Janeiro é um dos muitos municípios que ainda não construiu seu Plano Municipal do Livro, da Leitura e da Biblioteca (PMLLB), para garantir o acesso ao livro, formar leitores e mediadores de leitura, ampliar e manter bibliotecas e fortalecer a cadeia produtiva do livro. 

Para discurtir a  importância do plano no Rio, a construção de políticas públicas com a participação da sociedade, os entraves para implementação do PMLLB no Rio, o seminário contou com a participação de Elisa Machado, professora da Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); o vereador Reimont; a escritora e contadora de histórias Benita Prieto, o escritor Binho Cultura e os representantes do Conexão Leitura, Cristiane Rodrigues e Beethoven Lima, que abriram o seminário contando um pouco da trajetória do Conexão Leitura e de suas bibliotecas comunitárias. Depois dessa apresentação, o vereador Reimont enfatizou a importância da Frente Parlamentar do Livro, da Leitura e da Biblioteca, criada em agosto desse ano, como um instrumento para o fortalecimento da criação do PMLLB do Rio. 

Já a professora da UNIRIO, Elisa Machado, destacou em sua fala o papel das bibliotecas comunitárias na formação de mediadores de leitura e a construção de políticas para o livro e a leitura com a participação da sociedade. “A elaboração do plano no Rio é uma questão pública, que deve ter a participação efetiva da sociedade civil junto com as bibliotecas, os escritores, os bibliotecários, as universidades, o governo municipal e a cadeia produtiva do livro” analisou Elisa. Benita Prieto também falou do papel da sociedade na construção do plano e a importância de mobilizar os cariocas para participar mais dessa elaboração. 

Beethoven Lima, do Polo Conexão Leitura, destacou que além de mobilizar a sociedade é necessário envolver as editoras com o plano.“As editoras devem se envolver na construção coletiva do plano. Mesmo com a ausência das editoras no seminário, o evento foi muito positivo, por ter reunido escritores, bibliotecários, bibliotecas, ilustradores, contadores de histórias, estudantes de biblioteconomia e representantes da secretaria municipal de cultura e educação do Rio para pensar e discutir ações para avançarmos na implementação do plano na cidade” afirmou Beethoven .



Cristiane Rodrigues e Beethoven Lima, do Conexão Leitura,
apresentaram o Polo e suas bibliotecas 

 Vereador Reimont falou da importância da
 Frente Parlamentar do Livro, da Leitura e da Biblioteca para o PMLLB

Benita Prieto e Elisa Machado enfatizaram a importância da
sociedade civil na construção do PMLLB 

Binho Cultura destacou a importância da
 formação de leitores na escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário