23 abril 2016

Escritor dinamarquês eternizado por contos infantis



Um autor com alma e sensibilidade para criar histórias infantis. Hans Christian Andersen nasceu em 1805, em Odense, na Dinamarca, filho de um jovem sapateiro e de uma lavadeira, teve uma infância muito pobre. Andersen e sua família  moravam num único quarto. Mas as paredes do pequeno cômodo, não o impossibilitou de abrir as janelas do conhecimento, desde muito cedo aprendeu a ler e adorava ouvir histórias narradas pelo pai, que o incentivou também a gostar de arte e literatura.
 O autor publicou romances adultos, livros de poesia e relatos de viagens, mas os contos infantis que o tornaram  conhecido.Os seus títulos mais conhecidos são: "O patinho feio", "O soldadinho de chumbo", "A roupa nova do Imperador", "A pequena sereia" e "A Menina dos Fósforos".Publicou mais de 150 histórias até 1872, quando sofreu uma queda e ficou com a saúde debilitada até sua morte em agosto de 1875. 
Por sua contribuição para a literatura infantil e juvenil, em 2 de abril, dia de nascimento do Hans, é celebrado o Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil e, além disso, o mais importante prêmio internacional do gênero tem seu nome, a Medalha Hans Christian Andersen, que é concedida para os maiores nomes da literatura infanto-juvenil.

Os livros do dinarmaquês povoam as prateleiras das bibliotecas da Rede do Conexão Leitura, para encantar e despertar emoções em crianças, adolescentes e adultos. A biblioteca comunitária Elias José, no Complexo da Maré, fez a leitura compartilhada da obra de Hans: "A roupa nova do Imperador". A leitura aconteceu no dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil (2/4). “Além da leitura compartilhada, as crianças folhearam outras obras do autor, mas escolheram ler esse livro. Com um bate papo,  elas também conheceram um pouco da história desse grande escritor, que marcou a literatura infantil” afirmou Marilene Nunes, coordenadora da Elias José.

Clique aqui e conheça a história "A roupa nova do Imperador"

A atividade foi conduzida pela mediadora de leitura,
Terezinha Lanzelloti, da Elias José







Biblioteca Elias José
Avenida Guilherme Maxwell, nº 26 
Timbau -Maré-Rio de Janeiro - RJ 
CEP: 2104-212.
Telefone: (21) 3868-6748

Nenhum comentário:

Postar um comentário