17 dezembro 2011

A história do mágico, da pomba e do Natal de Campinho


A foto que mostra o flagrante do mágico, da pomba em movimento e do olhar de duas crianças é prova de que a magia suspende, muitas vezes, o peso do dia-a-dia e da realidade: a pomba depois de alçar vôo foi farejada por um cachorro vagabundo, na comemoração do Natal, no Centro Esportivo de Campinho. Mas, se salvou. O cachorro desistiu e o mágico protegeu a pomba em suas mãos.

Assim, ficou tudo melhor, como a alegria nos olhares, e a excitação de todos diante da possibilidade de música, dança e presentes. Um natal especialmente encomendado pela Pastoral do Menor, como o faz todos os anos.

O Projeto Esquina do Livro, em parceria com o Sesc Madureira, deu sua contribuição: como acreditamos que bibliotecas, leitura e livros fazem parte de um universo de magia, convidamos o mágico Alex Rotterdam (o nome já faz a gente viajar, não?), através da coordenadora da biblioteca do SESC Madureira, Maria Tereza Motta, para provocar crianças, adolescentes e adultos a sonhar com as coisas impossíveis e chegar perto de sentimentos possíveis. Como o da alegria da confraternização do final de ano.

As fotos estão aí para provar que valeu a pena!







Tite de Lamare
Instituto Repare - Esquina do Livro

12 dezembro 2011

Tudo muito Flicts em Campinho

"Não tinha a força do Vermelho
não tinha a imensidão do Amarelo
nem a paz que tem o Azul
Era apenas o frágil e feio e aflito Flicts"


Assim começa nossa história de hoje, uma história colorida, uma história antiga. Um poema em cor. Do Ziraldo.



Flicts, que nasceu das mãos do escritor Ziraldo Alves Pinto em 1969, depois de mais de 40 anos continua a encantar crianças, jovens e adultos. Flicts tem a qualidade dos clássicos: aqueles livros que a gente não cansa de virar as páginas, uma, duas, dezenas de vezes, dezenas de anos. Livros passados de geração em geração.

Flicts tem um pouco da história do Patinho Feio, de Hans Christian Andersen porque é uma cor diferente, que não se encaixa nas outras. Depois de muito tentar se enfileirar junto às outras cores, Flicts se desmaterializa no firmamento. Mas, para nossa surpresa e encanto, Ziraldo acaba colocando Flicts na Lua. “A Lua é Flicts”.

Neste final de ano, Flicts visitou o Espaço Esquina do Livro em Campinho em forma de contação de história, pesquisa na internet, artesanato a partir do texto e colagens no mural da biblioteca. Nele, meninos e meninas recortaram palavras expressando idéias, sentimentos, emoções.



A programação é parte da atividade a que chamamos Viagem aos Premiados: a cada mês um título de literatura infanto-juvenil é trabalhado pela equipe do projeto. O objetivo principal é o de apresentar a crianças e adolescentes do Esquina do Livro uma literatura de qualidade, de fácil acesso em sua biblioteca comunitária. Com a pesquisa na internet estamos também trabalhando com a inclusão digital e com as colagens, um incentivo à criatividade e à expressão artística.

TUDO MUITO FLICTS

Tite de Lamare
Instituto Repare - Esquina do Livro

04 dezembro 2011

A Maratona Literária do Senhor Leitor no Esquina do Livro

Quando criamos o programa de empréstimos Passeio dos Livros em Campinho, há mais de três anos, pensamos que cada freqüentador do Espaço Cultural Esquina do Livro pudesse escolher e colocar em mochilas, especialmente preparadas para esta missão (algumas foram customizadas pelos próprios leitores), sete livros para serem ofertados em empréstimo para si e para sua família, semanalmente.

O Passeio dos Livros é um sucesso consolidado em Campinho, com dezenas de mochilas saindo nas costas de crianças e adolescentes. Elas podem conter títulos infantis e adultos, revistas, poesia, qualquer papel escrito. Para moradores de bairros sem acesso a livros e à cultura, nosso programa tem criado estímulo à difusão da literatura e uma boa demanda por ela.

Porém, ninguém esperava o fenômeno Israel Lima Leite da Silva! Este menino de 11 anos, morador de Campinho e que estuda na Escola Paraná de Madureira, é campeão de empréstimos há mais de um ano. Sua mochila vai abarrotada e seu prazer pela leitura literária é motivo de orgulho para a equipe do projeto.

Israel



Cara risonha, em pé ou sentado, calçado ou descalçado, Israel, passeia as mãos pelas folhas e arregala os olhos quando chegam as novas remessas de doações. Os três livros que leu recentemente e indica são:
  • A casa assombrada , de "Kazuno Kohora" 
  • "Babi come de tudo , de "Alejandro Rosas"
  • "O rei e o mar, de "Heinz Janisch"
Agora vem o melhor! Imaginem quantos livros Israel levou em sua mochila nos últimos dois meses?

Outubro: 28
 Novembro: 42

O que dizer deste recorde?! Fica a alegria de ver nosso trabalho recompensado e desejar o melhor para o futuro de Israel!


Tite de Lamare
Instituto Repare - Esquina do Livro

02 dezembro 2011

Blog: Mediadores de Leitura do Conexão.

Conheça também o Blog dos dinamizadores do Conexão Leitura.

Carlos Alberto Maia (Plantando o Futuro) - http://carlosalbertomediador.blogspot.com/

* Mais uma maneira de conhecer o belo trabalho de incêntivo e fomento a leitura que o grupo desenvolve nas comunidades onde os Projetos de leitura estão inseridos.