27 março 2015

Momentos para compartilhar ideias e informações

Encontros que possibilitam a troca de experiências e conhecimento. As reuniões do Polo Conexão Leitura fortalecem a troca de informações entre seus integrantes, que nessas ocasiões compartilham o conhecimento adquirido no dia a dia de trabalho em suas bibliotecas. Gestores, coordenadores, mediadores de leitura e colaboradores se encontram para monitorar e ajustar as ações e atividades do polo. Na reunião de março, os integrantes do Conexão Leitura se encontraram na biblioteca comunitária Wagner Vinicio, do Projeto Plantando O Futuro, em Rio das Pedras, no bairro de Jacarepaguá. A biblioteca é um projeto do Instituto de Estudos da Religião (ISER). “Esse encontro proporcionou aos integrantes a oportunidade de rever o projeto e a comunidade. Também foi um momento para dividir as informações sobre o Encontro Nacional de Polos de Leitura de 2015, do Instituto C&A, realizado em Salvador, na Bahia. Fechamos a reunião com a decisão de elaborar o manual de procedimentos do Polo, que conterá seus princípios e ações”, afirmou Luzia De Seta, gestora da biblioteca Wagner Vinicio e integrante do ISER.



Equipe do Conexão Leitura presente  na biblioteca comunitária, que integra o polo




Texto: Mônica Macabú
Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao.leitura@gmail.com
Colaboração: Luzia De Seta, Gestora da Biblioteca Wagner Vinicio






Uma biblioteca integrada com a comunidade

Pais de crianças e jovens da comunidade de Rio das Pedras, no Rio de Janeiro, tinham o sonho de ter na localidade, um projeto que ofertasse alguma atividade aos seus filhos, no período fora da escola. Assim surgiu, em 1997, o Projeto Plantando o Futuro, que oferece atividades de música, esportes, artes integradas e informática. Em 2005, Wagner Vinicio, um adolescente frequentador do projeto, já idealizava uma biblioteca no espaço. Ele levava em um carrinho de mão, livros que ganhava para o projeto. Esse esforço coincidiu com a proposta do Instituto C&A em implantar uma biblioteca comunitária na localidade. Em 2006, com o financiamento do instituto, são iniciadas as obras no espaço que atenderiam a sede de leitura desse jovem e dos moradores. Naquele ano são feitas reformas de pintura, iluminação, hidráulica, troca de piso, aquisição de estantes, instalação de sistemas de ventilação e refrigeração,  para compor um ambiente charmoso, acolhedor, com um bom acervo, confortável, bem iluminado e organizado para receber o público frequentador e os moradores da localidade. Nesse mesmo ano, um  acidente de trânsito tirou a vida do jovem Wagner Vinicio. Mas não o seu ideal. 

Wagner: Um jovem que marcou o projeto 


Antes da inauguração do espaço, os moradores, com uma forte tradição de mobilização comunitária, organizaram uma eleição para escolher um nome para a biblioteca. Eles construíram as urnas e as cédulas de votação. Os moradores também percorreram as cinco quadras da comunidade, com o intuito que a eleição tivesse o maior número de votantes. Na votação era possível escolher entre três nomes: “Wagner Vinicio”, em homenagem ao jovem, “Plantando o Futuro”, que dá nome ao projeto e “Futuro das Crianças”. Com mais de 80% dos votos, Wagner Vinicio foi escolhido pela comunidadeAssim, com forte envolvimento da comunidade, em outubro de 2006 é inaugurada a Biblioteca Wagner Vinicio, que inicialmente atendia a 30 crianças. Hoje, com 216 leitores cadastrados e um acervo literário de mais de 2500 livros, a biblioteca ganhou asas com ações itinerantes, rodando as praças da comunidade ofertando diversas atividades literárias.











 Texto: Mônica Macabú
Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao.leitura@gmail.com
Colaboração: Luzia De Seta, Gestora do Projeto Plantando O Futuro


 

ISER
Rua do Russel 76, 5º andar - Glória, 
Rio de Janeiro 
CEP 22753-047
Tel.:(21) 2555-3782
www.iser.org.br 

Biblioteca Wagner Vinicio, do Projeto Plantando O Futuro
Estrada de Jacarepaguá, 5411, Quadra 1, casa 55
Rio das Pedras - Rio de Janeiro 
Telefone: (21) 22753-047
Skype: plantandoofuturo10

23 março 2015

Leitores têm autonomia para manusear livros na Maré

Na companhia de uma galera animada, Sandra Viana, integrante da biblioteca comunitária Elias José, no Complexo da Maré realiza uma vez por semana a classificação dos acervo literário da biblioteca. “Temos um sistema de classificação dos livros por cores, para identificar se a obra é indicada para o público infantil, juvenil ou adulto e qual o gênero do livro. A identificação dos livros pelas cores permite que o frequentador tenha autonomia para passear pelo acervo para encontrar com mais facilidade o tipo de livro que mais aprecia. É maravilhoso ver o leitor livre e confiante para se aventurar pelo acervo. Essa liberdade e independência para utilizar o espaço é uma das ferramentas que colaboram para formarmos leitores” afirmou Marilene Nunes, coordenadora da biblioteca. 


Sandra (camisa branca e preta) realiza essa atividade alegre e colorida
 com o apoio dos estagiários do Museu da Maré


Texto: Mônica Macabú
Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao.leitura@gmail.com
Colaboração: Marilene Nunes, da Biblioteca Elias José



Biblioteca Elias José
Avenida Guilherme Maxwell, nº 26 
Timbau - Complexo da Maré
Rio de Janeiro - RJ 
CEP: 2104-212
Telefone: (21) 3868-6748

Encontro Nacional reúne Polos de Leitura de todo o Brasil



Engajados a transformar o Brasil em um país de leitores. Com esse desejo, Polos de Leitura de vários estados do país, participaram em Salvador, na Bahia, do Encontro Nacional do Programa Prazer em Ler, do Instituto C&A, no mês de março. No encontro aconteceram oficinas e capacitações para aperfeiçoar as ações e os trabalhos desenvolvidos pelos Polos de Leitura, que são apoiados pelo Instituto. Foram debatidos no encontro: gestão compartilhada, práticas de mediação de leitura, classificação dos livros e acervo, enraizamento comunitário, comunicação e registro, políticas públicas  e mobilização de recursos. 

 Aconteceu também um bate-papo literário sobre poesia marginal
 com Rodrigo Ciríaco e Sérgio Vaz, mediado por Beto Silva 

O Polo Conexão Leitura esteve presente em todas as formações, representado por Kely Louzada, Beethoven Lima, Terezinha Lanzelloti e Simone Araújo, integrantes das bibliotecas comunitárias do Polo Conexão Leitura. Para Beethoven Lima, da Associação Meninas e Mulheres do Morro, que participou da oficina de comunicação apresentou um novo olhar sobre o tema: “Pude perceber o quanto as atividades de comunicação podem potencializar ações desenvolvidas na área de cultura em territórios, que não tem divulgação de atividades culturais”. Já para Simone Araújo, integrante da biblioteca Wagner Vinicio,do Projeto Plantando O Futuro, o encontro foi um grande aprendizado. “O Encontro Nacional permitiu a interação e a troca de conhecimento com outras bibliotecas comunitárias de várias partes do país. O encontro foi também um momento em que direcionamos o olhar para as atividades e ações do Polo Conexão Leitura, buscando uma autorreflexão dos limites e das possibilidades do Polo” afirmou Simone.  

Integrantes do Conexão Leitura junto de outros participantes do encontro
por políticas públicas para  livro,  leitura e bibliotecas no Rio de Janeiro 






Texto: Mônica Macabú
Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao.leitura@gmail.com
Colaboração: Beethoven Lima, Terezinha Lanzelloti e Simone Araújo

10 março 2015

Biblioteca é revitalizada após reformas

A biblioteca comunitária Wagner Vinicio passou por um período de reformas e de manutenção do espaço para melhor acolher os moradores da comunidade de Rio das Pedras. “Com a ajuda dos voluntários e da equipe da biblioteca foi possível ampliar o espaço do público infantil e ainda separar um ambiente especial a livros indicados para jovens e adultos. A biblioteca também ganhou nova pintura, novas estantes e ajustes no telhado. Com essas mudanças o espaço ficou mais aconchegante e o acervo melhor distribuído para crianças, jovens e adultos”, afirmou Luzia De Seta, gestora da biblioteca. 







Texto: Mônica Macabú
Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao.leitura@gmail.com
Colaboração: Luzia De Seta, Gestora do Projeto Plantando O Futuro


 

ISER
Rua do Russel 76, 5º andar - Glória, 
Rio de Janeiro 
Tel.:(21) 2555-3782
www.iser.org.br 

Biblioteca Wagner Vinicio, do Projeto Plantando O Futuro
Estrada de Jacarepaguá, 5411, Quadra 1, casa 55
Rio das Pedras - Rio de Janeiro 
Skype: plantandoofuturo10

Esquina do Livro com atendimento especial para a comunidade e escola





A biblioteca Esquina do Livro, no bairro do Engenho Novo, estabeleceu uma nova organização de atendimento. Às segundas e sextas, a biblioteca atende ao público externo, que pode ler ou fazer o empréstimo de livros, realizar pesquisas e utilizar o espaço para estudos. Às terças, quartas e quintas o atendimento é voltado para o público escolar, do colégio AIACOM. “Atendemos quase 480 alunos da instituição, com empréstimos de livros, contação de histórias, mediação e rodas de leitura. Nesses dias também realizamos a organização do espaço e sistematização do acervo. Procuramos receber e acolher adequadamente cada público da biblioteca para que todos se sintam pertencentes ao espaço e envolvidos com a leitura literária”, afirmou Eulina Silva, coordenadora da biblioteca.

Serviço:

Biblioteca Esquina do Livro

Rua Barão do Bom Retiro,920 Engenho Novo

Tels.: (21) 2581-9919 / 3591-9918

E-mail: contato@aiacom.org.br

Atendimento ao público externo:

Segundas e quartas, das 8h às 17h




Texto: Mônica Macabú
Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao.leitura@gmail.com
Colaboração: Eulina Silva, coordenadora da biblioteca Esquina do Livro


 



08 março 2015

Com chuteiras nos pés a caminho da biblioteca

As táticas para vencer o jogo já estão na mente: os dribles, os passes e o tão sonhado gol. Com as chuteiras nos pés, Daniel Silva, 13 anos, caminha para a biblioteca comunitária Elias José, no Complexo da Maré, antes de ir para o futebol com os amigos. Na biblioteca, o adolescente pega um livro para ler com as crianças e jovens presentes no espaço.  Essa é a rotina do menino antes do futebol. “Quando ler é uma atividade prazerosa, o adolescente ou a criança sempre dedica um tempo à leitura literária. Daniel é um exemplo disso. Sempre antes do futebol passa por aqui para ler ou pegar emprestado um livro. É gratificante ver que temos um público assíduo que estão enraizados com a literatura”, afirmou Marilene Nunes, coordenadora da biblioteca.

Daniel fazendo a mediação de um livro para as crianças e jovens 
Texto: Mônica Macabú
Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao.leitura@gmail.com
Colaboração: Marilene Nunes, da Biblioteca Elias José



Biblioteca Elias José
Avenida Guilherme Maxwell, nº 26 
Timbau -Maré-Rio de Janeiro - RJ 
CEP: 2104-212.
Telefone: (21) 3868-6748

Bibliotecária fortalece Conexão Leitura




O Polo Conexão Leitura tem mais uma nova colaboradora na equipe, a bibliotecária Cristiane, que já está atuando nas ações do polo. “Cristiane veio para reforçar nosso trabalho. Ela ressalta e valoriza as competências individuais de cada um da equipe, fazendo com que cada membro reconheça o propósito e o significado de seu trabalho dentro das suas bibliotecas. Ela vem nos orientando para a possibilidade de desempenhar um novo papel de líder, mais flexível, dinâmico e disposto a assumir riscos, em oposto ao papel de algumas lideranças que assumem o papel de ditadores de regras e normas, ao centralizar neles todas as decisões. Ganhamos mais uma parceira para fortalecer e ampliar as ações do Conexão Leitura. Assim é o polo: uma junção de pessoas engajadas e apaixonadas pela leitura, que lutam para promover e democratizar a leitura literária no Rio de Janeiro”, afirmou Kely Louzada, coordenadora da biblioteca comunitária Atelier das Palavras, da Associação Meninas e Mulheres do Morro, no Morro da Mangueira. 



Texto: Mônica Macabú,
Assessora de Comunicação
E-mail: comunicacao.leitura@gmail.com
Colaboração: Kely Louzada, coordenadora da biblioteca Atelier das Palavras




02 março 2015

Conexão Leitura participa de encontro de formação

O Polo Conexão Leitura organiza e participa de encontros de formação, para qualificar sua equipe e aprimorar a gestão e as ações do polo. Participam dos encontros os gestores, os mediadores de leitura e os colaboradores. No início desse ano, aconteceu a primeira formação do Conexão Leitura, organizada por Beto Silva, assessor técnico do Programa Prazer  em Ler, do Instituto C&A, que apoia o polo  No encontro foram discutidos temas como: acervo, a escrita de projetos, os objetivos e as ações do polo para 2015. A formação aconteceu na biblioteca Atelier das Palavras, da Associação Meninas e Mulheresdo Morro, na Mangueira, durante dois dias. “A primeira formação do ano é importante para os integrantes do polo, pois é nesse momento que avaliamos, discutimos e acertamos o plano de ação do projeto”, afirmou Marilene Nunes, coordenadora da biblioteca comunitária Elias José.







Texto: Mônica Macabú
Assessora de comunicação
E-mail: comunicacao.leitura@gmail.com
Colaboração: Marilene Nunes, coordenadora da biblioteca Elias José