10 julho 2015

Dias intensos de aprendizagem na Flip




Na 13ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), o público respirou o melhor da literatura nacional e estrangeira. Durante cinco dias, a FLIP promoveu mais de 200 atrações, entre apresentações, oficinas, mesas literárias e exposições. Nesse ano, Mário de Andrade foi o escritor homenageado. O Polo Conexão Leitura marcou presença mais uma vez na Festa. Integrantes do Polo assistiram a mesa “Eventos Literários: como contribuir para a construção de uma sociedade leitora”, que debateu o papel dos eventos literários para agregar e fortalecer os promotores da leitura no território nacional e a incidência em políticas públicas locais. Essa mesa aconteceu no Paço Municipal de Paraty - Salão Nobre da Câmara de Vereadores. 

Outra participação foi no debate “Brochadas: confissões sexuais e invenções literárias”, que discutiu as intercessões entre literatura e erotismo. Os representantes do Polo inspirados por esse debate produziram um sarau erótico com leitura de textos que abordavam o tema, na casa na qual ficaram hospedados. O Polo também aproveitou a conversa que rolou no SESC sobre “A imagem que conta”, com o escritor e ilustrador Roger Mello, Lourenço Mutarelli e Joana Cesar, que dialogaram sobre a arte sequencial e os muitos modos de transmitir uma mensagem por meio da imagem. 

O Polo Conexão Leitura e outros Polos de Leitura, do Programa Prazer em Ler (Instituto C&A) participaram da Flip por incentivo do Instituto C&A, que leva todos os anos os representantes das bibliotecas comunitárias para Paraty, como parte da formação que o Programa Prazer em Ler proporciona a esses grupos. 

"Estar na FLIP é ter a oportunidade de conviver com o que há de melhor na literatura. São dias intensos de aprendizados, trocas e experiências. Nesses dias, nada nos cansa, o ar fica leve e o frio acolhe os leitores entorno de debates literários, que nos instigam e provocam a repensar a literatura" afirmou Luzia De Seta, integrante do Conexão Leitura.



Nessa edição, a Flip promoveu mais de 200 atrações 



Conexão Leitura assistindo a mesa 
" Eventos Literários: como contribuir para a construção de uma sociedade leitora”


Debate “Brochadas: confissões sexuais e invenções literárias”, com Jacques Fux, autor do livro Brochadas, 

“A imagem que conta",
com o escritor e ilustrador Roger Mello

Integrantes do Conexão Leitura e o escritor Jacques Fux

Ninfa Parreiras do Instituto C&A com o Conexão Leitura 

Integrantes do Conexão Leitua com Beto SIlva, do Instituto C&A 

08 julho 2015

Biblioteca realiza atividade de leitura e produção textual

Eles também têm boas histórias para contar.  A equipe da biblioteca Atelier das Palavras, da Associação Meninas e Mulheres do Morro, no Morro da Mangueira, realizou a atividade leitura maluca que mesclou o incentivo à leitura e a produção de textos. Nessa ação, cada criança escolhia um livro para ler e depois produzia um texto inspirado na leitura realizada. Em seguida, as crianças foram separadas em duplas para juntar o seu texto com a do seu parceiro, para construir uma só história. Essa atividade rendeu seis boas histórias, recheadas de aventuras e muita criatividade. 



 A criançada que participou da atividade  


                                       Textos produzidos nessa atividade    





03 julho 2015

Flip movimenta Paraty








A cidade histórica de Paraty, no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, é a casa de escritores nacionais e estrangeiros durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Este ano, a Flip chega à sua 13ª edição homenageando o escritor paulista Mário de Andrade. Com mais de 200 atrações, entre apresentações, oficinas de poesia e fotografia, exposições e mesas literárias, a festa movimenta a cidade até esse domingo (5/7). O Polo Conexão Leitura mais uma vez participa da Flip, com ações para promover o Plano Municipal do Livro, Leitura e Biblioteca (PMLLB) durante a festa, com a distribuição dos adesivos da campanha e esclarecimentos sobre a importância do Plano pelas ruas de Paraty. O Polo também estará presente nessa sexta (3/7), no sarau especial do Poesia no Parque, com o tema “Mário de Andrade: a inquietude do arlequim-curumim”. O sarau de poesias terá a presença dos Polos de Leituras apoiados pelo Programa Prazer em Ler, do Instituto C&A e contará com a presença de leitores como o ilustrador e escritor Roger Mello. Além dessas atividades, o Conexão Leitura, representado por Carlos Honorato da Biblioteca Wagner Vinício participou de um encontro com jovens promovido pela TV Globo, no bairro Ilha das Cobras, na periferia de Paraty para produzir uma campanha de incentivo à leitura.  Participaram 20 jovens, sendo 12 da cidade e oito de São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Rio.

Jovens que participaram do encontro com a equipe da TV Globo