28 agosto 2015

Uma bela história de Jorge Amado

As crianças da Biblioteca Elias José, do Complexo da Maré, estão lendo e ouvindo o livro "O gato malhado e a andorinha sinhá",  do escritor baiano Jorge Amado, que conta a história de um gato muito bravo e mal-humorado, que se apaixona por uma andorinha e muda seu comportamento por ela. O gato deixa de assustar outros bichos e se dedica cada vez mais a sua amada. Essa linda história acompanha a passagem das estações. A mediadora  da biblioteca Terezinha Lanzelloti fez a leitura dessa história para várias crianças, que depois da mediação pegaram emprestado o livro para ler com mais calma. Mais para frente as crianças vão fazer ilustrações  do livro de acordo com seus olhares sobre essa bela história , afirmou Marilene Nunes, coordenadora da biblioteca. 


As crianças atentas a mediação de leitura da história de Jorge Amado

Daniel já pegou o livro emprestado 

Um passeio na companhia de amigos e livros

Um  dia alegre, em bom lugar para ler um livro e estar entre amigos. Nesse clima aconteceu o passeio das crianças da biblioteca comunitária Atelier das Palavras, da Associação Meninase Mulheres do Morro, da Mangueira ao parque da Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, no Rio. As crianças ouviram uma história e leram outros livros. Depois tiveram um belo e delicioso piquenique. Essa atividade permitiu também que todos conhecessem o espaço histórico do parque. “Elas ficaram contentes de estar ao ar livre compartilhando o prazer pela leitura com os seus amigos”, afirmou Luana Cristina, mediadora de leitura da biblioteca. 



Atenção total para
a história contada

Alegria e muita diversão no passeio 




26 agosto 2015

Polos de Leitura se reúnem para trocar experiências

Um encontro com pessoas de  sotaques variados e diferentes experiências no Rio de Janeiro. Entre os dias 28 e 30 de agosto,  acontece o II Interpolo com Polos de Leitura do estado do Rio de Janeiro e de São Paulo. A iniciativa surgiu para que os Polos Conexão Leitura (Rio), Baixada Literária (Baixada Fluminense), Tecendo uma Rede de Leitura (Duque de Caxias) e LiteraSampa (São Paulo),  troquem experiências sobre a literatura em territórios de conflitos. Nessa sexta-feira (28), no primeiro dia do encontro, a biblioteca comunitária Elias José (integrante do Conexão Leitura), na Maré,  abre o II Interpolo com uma acolhida literária com os Polos do estado do Rio e de São Paulo. No mesmo dia há um bate papo com a autora Nilma Lacerda, uma roda de conversa sobre a literatura em áreas de conflitos e um passeio pela Biblioteca Parque Estadual.  Nos dias 29 e 30, os Polos participam de sarau, ação em uma praça e a visitação a espaços culturais, como Centro Cultural do Banco do Brasil (CBB), Casa França Brasil, Centro Cultural dos Correios e o Museu de Arte Moderna do Rio (MAR)








Visite os blogs dos Polos de Leitura: 




Visite a nossa página do Facebook: Conexão Leitura 


22 agosto 2015

Frente Parlamentar do Livro, Leitura e Biblioteca no Rio



O Polo Conexão Leitura esteve durante três dias na Câmara de Vereadores do Rio para solicitar a criação da Frente Parlamentar do Livro, Leitura e Biblioteca que para ser instituída era necessário ter ao menos 26 assinaturas de apoio dos vereadores. Para conseguir esse apoio, os integrantes do Conexão Leitura passaram nos 51 gabinetes dos vereadores, sendo que 41 deles assinaram o ofício do vereador Reimont para a criação da Frente Parlamentar. 
Nas visitas aos gabinetes, os integrantes do Polo conversaram com os vereadores sobre o trabalho desenvolvido pela rede de bibliotecas comunitárias do Conexão Leitura, a importância das bibliotecas comunitárias e da construção e implementação do Plano Municipal do Livro, Leitura e Bibliotecas  (PMLLB) no Rio de Janeiro.  Na sessão plenária da Câmara, nessa quinta-feira (20/8), foi criada a Frente Parlamentar do Livro, Leitura e Biblioteca com a leitura do Ofício de criação da Frente.  
A Frente Parlamentar do Livro, Leitura e Biblioteca é um espaço para o debate entre a sociedade civil, o governo municipal e os vereadores na construção de políticas públicas para o livro, a leitura e a biblioteca. Nessa segunda-feira às 14h, acontece a primeira reunião da Frente Parlamentar, na Câmara dos Vereadores. 




O Conexão Leitura consegui o apoio de 41 vereadores
para a criação da Frente Parlamentar


Durante três dias, o Polo Conexão Leitura esteve na Câmara
para solicitar a criação da Frente Parlamentar


Conexão Leitura na sessão plenária da Câmara,
que foi criada a Frente Parlamentar do Livro, Leitura e Biblioteca 

17 agosto 2015

Bibliotecas comunitárias aprendem sobre catalogação de livros

A catalogação e a classificação dos livros são instrumentos essenciais para que as bibliotecas facilitem o encontro do leitor com os livros. O Polo Conexão Leitura está aperfeiçoando o processamento técnico – organização e classificação dos livros- das suas bibliotecas com encontros de formação organizados pela bibliotecária do Polo, Cristiane Rodrigues. Nas formações, mediadores de leitura e gestores das bibliotecas aprendem sobre regras de catalogação, teoria da Classificação e Classificação em Cores para bibliotecas infantis. Com esses aprendizados, as bibliotecas comunitárias do Conexão Leitura estão cada vez mais organizado os seus acervos literários,  de forma que o leitor encontre rapidamente o livro desejado por autor, título, tema ou gênero literário.


O Conexão Leitura segue as regras
internacionais de catalogação


Bibliotecas do Conexão Leitura vem ampliando
o seu conhecimento sobre catalogação e organização
dos livros no encontros de formação 

Festa Junina diverte crianças e jovens

Uma tarde de descontração com brincadeiras, músicas, danças e comidas típicas das festas juninas.  Assim aconteceu a confraternização junina da biblioteca Atelier das Palavras, da Associação Meninas e Mulheres do Morro, no Morro da Mangueira . A festividade ocorreu no campo de futebol da Mangueira, que contou com a colaboração da explicadora Edna, do espaço Estrela da Favela e a participação das crianças que frequentam a biblioteca. “Foi uma festa muito divertida.  As crianças aproveitaram cada momento desde as brincadeiras e as comidas.  Elas se vestiram com roupas juninas e dançaram bastante, não ficaram paradas por nada”, afirmou Luana, mediadora de leitura da biblioteca. 



As crianças dançaram e brincaram 

Uma tarde de muita alegria e descontração 








09 agosto 2015

Uma menina que compartilha o seu conhecimento

As crianças da biblioteca comunitária Elias José, no Complexo da Maré, participaram de uma atividade de dobradura com Joyce Rodrigues. A  frequentadora da biblioteca, Luciana Matias, de 10 anos, teve uma maior facilidade em aprender as dobraduras. A menina percebeu que muitas crianças não assistiram a oficina. Com essa observação, Luciana sugeriu a equipe da biblioteca, que fosse realizada uma nova oficina, para que mais crianças aprendessem sobre dobraduras. “Foi a Luciana que ministrou essa nova oficina. Para inspirar as crianças na produção das caixas, ela fez a leitura do livro "O homem que amava caixas", do autor Stephen Michael King, que conta a história de um pai que adorava caixas e amava seu filho. Depois, a menina ensinou com muita propriedade as outras crianças a confeccionarem as caixas. Ela ensinava a cada criança e, se tinha alguma com um pouco de dificuldade, Luciana delicadamente explicava outra vez. Ficamos encantadas com a espontaneidade dessa menina e a vontade dela em compartilhar o que aprendeu e o gosto pela leitura” afirmou Marilene Nunes, coordenadora da biblioteca. 


Joyce Rodrigues realizou a oficina de dobraduras na Elias José 

Luciana mediou o livro " O homem que amava caixas" 



Luciana com muita delicadeza e propriedade ensinou
as outras crianças o que aprendeu na oficina 




Biblioteca Elias José
Avenida Guilherme Maxwell, nº 26 
Timbau -Maré-Rio de Janeiro - RJ 
CEP: 2104-212.
Telefone: (21) 3868-6748

Férias com cinema, pipoca e diversão

Dias de brincadeiras e agitação No período de férias, as crianças aproveitaram as atividades ofertadas pela biblioteca comunitária Atelier das Palavras, na Associação Meninas e Mulheres do Morro, na Mangueira. Uma das atividades foi a sessão de cinema do filme Malévola, com direito a pipoca e refrigerante. “A turminha ficaram empolgadas com esse cineminha na biblioteca. As crianças já tinham assistido o filme, mas não faltou  a atenção deles com os detalhes da história. Parecia que eles estavam vendo o filme pela primeira vez. Eles ficaram concentrados com a Malévola” afirmou Luana Cristina, mediadora de leitura da biblioteca.


















06 agosto 2015

Bibliotecas participam de formação sobre catalogação


O Polo Conexão Leitura organizou um encontro de formação sobre a catalogação de livros para suas bibliotecas comunitárias. As novas bibliotecas do Polo - Cerro Corá e Lajão Cultural - também participaram da formação para conhecer os métodos de catalogação utilizados pelos integrantes do Conexão Leitura e trocar experiências com as outras equipes das bibliotecas, que puderam nessa formação analisar e rever os métodos utilizados em cada espaço. O encontro aconteceu no final do mês de julho, coordenado por Cristiane Rodrigues, Bibliotecária do Polo. A formação impulsionou a equipe da biblioteca comunitária Wagner Vinicio em uma fantástica mobilização para a organização do seu acervo literário. Os livros foram classificados e organizados em ordem alfabética, por autor. “Foi uma experiência incrível para a equipe da biblioteca, o Carlos Honorato e a Simone de Paula que se empenharam nessa atividade. Essa ação foi compartilhada com os leitores, que contribuíram na separação dos gêneros literários e alfabética dos autores! A dedicação da equipe e dos leitores resultou em um espaço mais limpo visualmente e com livros de fácil localização nas estantes. Assim, nossos leitores e visitantes têm maior autonomia para passear por nosso acervo e encontrar novas histórias”, afirmou Luzia De Seta, gestora da biblioteca. 


Bibliotecas do Conexão Leitura trocaram experiência e analisaram
as técnicas de catalogação utilizadas

Leitores da Biblioteca Wagner Vinicio colaboraram
para a catalogação dos livros

Livros catalogados e arrumados para
 os  leitores da Wagner Vinicio