22 dezembro 2015

Um encontro para aperfeiçoar as ações do Conexão Leitura

Dias de olhares atentos para enxergar as fragilidades e o que fortalece o Polo Conexão Leitura. Foram três dias de muito calor e também de muitas reflexões com o encontro de formação de Beto Silva, assessor técnico do Programa Prazer em Ler (Instituto C&A) e o Polo. O primeiro dia da formação aconteceu no Morro da Mangueira, na biblioteca comunitária Atelier das Palavras, da Associação Meninas e Mulheres do Morro,  com a avaliaão do ciclo de ações do Conexão Leitura e as ações de comunicação desse ano. Já no segundo dia, o assessor visitou as bibliotecas comunitárias Elias José (Maré) Cerro Corá e Wagner Vinicio (Rio das Pedras) para acompanhar suas ações, organização do espaço e acervo. O terceiro dia do encontro foi encerrado na biblioteca do Lajão, na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, com a proposta de formular ideias para a criação de um plano de sustentabilidade do polo e suas bibliotecas. Outro exercício realizado nesse dia foi que cada biblioteca traçou os seus desafios, aprendizados e conquistas em 2015. Depois essa reflexão foi realizada com o Polo Conexão Leitura. 



No primeiro dia diversas reflexões sobre as ações do Polo 

Foram analisadas também as ações das bibliotecas do Polo  

No terceiro dia surgiram ideias para sustentabilidade do Conexão Leitura 

Um mapa com as desafios, conquistas e aprendizados do Polo
 na parede da biblioteca do Lajão 


O Polo Conexão Leitura com Beto Silva 



Uma árvore de livros e sonhos


Uma árvore construída com raízes de amor, carinho e afeto. Durante uma visita a biblioteca comunitária Elias José, na Maré, os olhos atentos de Beto Silva, assessor do Instituto C&A, identificaram alguns livros já desgastados e esquecidos em uma prateleira. “Pensamos em utilizar esses livros para realizar uma atividade propicia para o mês de dezembro. As crianças tiraram os livros da estante e com criatividade montaram uma árvore de natal de livros e sonhos. Agora a entrada da Elias José está mais bonita, com essa árvore que emana cor, vida, alegria e  bons sentimentos para esse novo ano” afirmou Marilene Nunes, coordenadora da biblioteca. 



Com a ajuda de Terezinha Lanzelloti, mediadora de leitura
as crianças montaram a árvore 


















01 dezembro 2015

II Seminário do Conexão Leitura discute políticas do livro, leitura e bibliotecas

O Polo Conexão Leitura, promoveu o seminário “Por que queremos um Plano Municipal do Livro, da Leitura e da Biblioteca na Cidade do Rio de Janeiro?”, no dia 26 de novembro, no auditório da Câmara Municipal do Rio,para ampliar a discussão sobre políticas públicas do livro e leitura no RioDesde 2006 o Brasil tem o Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL), que estabelece diretrizes de uma politica para o setor e promove a criação de planos nos estados e municípios. O Rio de Janeiro é um dos muitos municípios que ainda não construiu seu Plano Municipal do Livro, da Leitura e da Biblioteca (PMLLB), para garantir o acesso ao livro, formar leitores e mediadores de leitura, ampliar e manter bibliotecas e fortalecer a cadeia produtiva do livro. 

Para discurtir a  importância do plano no Rio, a construção de políticas públicas com a participação da sociedade, os entraves para implementação do PMLLB no Rio, o seminário contou com a participação de Elisa Machado, professora da Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); o vereador Reimont; a escritora e contadora de histórias Benita Prieto, o escritor Binho Cultura e os representantes do Conexão Leitura, Cristiane Rodrigues e Beethoven Lima, que abriram o seminário contando um pouco da trajetória do Conexão Leitura e de suas bibliotecas comunitárias. Depois dessa apresentação, o vereador Reimont enfatizou a importância da Frente Parlamentar do Livro, da Leitura e da Biblioteca, criada em agosto desse ano, como um instrumento para o fortalecimento da criação do PMLLB do Rio. 

Já a professora da UNIRIO, Elisa Machado, destacou em sua fala o papel das bibliotecas comunitárias na formação de mediadores de leitura e a construção de políticas para o livro e a leitura com a participação da sociedade. “A elaboração do plano no Rio é uma questão pública, que deve ter a participação efetiva da sociedade civil junto com as bibliotecas, os escritores, os bibliotecários, as universidades, o governo municipal e a cadeia produtiva do livro” analisou Elisa. Benita Prieto também falou do papel da sociedade na construção do plano e a importância de mobilizar os cariocas para participar mais dessa elaboração. 

Beethoven Lima, do Polo Conexão Leitura, destacou que além de mobilizar a sociedade é necessário envolver as editoras com o plano.“As editoras devem se envolver na construção coletiva do plano. Mesmo com a ausência das editoras no seminário, o evento foi muito positivo, por ter reunido escritores, bibliotecários, bibliotecas, ilustradores, contadores de histórias, estudantes de biblioteconomia e representantes da secretaria municipal de cultura e educação do Rio para pensar e discutir ações para avançarmos na implementação do plano na cidade” afirmou Beethoven .



Cristiane Rodrigues e Beethoven Lima, do Conexão Leitura,
apresentaram o Polo e suas bibliotecas 

 Vereador Reimont falou da importância da
 Frente Parlamentar do Livro, da Leitura e da Biblioteca para o PMLLB

Benita Prieto e Elisa Machado enfatizaram a importância da
sociedade civil na construção do PMLLB 

Binho Cultura destacou a importância da
 formação de leitores na escola