28 abril 2016

Fórum do PMLLB Rio acontece na Biblioteca Parque



Para dar início aos debates sobre o Plano Municipal do Livro, Leitura e Bibliotecas (PMLLB), nessa sexta-feira (29) e no sábado (30), acontece o Fórum do PMLLB Rio, na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio.  Gratuito e aberto a todos os interessados, o evento contará com a presença de diversos profissionais do segmento do livro e da leitura, que contribuirão para debater os eixos que norteiam o Plano, como a democratização do acesso ao livro; a formação de mediadores para o incentivo à leitura e a valorização institucional da leitura. 

Além dos debates, o evento tem em sua programação intervenções literárias, sorteios de livros, sarau, poesias ao pé do ouvido, cortejo literário, ações de leitura e contação de histórias. Faça a sua inscrição no evento: https://goo.gl/teS4jN.


Fórum do Plano Municipal do Livro, Leitura e Biblioteca 
Dias: 29 e 30 de abril
Horário: 10h às 18h (dia 29) / 10h às 14h (dia 30)
Local: Teatro Alcione Araújo da Biblioteca Parque Estadual - Presidente Vargas, 126/ Centro do Rio de Janeiro


Para mais informações: acesse a página no Facebook do PMLLB: https://www.facebook.com/pmllbrio/?fref=nf




26 abril 2016

Biblioteca Parque recebe Fórum do Plano Municipal do Livro, Leitura e Biblioteca




Nos dias 29 e 30 de abril, no teatro da Biblioteca Parque, no Centro do Rio, acontecerá o Fórum do Plano Municipal do Livro, Leitura e Biblioteca (PMLLB), para debater os eixos que norteiam o Plano: democratização do acesso ao livro; formação de mediadores para o incentivo à leitura; valorização institucional da leitura e incremento de seu valor simbólico; e o desenvolvimento da economia do livro como estímulo à produção intelectual.

Desde 2006 o Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL) estabelece diretrizes de uma política para o setor e a criação de planos nos estados e municípios. O Rio está construindo o seu Plano Municipal para promover o livro, a leitura, a literatura e as bibliotecas na cidade. Em 23 de dezembro de 2015, foi assinado o Decreto Municipal nº 41172, que garantiu a formação de um Grupo de Trabalho (GT) que, com a coordenação das Secretarias de Educação e de Cultura do Município, vem se mobilizando para a elaboração do PMLLB. O Grupo de Trabalho é constituído por representantes da sociedade civil, cadeias do livro (produtiva, criativa e mediadora de leitura), da secretaria municipal de educação e cultura, da casa civil e do legislativo.

O Fórum será a oportunidade de ampliar as discussões sobre o plano com a população e profissionais da área da leitura. Participam  do evento o secretário-executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), representantes da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Cultura do Rio, além de escritores, ilustradores, profissionais do mercado do livro,pesquisadores, professores e bibliotecários. 

Na sexta-feira (29), na abertura do evento haverá uma mesa sobre o direito de acesso à literatura e seu poder transformador. Outro debate desse dia será sobre as políticas públicas para o acesso à leitura e a formação dos leitores. Já no sábado (30)  haverá um painel sobre os eventos literários e promoção da leitura na cidade, com a participação de representantes de Festas Literárias do Rio, como FLIZO, FLIST, FLUPP, Bienal Internacional do Livro do Rio, Primavera dos Livros e Salão do Livro para Crianças e Jovens-FNLIJ. Além dos debates, o Fórum tem em sua programação intervenções literárias, sorteios de livros, sarau, poesias ao pé do ouvido, cortejo literário, ações de leitura e contação de histórias. O evento é gratuito e aberto ao público. Faça a sua inscrição nesse link: https://goo.gl/teS4jN.



Fórum do Plano Municipal do Livro, Leitura e 
Biblioteca do Rio


Dias: 29 e 30 de abril  
Horário: 10h às 18h (dia 29)  - 10h às 14h (dia 30)
Local: Teatro Alcione Araújo,Biblioteca Parque Estadual, Avenida Presidente Vargas, 126, Centro do Rio





PROGRAMAÇÃO DO FÓRUM PMLLB 


29/04 - Sexta

10h – Credenciamento
Chegança Cordelistica com Aderaldo Luciano e Edmilson Santini
10:30h: Panorama PNLL e a importância da construção dos planos municipais
Convidado: José Castilho – Secretário -executivo do Plano Nacional de Livro e Leitura.
11h: Mesa 01 –  O direito de acesso à literatura e seu poder transformador
Convidada: Nilma Lacerda – escritora, professora, pesquisadora, doutora em Literatura Brasileira.
14h: Mesa 02 – Políticas Públicas para o acesso à leitura e a formação do leitores
Convidados: Gisele Lopes – Gerente de Livro e Leitura da Secretaria Municipal de Cultura
Simone Monteiro - Gerente de Midia-Educação  e Coordenadora do Programa Rio, uma  cidade de Leitores, da Secretaria Municipal de Educação
Malena  Xavier  Bibliotecária , Especialista em Literatura ,
15:30h Mesa 03 – O mercado editorial e o livreiro no Rio
Convidado: Gustavo Gurbanov – Livraria Letra Viva, Rui Campos –Livraria da Travessa e Marcos Pereira-  Presidente do SNEL- Sindicato Nacional dos Editores de Livros
17h – Sarau Literário

30/04 – Sábado

10h – Credenciamento
Poesia ao pé de ouvido – Baixada Literária
10:30h: Encontro com o escritor: Affonso Romano de Sant’Anna .
11h Painel: Eventos literários e promoção da leitura na cidade
Convidados: Representantes da FLIZO, FLIST, FLUPP, Bienal Internacional do Livro do RJ, Primavera dos Livros e Salão do Livro para Crianças e Jovens-FNLIJ
12:30h Cortejo Literário



Formação do Grupo de Trabalho do Plano Municipal do Livro, Leitura e Bibliotecas  



 No dia 29 de março desse ano,no Auditório do Centro Administrativo São Sebastião, no Centro do Rio, mais de 50 pessoas se reuniram para a criação e eleição dos represetantes do Grupo de Trabalho (GT) do Plano Municipal do Livro, Leitura, Biblioteca do Rio de Janeiro. Nesse encontro participaram a secretária de educação,  o secretário municipal de Cultura,as gerentes de mídia-educação e do livro e leitura, além do diretor da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca do Ministério da Cultura (DLLLB/MinC)


São 14 profissionais que atuam no GT e se encontram regularmente para estruturar ações e a escrita do documento do Plano, que deve ser tornar um projeto de lei e finalizado em agosto,  deste ano, devido as Olimpíadas. A Kely Louzada, integrante do Conexão Leitura e da biblioteca comunitária Atelier das Palavras, na Mangueira, foi eleita como representante da cadeia mediadora para o GT. 
Para Kely participar do Grupo é poder representar as demandas dos mediadores de leitura: " o plano precisar ser escrito com as necessidades também dos mediadores, que lutam pela leitura e o livro" ressaltou. 



Apresentação sobre o GT,com
 representantes da secretaria municipal
de cultura e educação do Rio 

Volnei Canonica, da Diretoria do Livro,
Leitura, Literatura e Biblioteca (Minc)

Grupo de Trabalho do PMLLB



Os representantes eleitos para o
 Grupo de Trabalho do PMLLB Rio 




24 abril 2016

Leitura em grupo estimula habilidades emocionais e de sociabilidade


Em uma roda, o livro gira, a cada página uma nova voz dá o tom para história “O Grúfalo”, de Júlia Donaldson, que conta as peripécias de um ratinho astuto  e seu monstro imaginário. O livro foi utilizado em uma ação de leitura compartilhada da biblioteca comunitária Atelier das Palavras, no Morro da Mangueira.  Partilhando a leitura, as crianças desenvolvem habilidades emocionais, de sociabilidade e de processamento de informações. “Eles reforçam o vínculo afetivo com as outras crianças, aprendem a dividir o livro, a compartilhar suas ideias, a esperar a sua vez e a ouvir o outro, também ampliam o seu entendimento sobre o livro e estabelecem novos olhares sobre a história”, afirmou Luana Cristina, mediadora de leitura da biblioteca.





Após a leitura, cada criança criou o seu monstro Grúfalo 










23 abril 2016

Escritor dinamarquês eternizado por contos infantis



Um autor com alma e sensibilidade para criar histórias infantis. Hans Christian Andersen nasceu em 1805, em Odense, na Dinamarca, filho de um jovem sapateiro e de uma lavadeira, teve uma infância muito pobre. Andersen e sua família  moravam num único quarto. Mas as paredes do pequeno cômodo, não o impossibilitou de abrir as janelas do conhecimento, desde muito cedo aprendeu a ler e adorava ouvir histórias narradas pelo pai, que o incentivou também a gostar de arte e literatura.
 O autor publicou romances adultos, livros de poesia e relatos de viagens, mas os contos infantis que o tornaram  conhecido.Os seus títulos mais conhecidos são: "O patinho feio", "O soldadinho de chumbo", "A roupa nova do Imperador", "A pequena sereia" e "A Menina dos Fósforos".Publicou mais de 150 histórias até 1872, quando sofreu uma queda e ficou com a saúde debilitada até sua morte em agosto de 1875. 
Por sua contribuição para a literatura infantil e juvenil, em 2 de abril, dia de nascimento do Hans, é celebrado o Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil e, além disso, o mais importante prêmio internacional do gênero tem seu nome, a Medalha Hans Christian Andersen, que é concedida para os maiores nomes da literatura infanto-juvenil.

Os livros do dinarmaquês povoam as prateleiras das bibliotecas da Rede do Conexão Leitura, para encantar e despertar emoções em crianças, adolescentes e adultos. A biblioteca comunitária Elias José, no Complexo da Maré, fez a leitura compartilhada da obra de Hans: "A roupa nova do Imperador". A leitura aconteceu no dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil (2/4). “Além da leitura compartilhada, as crianças folhearam outras obras do autor, mas escolheram ler esse livro. Com um bate papo,  elas também conheceram um pouco da história desse grande escritor, que marcou a literatura infantil” afirmou Marilene Nunes, coordenadora da Elias José.

Clique aqui e conheça a história "A roupa nova do Imperador"

A atividade foi conduzida pela mediadora de leitura,
Terezinha Lanzelloti, da Elias José







Biblioteca Elias José
Avenida Guilherme Maxwell, nº 26 
Timbau -Maré-Rio de Janeiro - RJ 
CEP: 2104-212.
Telefone: (21) 3868-6748

05 abril 2016

Associação de moradores cria biblioteca comunitária

Algumas pessoas desejam mais lanchonetes, supermercados ou lojas em seu bairro. Mas, na comunidade da Casa Branca,Tijuca, Zona Norte do Rio, moradores estavam sedentos por livros. Esse desejo foi manifestado por crianças e adultos para os gestores da Associação Casa Branca, que atua na localidade com cursos gratuitos de samba, música, inglês, jiu-jitsu e capoeira. A instituição começou a dar asas a esse sonho recebendo doações de livros. “Recebemos mais de 1.500 livros dos moradores, nem dava para andar direito pela associação. Adiamos por três vezes a inauguração da biblioteca, devido o número de livros para organizar no espaço. Realizamos um mutirão para arrumar o acervo literário e assim inaugurar a biblioteca comunitária Walter de Araújo” afirmou Marcelo Pacheco, diretor social da associação. O espaço recebeu esse nome em homenagem ao morador Walter, de 97 anos, formando em dois cursos de graduação e que lia para a sua família e outras pessoas. Para  o diretor da associação, os livros transformaram a história da instituição. "O pedido da comunidade pela biblioteca fez com que a associação mudasse a sua trajetória. Almejamos também que a biblioteca mude a vida de muitas pessoas” afirmou Marcelo.