11 julho 2011

FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty

Nos últimos dias 6 a 10 de Julho ocorreu a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) , que contou com a participação de autores mundialmente conhecidos. O evento é conhecido pela oportunidade de interação direta com o público e o entusiasmo criado pela arquitetura da cidade e seu valor histórico. E nós, do Conexão Leitura, estivemos presentes. Relatamos assim, como foi a experiência de cada um:


Lucia Morais do projeto GIROLIVRO
Poder ir para flip foi algo espetacular, principalmente por ser a primeira vez que fui. Visitamos livrarias, conhecemos os trabalhos de adolescentes que são mediadores de leitura atuando no evento, onde havia pé de livro conversamos com elas, meninas de 14 e 15 anos. O Conexão Leitura deu entrevista para o escritor Angelo Reis, a qual irá ao ar na rádio Rio. Todos tiveram oportunidade de falar de cada projeto. Visitamos exposições e encontramos com os nossos parceiros do Instituto C&A.


 

Carlos Honorato do projeto Plantando Futuro
Ter ido à Feira Literária Internacional  de Paraty  foi de uma experiência incalculável.
Além da Cidade ser  linda e aconchegante, o evento realça mais ainda estes adjetivos. Paraty respira literatura; por todo canto pode-se avistar algo ligado ao universo literário.
O contato com as experiências de leitura  expostas no evento foi de grande valia para minha prática como mediador de leitura.  Em suma, pudemos ver exposições de artistas da região; conhecemos um pouco sobre a cidade e estilo de vida de seus moradores. 











Bárbara Furtado do Meninas e Mulheres
 
Paraty durante a Flip parece que o ar é feito de literatura, começa com esse clima de uma cidade histórica, com as esculturas na praça, os pés de livros; crianças se deliciando com histórias; as pessoas adquirindo conhecimento, seja ele pelas ruas da cidade ou nos encontros com os autores.  Tudo muito rico culturalmente. Adorei o dia que passamos curtindo esse momento mágico do incentivo à leitura no nosso país.











No dia 19 de junho vi uma reportagem no Fantástico que falava de Paraty, aí comentei com minha filha que em alguns anos tive a oportunidade de ir, embora não tenha dado. Eu teria que dar um jeito de conhecer ainda esse ano. E que surpresa, ao receber o convite da Camila (Assessora do Instituo Cea).

Marilene Nunes da Biblioteca Elías José
Foi muito bom conhecer Paraty e pisar naquelas pedras: às vezes eu olhava e imaginava que poderiam também ser em formato de livros, pois o evento remetia a isso. Paraty é um lugar que incentiva a criar, convida à leitura em qualquer ocasião; faz viajar para um passado com recordações de uma época em que os negros eram escravos; senti isso ao tirar foto em frente à única igreja em que eles podiam assistir a missa (São Benedito).

Visitei a Casa de Cultura; vi exposições; sentei-me embaixo de uma árvore e quando tentei pegar uma folha encontrei livros pendurados: era a atividade pé de livros. Paraty é uma cidade que lhe faz refletir muito. E ainda tem muitos brasileiros como EU, que pensam em conhecer países estrangeiros. MUDEI DE IDÉIA.





Lucilene Felix do Esquina do Livro

Foi a primeira vez que estive na FLIP e achei o festival literário muito interessante. Havia tendas por todos os lados com apresentações infantis e debates literários com escritores conceituados como Ana Maria Machado, entre outros.
Todos os debates tratavam de algo muito importante para a nossa sociedade que é a inclusão literária em nossas vidas como um todo.
Paraty é uma cidade histórica e aconchegante com muitas coisas bonitas de se ver.
Espero poder ir a próxima FLIP.
 

Um comentário:

  1. Eta passeio gostoso!
    A cidade respirando literatura...

    Vontade tb de ter ido.

    Ana Fournier
    Conexão Leitura-Biblioteca Esquina do Livro

    ResponderExcluir