25 maio 2012

Plantando histórias e sementes em Campinho



A história do livro “O Pote Vazio” de Demi (Editora Martins Fontes) se passa na China, conta Juliana. E, narra a história de um garoto chamado Ping, que amava flores. Tudo o que resolvia cultivar, florescia. E todos naquele lugar também amavam flores e as espalhavam por todo os cantos.

Um dia o imperador sentiu a necessidade de encontrar um sucessor e convidou todas as crianças do reino para que comparecessem ao palácio e, como ele adorava flores, distribuiu sementes de flores entre todas as crianças para que as cultivassem em um determinado tempo.
Ping ficou animado com a ideia, porque de flores ele entedia. Plantou suas sementes; cuidou e, nada de brotarem...Trocou a semente de vaso,colocou uma nova terra e nada acontecia.

E para a infelicidade de Ping, o grande dia chegou. Todas as crianças do reino passavam com suas belas e perfumadas flores e Ping estava muito triste, sem entender o que havia acontecido.
Mas, mesmo assim, foi se apresentar ao imperador. Chegando lá, o imperador perguntou porque Ping estava com um vaso sem flores. Ping explicou tudo o que havia feito para que as sementes brotassem.

O imperador ficou extremante feliz; abriu um grande sorriso e falou para todos que havia encontrado um substituto.

*Todas as sementes que o imperador entregou às crianças estavam queimadas e Ping foi o único que não substituiu as sementes.”


Juliana Santana educadora do projeto Esquina do Livro


Juliana Santana, educadora do projeto Esquina do Livro, conta: Iniciamos a atividade com uma roda na qual as crianças se tocam para se comunicarem pelos sentidos. Ela diz que é muito importante para o desenvolvimento emocional das crianças. Depois, um pouco de cantigas de roda para “quebrar o gelo”. Só, então, vem a história de “O Pote Vazio”. “Após a leitura fizemos os nossos “potes” de argila. Amanhã, iremos plantar sementes de girassol”, diz Juliana que complementa:
“Escolhemos o livro porque ele mostra claramente a questão da honestidade, do envolvimento e da dedicação...”, diz Juliana. Seguem mais fotos:





Acessem nossos perfis nas redes sociais:


Quer ver mais fotos das nossas ações, acessem o nosso Flickr



Tite de Lamare
 Instituto Repare - Esquina do Livro

www.esquinadolivro.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário